• Carregando...
 | Jonathan Campos/Gazeta do Povo
| Foto: Jonathan Campos/Gazeta do Povo

Os Correios terão de indenizar em R$ 10 mil cada trabalhador de Curitiba e região metropolitana que estavam em agências assaltadas nos últimos cinco anos. A sentença é da Justiça do Trabalho, em ação movida pelo Sindicato dos Trabalhadores dos Correios do Paraná (Sintcom-PR). Cabe recurso à empresa estatal.

A juíza Christiane Bimbatti Amorim, do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região, alega que as agências não estão adotando medidas suficientes para impedir a ação dos ladrões. “O fato de não ter sido adotado medidas suficientes a fim de evitar roubos e, via de consequência, abalo mental dos que lá trabalham já enseja em culpa”, despachou a juíza na sentença.

- Leia também - Perseguição policial: carro roubado foge 5 km na contramão na BR-277; veja o vídeo

O Sintcom-PR aponta as agências onde funcionam o Banco Postal as mais problemáticas. Essas unidades oferecem serviços bancários, como o pagamento de benefícios como INSS e FGTS. “Temos agências que foram assaltadas seis vezes um uma única semana. Sempre com criminosos armados. É crescente o número de funcionários desses locais sofrerem com síndrome do pânico, depressão, aumento de pressão arterial e riscos cardíacos e de AVC”, argumenta o secretário geral do Sintcom-PR, Marcos Rogério Inocêncio.

Justamente por não ter dinheiro para implementar estrutura de segurança exigida pela Justiça, os Correios anunciaram em setembro que deixariam de prestar serviços bancários em todo o país. Os Correios confirmaram o encerramento das atividades do Banco Postal, essenciais em cidades pequenas, que não contam com agências bancárias, em todas as 1.836 unidades em que o serviço é oferecido a partir do dia 11 de outubro. No Paraná, 412 unidades têm o Banco Postal - sendo 12 em Curitiba - seriam atingidas. Contudo, a estatal voltou atrás e decidiu manter o Banco Postal até o fim de janeiro de 2018.

As cidades onde os funcionários de agências assaltadas serão indenizados são: Adrianópolis, Cerro Azul, Doutor Ulysses, Lapa, Porto Amazonas, Almirante Tamandaré, Araucária, Balsa Nova, Bocaiúva do Sul, Campina Grande do Sul, Campo Largo, Campo Magro, Colombo, Contenda, Curitiba, Fazenda Rio Grande, Itaperuçu, Mandirituba, Pinhais, Piraquara, Quatro Barras, Rio Branco do Sul, São José dos Pinhais, Tunas do Paraná, Antonina, Guaraqueçaba, Guaratuba, Matinhos, Morretes, Paranaguá, Pontal do Paraná, Agudos do Sul, Campo do Tenente, Piên, Quitandinha, Rio Negro, Tijucas do Sul.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]