• Carregando...
O aumento no número de denúncias realizadas pela população foi percebido após a contratação do serviço de guincho pela prefeitura | Marcelo Andrade/Gazeta do Povo
O aumento no número de denúncias realizadas pela população foi percebido após a contratação do serviço de guincho pela prefeitura| Foto: Marcelo Andrade/Gazeta do Povo

O número de denúncias de carros abandonados ou estacionados de forma irregular em Curitiba aumentou quase 30% em Curitiba. De acordo com a Superintendência de Trânsito (Setran), foram registrados cerca de 6,9 mil solicitações para guinchar carros nessas condições, pela Central 156, entre janeiro a março. Já no período de abril a maio, esse número subiu para 8,8 mil – quase 2 mil a mais. No entanto, apenas 26% dos veículos chegaram a ser guinchados.

Veja a quantidade de guinchamentos registrados pela Setran entre abril e maio deste ano.

Entre os veículos denunciados pela população estavam carros estacionados nas vagas exclusivas para idosos, pessoas com deficiência e dificuldade de locomoção e ainda veículos parados em guias rebaixadas ou próximo de esquinas, dificultando a visibilidade dos demais motoristas. Ao todo, 1.113 carros foram guinchados pela prefeitura por estacionamento irregular e 196 por abandono. Também foram removidas 47 caçambas para remoção de resíduos que não tinham autorização da Setran.

Leia também: Além de multar, Guarda Municipal agora pode usar bafômetro em blitzes

De acordo com a prefeitura, a grande diferença entre o número de acionamentos e de guinchamentos realizados ocorre porque o próprio responsável pelo veículo acaba retirando o veículo do local proibido ao perceber a presença da viatura. Assim, ele recebe a notificação, mas seu carro não é removido.

Checamos: frio de -17ºC prometido em postagem nas redes sociais é mentira

Aumento das denúncias

Segundo a Setran, o aumento no número de denúncias realizadas pela população foi percebido exatamente após a contratação do serviço de guincho pela prefeitura, em março. “Isso pode indicar que a população se sente estimulada a denunciar porque sabe que será atendida”, observa o diretor de Fiscalização da Superintendência de Trânsito (Setran), Claudionor Agibert.

Outro fator que pode ter auxiliado no aumento das solicitações é a atuação dos guardas municipais no trânsito da cidade. De acordo com a secretaria, além de os guardas aplicarem multas, eles solicitam a remoção de veículos estacionados irregularmente, sem a presença de agentes de trânsito no local.

Como ocorre o guinchamento?

Segundo o diretor da Guarda Municipal, Odgar Nunes Cardoso, isso ocorre assim que o guarda percebe um veículo estacionado indevidamente na rua. No local, ele emite o auto de infração, anota as características e condições do veículo – como placas, cor, modelo e a situação em que se encontrava na via pública - e solicita o serviço de remoção.

Assim que o veículo é colocado no caminhão-guincho, é emitido um documento referente à operação e essas informações são recebidas em tempo real pelo sistema. Além disso, um adesivo é colado no local onde o veículo irregular estava estacionado com informações e telefones de contato para que o proprietário possa resgatar seu carro.

Até agora, segundo a Setran, cerca de 60 guardas já passaram pelo treinamento e estão reforçando o trabalho dos agentes de trânsito na cidade.

Total de guinchamentos registrados entre abril e maio

TOTAL: 2.687

- Veículos abandonados: 196

- Infração/estacionamento irregular e outros: 1.313

- Caçambas: 47

- Veículos abandonados retirados pelos próprios responsáveis após notificação: 809

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]