O atual comandante-geral da Polícia Militar do Paraná, coronel Péricles de Matos, será o novo secretário municipal de Defesa Social e Trânsito de Curitiba. O anúncio foi feito nesta terça-feira (5) pelo prefeito Rafael Greca (DEM), mas Péricles deve assumir o cargo somente em fevereiro, após a transmissão de cargo na corporação.
Receba as principais notícias do Paraná via WhatsApp
Até a posse de Péricles, quem estará à frente da secretaria é Carlos Celso dos Santos Junior, comandante da Guarda Municipal de Curitiba. Ele substitui o delegado da Polícia Civil Guilherme Rangel, que deixou o cargo no fim do ano passado.
Natural de Irati, na região Centro-Sul do Paraná, Péricles de Matos tem 54 anos e ingressou na PM em 1986. É formado em Direito pela PUCPR, tem cursos de especialização nacionais e internacionais, e atuou no Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco). Chefiou o Comando de Operações Especiais (COE), entre 1991 e 1996, o Grupo Águia em 2007 e, no ano seguinte, criou a Força Samurai, especializada no combate ao narcotráfico. Também foi chefe da Agência Central de Inteligência. Em janeiro de 2019, assumiu o Comando-Geral da PMPR.
Perseguição a Van Hattem agrava ataque à imunidade parlamentar no Brasil
Mudança na composição da Câmara vira queda de braço entre bancadas e decisão pode ficar com TSE
STF e as decisões sobre vínculo dos trabalhadores de aplicativos; ouça o podcast
Congresso mantém queda de braço com STF e ameaça pacote do governo
Deixe sua opinião