• Carregando...
Geada não deve demorar a chegar em Curitiba | Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
Geada não deve demorar a chegar em Curitiba| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

Curitiba registrou novo recorde de frio no ano nesta quarta-feira (18). De acordo com o Simepar, os 10,7° C marcados por uma estação de rastreamento de temperatura entre 6h45 e 7h bateram o registro de 12,1° C de terça-feira (17). E não há motivos para comemorar: a onda de frio piora significativamente a partir de maio, na primeira sequência mais rigorosa de vento e geada a atingir a capital, o Litoral e toda a região Sul do estado.

-Leia também: Guardas fazem parto de bebê em um dos bloqueios da região da PF

A menor temperatura do ano no Paraná também foi registrada nessa madrugada. As cidades de Lapa, na região metropolitana, e São Mateus do Sul, no Sul, amanheceram com 9,7° C. Colombo (10,4°C) e Pinhais (11,6°C) também bateram recorde de frio em 2018.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a explicação é uma grande massa de ar polar que se espalhou pela costa Sul e Sudeste do país durante o último final de semana. Os ventos frios continuam afetando essas áreas nos próximos dias.

Segundo o Simepar, a média para Curitiba deve se manter estável até a semana que vem, com mínimas em torno de 13° C e máximas de 24° C. Nesta quinta-feira (19), no entanto, há nova expectativa de queda para a casa dos 10° C. Os termômetros devem subir um pouco no final de semana e cair novamente na segunda-feira (23).

No interior do Paraná, pela medição do Inmet, as menores temperaturas dos últimos dias foram em Inácio Martins (11,6° C), Ventania (13° C), Ivaí (13,1° C), General Carneiro (13,1° C), Clevelândia (13,2° C) e Castro (13,6° C). Nas demais regiões do estado, do Centro ao Norte, o Simepar prevê predomínio de sol.

Geada em maio

De acordo com o Simepar, a partir do dia 2 de maio as temperaturas devem cair ainda mais em todo o estado, com destaque para região Sul e o Litoral. A primeira “onda de inverno” desse outono deve trazer geadas e manhãs ainda mais geladas. O instituto ainda não prevê as mínimas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]