• Carregando...
Certificado internacional de vacinação agora pode ser obtido em três unidades de saúde de Curitiba.
Certificado internacional de vacinação agora pode ser obtido em três unidades de saúde de Curitiba.| Foto: Valdecir Galor / prefeitura de Curitiba

Quem precisa da carteira internacional de vacinação para viajar agora pode obtê-la em três unidades de saúde de Curitiba: Abranches, Ouvidor Pardinho e Santa Felicidade. Antes, o documento era emitido apenas no escritório da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na região metropolitana.

O certificado comprova que o viajante foi imunizado contra várias doenças, principalmente a febre amarela. O Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP) – nome oficial do documento – é obrigatório em diversos países, mesmo em situações de escala e conexão de vôos.

Para agilizar a emissão, é preciso se cadastrar na Anvisa, através do site Acesso Único do governo federal, com CPF e um documento de identidade e o comprovante de vacinação digitalizados. Com o cadastro feito na Anvisa, basta procurar uma das três unidades de saúde autorizadas para retirar o certificado. Mas atenção: a vacina da febre amarela tem de ser tomada no mínimo dez dias antes da viagem.

Já a aplicação da vacina pode ser feita em qualquer unidade de saúde de Curitiba gratuitamente. É importante que a pessoa guarde o certificado de vacinação, pois é o comprovante para a emissão da CIVP. Nos últimos dois anos, foram aplicadas 600 mil doses de vacina de febre amarela em Curitiba.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]