Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Toque de recolher?

Curitiba registra aglomerações no Largo da Ordem mesmo com agravamento da pandemia

Curitiba teve aglomeração de jovens no Largo da Ordem na sexta-feira (11)
Curitiba teve aglomeração de jovens no Largo da Ordem na sexta-feira (11) (Foto: Colaboração/Tribuna do Paraná)

Ouça este conteúdo

Apesar do agravamento da pandemia da Covid-19 em Curitiba e no Paraná, a noite de sexta-feira (11) teve registro de aglomeração de jovens no Largo da Ordem, no centro da capital. Desde quarta-feira (2), o estado está sob toque de recolher entre as 23h e às 5h, com circulação restrita de alguns setores da economia justamente para conter o avanço da pandemia. Isso não impediu que dezenas de pessoas ficassem na rua e sem máscara.

Curitiba está sob bandeira laranja de alerta contra a Covid-19, também para impedir novos contágios. Nas últimas semanas, a prefeitura tem reforçado o pedido para que jovens evitem sair para festas. O sistema de saúde da cidade está próximo de chegar ao colapso porque faltam leitos exclusivos para o coronavírus e outras enfermidades. A espera por um leito em Curitiba, por exemplo, pode chegar até três dias.

Aglomeração intensa no Largo da Ordem

Nesta sexta, a aglomeração foi no Largo da Ordem, pouco antes das 22h, enquanto os bares e lanchonetes que servem comida têm autorização para funcionar. A prefeitura de Curitiba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), pede o apoio da população neste atual momento.

Em vídeos, é possível perceber grupos de pessoas reunidas no calçadão do Largo. Algumas delas sem máscara e conversando de perto. Percebe-se que são jovens.

Nas últimas semanas, a secretária de Saúde de Curitiba, Márcia Huçulak, destacou que esse comportamento da faixa etária entre 15 e 49 anos pode ser o estopim para Curitiba chegar a um ponto crítico no sistema de saúde. Na última semana, filas começaram a se formar para ocupar um leito exclusivo de covid-19 na capital. “Quantas pessoas esse jovem pode estar matando?”, questionou a secretária no fim do mês de novembro.

Embora o vídeo mostre uma viatura da Guarda Municipal monitorando o movimento no Largo da Ordem, a fiscalização do local não foi descrita entre as ações das equipes da Aifu nesta sexta-feira.

De acordo com a prefeitura, na noite desta sexta-feira foram realizadas cinco fiscalizações que resultaram em três interdições. Um bar no Centro Cívico, uma lanchonete no Batel, uma lanchonete/bar e mais um bar no Umbará. Foram expedidas uma notificação por comércio irregular para os bares e uma notificação por descumprir a resolução 01/2020 para a lanchonete no Batel.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.