• Carregando...
Sistema emergencial de captação de água em cava foi instalado pela Sanepar em Fazenda Rio Grande.
Sistema emergencial de captação de água em cava foi instalado pela Sanepar em Fazenda Rio Grande.| Foto: Divulgação/Sanepar

As cavas do Iguaçu – conhecidas como locais impróprios para banho, por causa do perigo real de afogamento – estão nos planos da Sanepar como fonte de água para a população durante o período de severa estiagem. É que as represas e os rios que abastecem Curitiba e Região Metropolitana estão com níveis bem baixos, por causa da estiagem prolongada que afeta o Paraná, sem que haja perspectiva de melhora nos próximos meses.

RECEBA notícias do Paraná pelo WhatsAPP

O diretor de Meio Ambiente da Sanepar, Júlio Gonchorosky, explica que um sistema de bombeamento e tubulações será usado para levar a água das cavas para as estações de tratamento. Os equipamentos já existem e foram usados para fazer o mesmo processo em 2006, quando a região também experimentou um longo período com chuvas abaixo da média.

Localizadas em Curitiba e São José dos Pinhais, as cavas fazem parte de um sistema de várzea, que se assemelha às funções naturais do mangue, no litoral. As do Iguaçu inclusive recebem as águas do rio Belém, que corta a capital. Em Fazenda Rio Grande, por causa de um derramamento criminoso de combustível, que prejudicou ainda mais o abastecimento local, cavas já estão sendo usadas como fonte de água para a população, a partir de sistemas de bombeamento.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]