• Carregando...
Curitiba tem 28 casos de sarampo confirmados nesta quinta-feira (26).
Curitiba tem 28 casos de sarampo confirmados nesta quinta-feira (26).| Foto: Priscilla Mafra / GESP

Os casos confirmados de sarampo dobraram em apenas uma semana em Curitiba. De acordo com o novo boletim da doença divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde do paraná (Sesa) e pela prefeitura da capital, 14 novos casos foram identificados na cidade. Com isso, até esta quinta-feira (26), o número de casos sobe para 28.

Desse total, 13 foram contraídos em São Paulo, onde há surto da doença com mais de 5 mil casos já identificados. Além disso, 11 foram por transmissão secundária — quando a pessoa que viajou transmite para outra —, e outros quatro ainda estão sob investigação.

Além dos confirmados, a prefeitura, em parceria com a Sesa, investiga outros 100 casos da doença em Curitiba. Esses diagnósticos só poderão ser confirmados após uma nova coleta, em 15 dias. A maioria das pessoas infectadas têm entre 20 e 29 anos, com idade mediana de 23 anos.

Paraná

Além de Curitiba, o número de casos confirmados também cresceu na Região Metropolitana. Ao todo, são 39 casos com um em Campina Grande do Sul, um em Campo Largo, dois em Colombo, um em Fazenda Rio Grande e um em Pinhais.

Nas demais cidades do estado, há um em Ponta Grossa, dois em Maringá, um em Rolândia e um em Jacarezinho. Somando 39 casos com a capital paranaense.

A doença

O sarampo é uma doença infecciosa, transmitida por vírus e que pode ser contraída por pessoas de qualquer idade. As complicações decorrentes da doença são mais graves em crianças menores de 5 anos. O vírus é transmitido pela respiração, fala, tosse e pelo espirro. As micropartículas virais ficam suspensas no ar – daí o alto poder de contágio.

Os sintomas mais comuns são: febre alta, dor de cabeça, exantema (manchas avermelhadas na pele que aparecem primeiro no rosto e atrás da orelha e depois se espalham pelo corpo), tosse, coriza e conjuntivite. Como não existe tratamento específico para o sarampo, é importante ficar atento caso alguém com quem teve contato fique doente.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]