Como você se sentiu com essa matéria?

  • Carregando...
Prefeitura de Curitiba decide prorrogar bandeira vermelha até dia 5 de abril
| Foto: Imagem Gazeta do Povo

A prefeitura de Curitiba decidiu prorrogar a bandeira vermelha na cidade até dia 5 de abril. O anúncio foi feito pela secretária municipal da Saúde, Márcia Huçulak, na tarde desta sexta-feira (26). De maneira geral, a bandeira vermelha significa que o funcionamento de atividades e serviços não essenciais está proibido. Mas há mudanças em relação ao decreto anterior (600/2021), em vigor até domingo (28). O novo decreto - 630/2021 - abre algumas exceções (confira como fica o abre e fecha).

As principais notícias do Paraná pelo WhatsApp

A partir de segunda-feira (29), ficam liberadas as opções de delivery e drive-thru para comércio de rua e também delivery para atividades não essenciais em shoppings centers, galerias e centros comerciais. "É a única exceção que estamos fazendo em função do momento da Páscoa e das dificuldades de muito tempo de restrição, reconhecendo a importância de dar algum refresco", disse a secretária.

Outra mudança ocorre em relação aos parques, onde ficam permitidos "a prática de atividades individuais ao ar livre, com uso de máscaras, que não envolvam contato físico entre as pessoas, observado o distanciamento social". Além disso, as atividades de construção civil em geral passam a ser consideradas essenciais.

“Muita gente diz que lockdown não funciona, mas a gente teve sim uma redução da nossa taxa de replicação. Nesses 15 dias tivemos uma queda na taxa de transmissão do vírus de 1,41 para 0,89. Mas os internamentos seguem em alta e o sistema de saúde muito pressionado, por isso ainda não é momento para abrir mais a cidade”, justificou Márcia Huçulak.

A capital paranaense está em bandeira vermelha há quase duas semanas - desde o dia 13 de março. Desde o dia 18 de março, o Sistema Único de Saúde (SUS) não possui mais leitos de UTI livres para pacientes com sintomas da Covid-19.

79 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]