Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
imunização

Curitiba faz alerta para vacinação contra a febre amarela

Verão aumenta risco de nova epidemia da doença que já vitimou pessoas na região do Vale do Ribeira, na divisa do Paraná com São Paulo

Vacinas estão disponíveis em 110 unidades de saúde da capital paranaense. | Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
Vacinas estão disponíveis em 110 unidades de saúde da capital paranaense. (Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo)

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Curitiba divulgou um alerta à população para manter a vacinação em dia, tanto para a dupla adulto (dT), e especialmente para a febre amarela.

As duas vacinas estão disponíveis nas 110 unidades de saúde da capital. A dupla adulto, que protege contra difteria e tétano, pode ser aplicada durante todo o expediente. Já a imunização contra a febre amarela é aplicada em unidades diferentes a cada dia. O cronograma especial pode ser consultado no site da prefeitura.

Leia mais: Curitiba recebe mutirão de cirurgias de orelhas em abano

O alerta da SMS para a febre amarela se deve à época do ano, com as altas temperaturas e mais pessoas circulando pelo país. No ano passado, durante o verão, houve uma epidemia da doença no Brasil. E mesmo que Curitiba esteja fora da área de risco, há uma orientação do Ministério da Saúde para vacinar pessoas entre nove meses e 59 anos de idade, independentemente da região.

A Secretaria de Saúde lembra que quem já tomou essa vacina uma vez, não precisa refazê-la. Se a pessoa não tiver certeza, a orientação é para que se dirija a uma unidade de saúde e buscar a imunização.

Alerta na divisa com São Paulo

Se Curitiba está fora da área de risco, a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná alertou para o aumento de casos de febre amarela em municípios do Vale do Ribeira, na divisa com São Paulo.

De acordo com o setor de Vigilância em Saúde, já foram registrados casos da doença em Iporanga, Eldorado e Registro, cidades vizinhas ao Paraná, inclusive com óbitos. Por enquanto, porém, não há registro de circulação do vírus no estado.

Para afastar o risco de a febre amarela entrar no Paraná, o governo vai intensificar a oferta da vacina e a busca de interessados em comunidades rurais afastadas das áreas urbanas.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.