• Carregando...
Curitiba começa a vacinar pacientes com comorbidades quinta. Grávidas terão de esperar
| Foto: Geraldo Bubniak / AEN

Curitiba começa nesta quinta-feira (6) a vacinação da Covid-19 de pessoas com comorbidades, após a conclusão da aplicação da primeira dose em idosos nesta quarta-feira (5). Já grávidas e puéperas - mulheres que tiveram filho há 45 dias -, que também fazem parte da segunda fase do Plano Nacional de Imunização (PNI), terão de esperar um pouco mais.

Os grupos a serem vacinados quinta (6) e sexta-feira (7) são pacientes que fazem hemodiálise e pessoas com deficiência permanente já cadastradas no Benefício de Prestação Continuada. Nesses dois casos, as pessoas não precisarão apresentar declaração do médico confirmando a enfermidade, cujo modelo a ser preenchido ainda não foi liberado pelo Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR).

Receba notícias do Paraná e de Curitiba no seu WhatsApp

No caso de quem faz hemodiálise, a Secretaria Municipal de Saúde já tem cadastrados todos os cerca de 1.200 pacientes, que serão vacinados nas oito clínicas que fazem esse procedimento. Já as pessoas com deficiência estão cadastradas na Fundação de Ação Social (FAS) e serão encaminhadas ao postos de saúde.

A imunização de pessoas com comorbidades faz parte da segunda fase do PNI , que também inclui grávidas e puérperas. A prefeitura de Curitiba cita que a decisão do governo do estado de incluir os professores nesta fase da vacinação obrigou a atrasar o início da imunização de grávidas e puérperas, bem como mais grupos com comorbidades, cujos calendários serão ainda definidos.

"Fomos surpreendidos com a decisão do governo do estado de encaminhar 32 mil doses para o grupo de professores. Então, temos que esperar mais doses para iniciar a vacinação de grávidas e puérperas e avançar na vacinação de pessoas com comorbidades", explicou a secretária municipal de Saúde de Curitiba, Márcia Huçulak, em entrevista ao jornal Meio Dia Paraná, da RPC, nesta quarta. Sobre o plano para vacinação dos professores, Huçulak afirma não ter recebido nenhuma orientação até o início da tarde desta quarta por parte da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa)

A prefeitura lamenta a baixa quantidade de doses enviada nesta semana para iniciar a segunda fase do plano de vacinação. "Nesta semana, o estado recebeu 424.260 doses de vacinas Pfizer e Astrazeneca e Curitiba receberá apenas as 32.760 mil da Pfizer destinadas pelo Ministério da Saúde à capital. O município previa receber mais outras cerca de 32 mil doses do imunizante Astrazeneca, podendo assim avançar a imunização também com o grupo de gestantes e puérperas", aponta texto publicado no site da prefeitura.

A informação é contestada pelo governo do Paraná. A Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) afirma que todo o lote de Pfizer deve ser aplicado exclusivamente na vacinação de gestantes, puérperas, pessoas com comorbidades e deficiências, segundo o informe técnico do Plano Nacional de Imunização.

"A Secretaria de Saúde de Curitiba afirma que vai utilizar a vacina da Pfizer, que está destinada para os grupos já mencionados, para dar continuidade na vacinação de trabalhadores da saúde. Portanto, o município está fazendo um remanejamento próprio das doses e não está cumprindo fielmente o Plano Nacional de Imunização e o Plano Estadual de Vacinação, diferente do que informa", diz nota da Sesa.

"O estado ressalta também que é fundamental que Curitiba vacine as suas gestantes e puérperas, principalmente pelo aumento dos números de casos de Covid-19 nestes grupos", conclui nota do governo do estado.

Profissionais de saúde

As 32.760 doses da Pfizer, entretanto, não serão aplicadas em pacientes com comorbidades. Elas serão todas destinadas para a vacinação de profissionais de saúde, público cuja defasagem na quantidade de vacina preocupa não só a prefeitura, mas também o governo do estado, que solicitou ao Ministério da Saúde envio de mais doses para este público.

"Até por dívida aos profissionais de saúde reservamos essas doses. Esse era um público que já devia ter sido todo vacinado na fase 1 do plano de vacinação. É muito ruim ainda não termos concluído esse grupo", lamenta a secretária municipal de Curitiba.

Com essa decisão, há mudança nos postos de vacinação. Quinta, sexta e sábado, os postos do Parque Barigui, do Centro de Referência, Esportes e Atividade Física (Creaf) do Guaíra e da Praça Ouvidor Pardinho ficarão exclusivamente para imunização dos profissionais de saúde já agendados na plataforma Saúde Já.

Os outros 16 postos ficarão para pessoas com comorbidades e para repescagem dos idosos com 60 anos completos mas somente na quinta e sexta-feira.

Governo diz que prefeitura fez remanejamento por conta própria

Em nota, o governo do estado contesta a informação de que a vacinação de grávidas e puérperas foi adiada pela inclusão dos professores. A gestão estadual cita que a prefeitura fez um remanejamento por conta própria.

"Não procede a informação divulgada pelo município de Curitiba de que gestantes e puérperas não poderão ser vacinadas por falta de doses, em razão do anúncio do governo do estado em iniciar a vacinação de profissionais da Educação", diz o texto. "O próprio município de Curitiba recebeu um lote de 32.760 doses da Pfizer, pelo Ministério da Saúde, nesta quarta-feira, específico para a vacinação de gestantes, pessoas com comorbidades, puérperas e pessoas com deficiência permanente, segundo o 15º Informe Técnico da coordenação-geral do Programa Nacional de Imunizações", segue o texto.

“A Secretaria de Saúde de Curitiba ainda afirma que vai utilizar a vacina da Pfizer, que está destinada para os grupos já mencionados, para dar continuidade na vacinação de trabalhadores da saúde. Portanto, o município está fazendo um remanejamento próprio das doses e não está cumprindo fielmente o Programa Nacional de Imunização e o Plano Estadual de Vacinação, diferente do que informa.”

Pontos de vacinação

- Para pessoas com deficiência permanente entre 18 e 59 anos cadastradas no Benefício de Prestação Continuada (BPC)
- Repescagem de idosos com 60 anos ou mais e daqueles que completarão 60 anos até 30 de junho de 2021:

LOCAIS FIXOS
Quinta e sexta-feira (6 e 7/5) 
Das 8h às 17h

1 - Pavilhão da Cura
Parque Barigui

2 - US Salvador Allende
Rua Celeste Tortato Gabardo, 1.712 - Sítio Cercado

3 - US Parigot de Souza
Rua João Eloy de Souza, 111 – Sítio Cercado

4 - US Vila Diana
Rua René Descartes, 537 – Abranches

5 - US Fernando de Noronha
Rua João Mequetti, 389 - Santa Cândida

6 - Centro de Esporte e Lazer Avelino Vieira
Rua Guilherme Ihlenfeldt, 233 – Bacacheri

7 - US Jardim Paranaense
Rua Pedro Nabosne, 57 - Alto Boqueirão

8 - US Visitação
Rua Dr. Bley Zornig, 3136 - Boqueirão

9 - US Camargo
Rua Pedro Violani, 364 – Cajuru

10 - US Uberaba
Rua Cap. Leônidas Marques, 1392 – Uberaba

11 - Clube da Gente CIC
Rua Hilda Cadilhe de Oliveira

12 - US Vila Feliz
Rua Pedro Gusso, 866 - Novo Mundo

13  - US Aurora
Rua Theofhilo Mansur, 500 – Novo Mundo

14 - US Pinheiros
Rua Joanna Emma Dalpozzo Zardo, 370 - Santa Felicidade

15 - Rua da Cidadania do Tatuquara
Rua Olivardo Konoroski Bueno, s/n

16 - Rua da Cidadania do Fazendinha
Rua Carlos Klemtz, 1.700

DRIVE-THRU (apenas para pessoas com dificuldade de locomoção)
Das 8h30 às 16h30
Parque Barigui (entrada somente pela BR-277)

Para profissionais de saúde, mediante agendamento enviado pelo app Saúde Já:

Quinta, sexta e sábado (6 a 8/5) e segunda e terça (10 e 11/5) 
1 – Pavilhão da Cura
Parque Barigui (entrada somente pela BR-277)

2 - US Ouvidor Pardinho
Rua 24 de Maio, 807 - Praça Ouvidor Pardinho

3 - Centro de Referência, esportes e atividade física
Rua  Augusto de Mari, 2.150 - Guaíra

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]