• Carregando...
Menos verba: semana terá atos em frente ao prédio histórico da UFPR
Menos verba: semana terá atos em frente ao prédio histórico da UFPR| Foto: Cassiano Rosario/Gazeta do Povo

Protestos contra o bloqueio de 30% das verbas das universidades públicas, anunciado pelo Ministério da Educação, continuam em Curitiba ao longo desta semana. Os atos devem atingir o ápice na quarta-feira (15), com uma mobilização convocada pela União Nacional dos Estudantes (UNE), que deve se espalhar por várias cidades do país.

RECEBA notícias de Curitiba e região no seu Whatsapp

Na capital paranaense, a quarta-feira terá atos concentrados em frente o Prédio Histórico da Universidade Federal do Paraná (UFPR), na Praça Santos Andrade. A partir das 8h30, entidades e movimentos sociais e da comunidade acadêmica já estarão reunidos no local. Uma marcha em direção ao Centro Cívico está marcada para às 9 horas.

Já à noite, a partir das 18h, haverá um protesto unificado com a UTFPR também na praça - mesmo local onde centenas se reuniram na semana passado para protestar contra os R$48 milhões retirados do caixa da UFPR e outros 43,8 milhões da UTFPR.

Conforme a administração da UFPR, a suspensão de 30% da verba destinada ao custeio da instituição pode afetar drasticamente os serviços e as atividades já a partir do segundo semestre deste ano.

Outros atos

Depois do protesto solidário com uma campanha de doação de sangue iniciada nesta segunda (13), a alunos da UFPR, a maior universidade pública do estado, estarão espalhados por pontos estratégicos da capital para um ato de repúdio contra os cortes nesta terça (14).

Organizado pelo Diretório Acadêmicos dos Estudantes (DCE), Programa de Educação Tutorial (PET) e Programas de Pós-Graduação, o movimento “Universidade na rua: Conhecimento contra os cortes na educação” pretende ir para as ruas esclarecer a importância da ciência feita dentro das universidades, a fim de sensibilizar a população em relação aos cortes impostos e de que forma eles vão impactar o dia a dia da universidade. Durante o dia, haverá conversas e entregas de panfleto nas praças Rui Barbosa e Santos Andrade, na Rua XV de Novembro, no Terminal Guadalupe e também no interior das linhas Santa Cândida-Capão Raso, uma das mais importantes da cidade.

Na sexta-feira (17), a universidade prevê ainda a realização de um "grande ato pela educação" na escadaria do Prédio Histórico da UFPR, entre 11 e 13 horas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]