• Carregando...
Com avanço da vacinação, Curitiba registra novo perfil de internados
| Foto: LUCILIA GUIMARAES/SMCS

Em Curitiba, dados do monitoramento do Centro de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde mostram aumento nos internamentos de doentes mais jovens e queda no número de pacientes com idades mais avançadas, na comparação entre o início de fevereiro e o final de abril.

Os doentes com 80 anos ou mais representavam, na última semana de abril, apenas 2,6% do total de internamentos em leitos de UTI e de enfermaria exclusivos para Covid-19 na rede hospitalar da cidade (pública e privada). Isso representa uma queda de 81% em relação ao início do ano: na primeira semana de fevereiro, eles representavam 14,3%. Entre os idosos de 70 a 79 anos, a queda foi de 17% para 8,7%. Entre os idosos de 60 a 69 anos, último grupo chamado para vacinação entre os idosos, a queda foi menor, de 22,2% para 20,6%.

Em todas as demais faixas de idades, houve aumento de internados, na comparação entre o início de fevereiro e final de abril. O grupo entre 50 e 59 anos representava 24,5% dos internamentos e agora chega a 31,0%, maior índice para esta faixa etária desde o início da pandemia, em março de 2020, de acordo com o Centro de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde. Em números absolutos, o salto foi de 94 pessoas na primeira semana de fevereiro para 154 na última de abril.

Os pacientes entre 40 e 49 anos eram 13% do total de internados e agora são 22,6%. Entre 30 e 39 anos, o aumento foi de 6,1% para 10,3%. Na faixa etária entre 20 e 29 anos, de 2,0% para 3,8%.

“Temos uma somatória de situações influenciando nessa mudança, vacinas já surtindo efeito em grupos já imunizados há algum tempo, mas, por outro lado, percebemos algumas faixas etárias se descuidando das medidas protetivas”, avaliou Alcides Oliveira, diretor do Centro de Epidemiologia.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]