• Carregando...
As Unidades de Saúde do município passam a atender de maneira reformulada a partir desta sexta-feira (27/3). – Na imagem, Jardim na Unidade de Saúde Santa Quitéria II. Foto : Lucilia Guimarães/SMCS
Prefeitura de Curitiba está suspendendo o trabalho em algumas Unidades de Saúde para concentrar energia no combate ao coronavírus.| Foto: Lucilia Guimarães/SMCS

A Prefeitura de Curitiba vai fechar temporariamente 26 unidades básicas de saúde e direcionar os cerca de 850 profissionais que atendem nestes locais para a “linha de frente” do combate ao coronavírus. As mudanças passam a valer já nesta sexta-feira (27) e fazem parte do plano de contingência da Secretaria Municipal da Saúde para enfrentar os casos da Covid-19 na cidade.

RECEBA notícias do Paraná pelo WhatsApp

Além das unidades fechadas, outras 11 funcionarão exclusivamente para a vacinação de crianças, gestantes e outros públicos-alvo das campanhas do calendário regular de vacinas – exceto a da gripe. “Precisamos lembrar que outras doenças não param com o surgimento de um novo vírus. Estamos com muitos casos de sarampo entre os jovens, por exemplo, e é preciso manter a vacinação para esse público, além do calendário das crianças”, afirma a secretária da saúde, Marcia Huçulak.

Nas 74 unidades que continuam abertas (veja quais são e onde ficam), os profissionais “extras” vão fazer um sistema de triagem já na porta, separando fisicamente os casos respiratórios (suspeitos de coronavírus) das demais urgências, como pressão alta, além dos atendimentos essenciais, como pré-natal, pacientes com condições crônicas descompensadas entre outros.

Novos profissionais

Durante a transmissão ao vivo feita para atualizar os casos da Covid-19 em Curitiba, nesta quinta-feira (25), o prefeito Rafael Greca também anunciou a contratação de 50 médicos e 10 enfermeiros através da Fundação Estatal de Atenção à Saúde (Feas). Segundo o prefeito, 15 deles já estão trabalhando, e os demais devem iniciar até o dia 9 de abril.

O prefeito afirmou também que vai autorizar, ainda nesta sexta (27), a contratação de mais 218 técnicos em enfermagem e 140 enfermeiros, pelo Processo Seletivo Simplificado (PSS).

Vacinação da gripe

Para os idosos, a campanha de vacinação da gripe deve ser retomada na segunda-feira (30), nos 42 locais específicos para isso, sendo 5 deles em sistema de drive thru. A vacinação foi suspensa no segundo dia da campanha, porque os estoques acabaram. No entanto, novas doses devem chegar à capital a tempo de retomar a campanha na segunda-feira.

Confira os locais de vacinação da gripe nesta matéria.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]