• Carregando...
O manicuro Robson Barbosa e a esposa Vanessa Maceno montaram um salão na garagem de casa
O manicuro Robson Barbosa e a esposa Vanessa Maceno montaram um salão na garagem de casa| Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo

Depois de oito anos trabalhando como vigilante, Robson Aparecido Barbosa, de 42 anos, aprendeu a desmanchar a cara fechada e soltar um riso fácil. O agora manicuro combate a depressão que veio dos anos na área da segurança embelezando as unhas de clientes no Boqueirão, em Curitiba.

A esposa de Robson, Vanessa Maceno, de 37 anos, montou na garagem de casa um pequeno salão especializado em unhas postiças de acrílico, gel e fibra de vidro. Há três anos, o ex-vigilante trabalha ao lado dela. Os dois, quando a agenda lota, chegam a atender até 16 clientes num mesmo dia. A colocação das unhas postiças tem preço que varia de R$ 70 a R$ 100.

No começo, Robson confessa que tinha vergonha. “Eu tinha um preconceitozinho em dizer que fazia unha, pensava que esse trabalho não era para homem – mas isso é pura bobagem”, comentou ele. Depois de uma tentativa de suicídio, uma psicóloga o orientou a fazer algum tipo de trabalho manual, algo que ocupasse a cabeça. “Para não ficar sozinho em casa, eu comecei a ajudar a minha esposa com as clientes. Tirava o esmalte de uma, lixava a unha da outra. Foi assim, aos poucos, que eu fui aprendendo a fazer unhas”, revelou.

A dedicação no ofício fez com que Barbosa se tornasse o preferido das clientes. “Tem meninas que atravessam a cidade, vêm do Batel, de Fazenda Rio Grande, até aqui para fazer as unhas comigo”, contou o profissional. Muitas delas fazem a colocação e manutenção da unha postiça só com Robson, desde que ele começou.

Quem já visitou um salão de beleza sabe que, além de fazer as unhas, boa parte das mulheres usa o momento para desabafar – quase como um divã. Para o manicuro, a conversa no tête-à-tête tem sido como uma terapia.

Foto: Albari Rosa / Gazeta do Povo
Foto: Albari Rosa / Gazeta do Povo| Albari Rosa/Gazeta do Povo

Ele aprendeu a sorrir no trabalho e vencer aos poucos a depressão.  “Como vigilante não tinha muita conversa, no máximo, eu conversava com o supervisor. Serviço era sempre à noite, ficava quieto, fazia cara de mau”, explicou. E hoje, mesmo que ele tente fazer cara de bravo, suas clientes logo lhe arrancam um sorriso largo.

Tentativa de assalto

No fim do ano passado, quando Robson e Vanessa começaram a investir no negócio, o casal sofreu uma tentativa de assalto no portão de casa. “No dia 27 de dezembro, minha esposa foi deixar uma cliente no portão e um homem veio e abordou as duas. Eu acabei reagindo e levei um tiro no abdome – a bala saiu do outro lado, na cintura”, lembra o manicuro.

Ele foi levado ao Hospital do Trabalhador, onde ficou internado por 29 dias. Depois de várias cirurgias, ele perdeu parte do intestino grosso, recebeu 47 pontos no abdome e, no período de quatro meses, emagreceu 30 quilos.

“Hoje eu não posso ficar muito tempo sentado e ficar com a coluna reta por causa das operações. Consigo atender no máximo quatro clientes por dia”, explicou o profissional. Agora o casal tenta refazer a antiga clientela.

O manicuro Robson Barbosa e a esposa Vanessa Maceno.  Foto: Albari Rosa / Gazeta do Povo
O manicuro Robson Barbosa e a esposa Vanessa Maceno. Foto: Albari Rosa / Gazeta do Povo | Albari Rosa/Gazeta do Povo

Fortalecimento da união

Depois de passar por tentativa de assalto e crise de depressão, o casal fortaleceu os laços do relacionamento. “Há uma confiança muito grande, outra pessoa não ficaria do lado por tanto tempo”, afirmou Vanessa.

O marido sempre atende clientela feminina, mas Vanessa diz que não sente ciúmes. “Eu nunca cheguei a chamar atenção dele, até porque ele me passa segurança. Já aconteceu de uma ou outra chegar com graça, mas ele sempre foi muito profissional diante das meninas”, contou.

Contato

Quem quiser conhecer mais sobre o trabalho de Robson, pode acessar a conta dele no Instagram, que é @manicuro_. Para marcar horário com o casal, o contato deve ser feito pelo WhatsApp: (41) 99628-8616.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]