• Carregando...
 | Alex Silveira/Gazeta do Povo
| Foto: Alex Silveira/Gazeta do Povo

As comemorações do Dia do Soldado – marcado em 25 de agosto – terão um evento na Praça Rui Barbosa, no Centro de Curitiba, com a participação de todos os quartéis da capital e atividades abertas ao público. Tanto na sexta-feira (24) quanto no sábado (25), das 8h às 17h, a promessa é que o participante se sinta um “soldado por um dia”. Entre as atividades, encontram-se passeios em blindados e viaturas, aulas de tiro com armamento airsoft, observação de tiro de artilharia por meio de simulador virtual, oficinas para conserto de motores de veículos simulando acidentes, pista de cordas para atividade física e degustação de ração operacional.

O evento é aberto para pessoas de todas as idades, porém, as crianças não poderão participar das atividades que envolvam a presença de algum tipo de armamento. A regra também vale para os passeios em blindados e viaturas, que são permitidos para os pequenos, menos em veículos específicos que possuam armas.

Vídeo: um dos passeios de viatura que poderá ser feito pela Praça Rui Barbosa

Segundo o general-de-brigada Aléssio Oliveira da Silva, comandante da 5.ª Região Militar, responsável pelo apoio as tropas operacionais do Exército, além das atividades interativas, a praça estará tomada por várias tendas com serviços de saúde, palestras, exposição fotográfica e diversas outras atividades. “Até mesmo food trucks estarão disponíveis para alimentação, de modo que a população possa aproveitar bem o dia”, afirmou o o comandante.

A abertura do evento será na sexta-feira, com hasteamento das bandeiras do Brasil, do Paraná e de Curitiba, e apresentações de bandas militares e da Banda Lyra. Além da programação do Exército, haverá atividades de lazer da prefeitura, com a participação de crianças que integram o projeto Linhas do Conhecimento, e, ainda, a participação de alunos e professores do Colégio Militar de Curitiba.

Leia também: Prefeitura abre cadastro para vagas em escolas municipais de Curitiba

Escolha da Praça Rui Barbosa

A Praça Rui Barbosa foi escolhida para a realização do evento porque já foi sede do Comando da Artilharia Divisionária da 5.ª Divisão do Exército. A decisão foi tomada em reunião entre prefeito Rafael Greca (PMN) e o comandante Aléssio Oliveira da Silva.

O Dia do Soldado é celebrado em 25 de agosto. A data faz referência ao nascimento de Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, patrono do Exército Brasileiro. O tema da campanha deste ano é “Soldado do Exército: por você, por todos”.

Perto da população

De acordo com o Exército, o objetivo é aproximar a população das Forças Armadas e fazê-la conhecer as atividades que os soldados realizam em benefício da sociedade, tais como “combate à seca, construção de estradas e auxílio no combate às doenças”, explica Silva.

Essa também é opinião do soldado Renan Santos Silva, 19 anos. Para ele, as comemorações do Dia do Soldado são importantes para mostrar que a rotina militar vai muito além dos muros dos quartéis. “Muita gente não tem essa noção sobre o quanto o nosso trabalho é importante para o Brasil. Momentos como esse são importantes para que o pessoal possa interagir e entender qual é a rotina do militar, o que realmente é o serviço militar”, diz.

Vídeo: um dos passeios de viatura que poderá ser feito pela Praça Rui Barbosa

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]