Vereadores pedem suspensão do EstaR na bandeira vermelha e volta do cartão físico
Sistema de estacionamento regulamentado em Curitiba funciona atualmente de forma totalmente eletrônica| Foto: Hully Paiva/ Divulgação SMCS

Em sessão remota, os vereadores de Curitiba aprovaram duas proposições sugestivas à prefeitura de Curitiba envolvendo o estacionamento regulamentado (EstaR) nas ruas da cidade. Uma das proposições, do vereador Professor Euler (PSD), sugere que durante o período de bandeira vermelha os carros estacionados sem créditos do EstaR não sejam multados. Um dos argumentos é que durante a restrição de atividades circulam menos veículos e sobram vagas de estacionamento. “Se sobram vagas, não há necessidade de se zelar pela rotatividade”, justificou o vereador.

A outra proposição aprovada, do vereador Renato Freitas (PT), sugere a volta do talão físico de EstaR, convivendo com o sistema eletrônico atual; a possibilidade de regularização facilitada das autuações (anteriormente, isso era possível com a compra de um talão); que as multas sejam enquadradas como leves e não graves; a implantação de 15 minutos de tolerância e a revisão do valor cobrado hoje, que é 50% maior do que o adotado até 2019. As sugestões serão enviadas à prefeitura, que tem prerrogativa para decidir sobre o assunto.