• Carregando...
 | André Rodrigues/Gazeta do Povo
| Foto: André Rodrigues/Gazeta do Povo

Cadeirantes, idosos e pessoas com dificuldade de locomoção quase não conseguem se locomover dentro do Terminal Pinheirinho, em Curitiba. Dos cinco elevadores para pessoas com deficiência, quatro não estão funcionando - três deles estão com as portas travadas para desencorajar qualquer tentativa de uso. A constatação da situação foi feita pela reportagem na última sexta-feira (18), mas de acordo com quem precisaria utilizar os elevadores, o problema é antigo.

“Já faz uns cinco anos que tenho problemas com os elevadores. A última vez que tentei usar, acabei ficando presa dentro. Depois disso, nem chego na porta”, conta Sheila Gaspar, mãe de Caio, de 8 anos, que tem microcefalia e usa cadeira de rodas para se locomover.

Febre amarela: Curitiba amplia vacinação após aumento de casos na divisa do PR com SP

Sheila costuma passar pelo terminal de duas a três vezes por semana. Contudo, quando Caio tem consultas, os dois chegam a frequentar o local todos os dias. Quando se arriscava com os elevadores, era frequente ela conseguir descer até a galeria, mas encontrar o elevador – que a levaria até a plataforma em que precisava embarcar – quebrado. “Daí tinha que voltar por onde tinha vindo e dar a volta por fora do terminal”, conta.

A tática daquela época acabou se tornando o principal recurso de Sheila e todos que utilizariam os elevadores. “Vejo muita mães fazendo isso. Às vezes, quando o tempo está bom, eu não ligo tanto. Mas quando chove é complicado”, diz.

Sheila e Caio precisam dar a volta por fora do terminalAndré Rodrigues/Gazeta do Povo

Quem também desistiu dos elevadores do terminal e utiliza a alternativa é o bancário - e cadeirante - Edimar Aparecido de Souza. “Às vezes entro direto aqui, mas às vezes venho com o Circular Sul e chego lá do outro lado. Daí tenho que sair e dar a volta para pegar o outro ônibus”, relata.

Leia também: Adolescentes tentam imitar roubo de filme em shopping e acabam na delegacia em Curitiba

Quem trabalha no local confirma a dificuldade que os deficientes têm para se locomover dentro do terminal. Um funcionário, que preferiu não se identificar, afirmou que é difícil saber quando e quais elevadores estão funcionando - e isso acaba prejudicando também os idosos e as lojas do terminal. “Às vezes vem alguém com carrinho para repor estoque das lojas e não consegue descer. Daí tem que dar um jeito”, conta.

Outro funcionário, que também preferiu não se identificar, conta que trabalha há alguns anos no terminal e que os elevadores sempre deram algum problema, mas que a manutenção já foi mais frequente. “Sempre tinha manutenção, mas deve fazer uns 8 ou 9 meses que não tem”, afirma.

Licitação

Questionada sobre a situação dos elevadores no Terminal Pinheirinho, a Urbs explicou, em nota, que determinou que seja feito um processo licitatório para consertar os equipamentos. A licitação deve ser publicada no site da empresa até o dia 26 de janeiro. A partir da publicação, a escolha da empresa vencedora deve ocorrer em um prazo de dez dias. A prefeitura, porém, não informou qual é a previsão para a ganhadora da licitação realizar a manutenção dos elevadores.

A Urbs informa ainda que durante o período do processo licitatório, as equipes de manutenção da própria empresa vão verificar os equipamentos para tentar amenizar o problema. A empresa não informou quando foi realizada a última manutenção nos elevadores do terminal.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]