• Carregando...
 | Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

O desfile de 7 de Setembro, que fechou a Avenida Cândido de Abreu, em Curitiba, reuniu cerca de 20 mil pessoas, segundo a Polícia Militar, na manhã desta quinta-feira (7). O evento teve início às 9h30, com o desfile cívico reunindo escolas e entidades do município. Depois, às 10h30, foi a vez do desfile militar com a participação do Exército, da Marinha, Aeronáutica, Polícia Civil e Militar, e também da cavalaria. Ao todo, 3 mil pessoas desfilaram no evento.

Por causa do desfile, vários foram os pontos de bloqueio no entorno da via, afetando o tráfego em cinco bairros da região central. A Avenida Cândido de Abreu permanecerá fechada até as 15 horas desta quinta.

FOTOS: Veja mais fotos do desfile

Diversas autoridades também estiveram presentes no evento. Além do governador Beto Richa (PSDB) e do prefeito Rafael Greca (PMN), o comandante da 5ª Região Militar, general Cláudio Frederico de Carvalho, e o comandante geral da PM, coronel Mauricio Tortato, também assistiram ao desfile.

Para Greca, a data comemorativa invoca a identidade do povo brasileiro. Lembrando dos casos recentes de corrupção, Greca celebrou o feriado. “O Brasil não é as ratazanas do tesouro, os apartamentos com malas forradas de dinheiro, a depressão do noticiário que vem de Brasília. O Brasil somos nós, são as famílias trabalhadoras, que pelo trabalho fazem todos os dias a independência”, comentou.

Protesto

Cerca de 100 professores protestaram contra as administrações estadual e municipal. Em marcha pacífica, os educadores carregavam cartazes e gritavam palavras de ordem contra as autoridades. Um manifestante tentou chegar próximo ao palanque em que os políticos estavam, mas foi contido por policiais militares.

Tempo bom

O desfile foi marcado por sol forte e termômetros chegando à casa dos 27ºC, o que atraiu muita gente para o Centro Cívico.

LEIA MAIS: Feriado de 7 de Setembro terá calor e céu limpo em Curitiba e no litoral

“É o dia da pátria, um dia especial. Além disso, é o primeiro desfile que viemos assistir com nossos filhos, assim como nossos pais faziam conosco quando éramos pequenos”, contam Davi e Cristiane Freitas. “Eu gostei muito. É bem bonito!”, completa o filho do casal Luan, de 13 anos, que chamou a atenção com o rosto pintado com as cores da bandeira do Brasil.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]