• Carregando...
 | Arquivo da família
| Foto: Arquivo da família

Após se casar em 1947 com Germano Guerlles, Isaira se mudou de Avaré (SP) para Man­daguari (Noroeste do Paraná). O casal foi em busca das oportunidades trazidas pelo crescimento da cultura do café. Enquanto Guerlles trabalhava nas lavouras, Isaira cuidava dos filhos. O sonho dos dois era ver todos "estudados" e bem colocados no mercado de trabalho, o que aconteceu após a mudança da família para Maringá por volta de 1966, cidade que começava a ser conhecida como uma cidade de referência para o ensino superior. "O sonho dela se realizou porque os três se formaram. Um administrador, um contador e o outro jornalista. Ela e meu pai nunca mediram esforços para nos dar uma vida tranquila e estudos. Eles sofreram muito no campo. Só com a chegada da aposentadoria e a vinda para Maringá eles ficaram um pouco mais tranquilos", disse o filho José Vanderlei Guerlles, que é contador. Isaira costurava para a família e para os amigos. "Quando éramos pequenos, ela nem comprava roupa porque fazia tudo manualmente. E fazia muito bem feito. Depois, continuou costurando até pouco tempo atrás e a máquina antiga de costura era uma relíquia que ela guardava com muito carinho", lembra o filho. Isaira foi professora de catequese e tinha muito orgulho dessa atividade. Deixa marido, três filhos, cinco netos e um bisneto.

Dia 17 de janeiro, aos 82 anos, de parada cardiorrespiratória, em Maringá.

* * * * *

CURITIBA

Agnaldo de Jesus da Silva Brasil, 41 anos, borracheiro, filho de João Marçal Brasil e Vera Lúcia Borges da Silva. Sep. ontem.

Antônio Alves de Alencar, 55 anos, metalúrgico, filho de Antônio Alves de Alencar e Irinea Alves de Alencar. Sep. às 10 h, no Cemitério Vertical, saindo da capela da Igreja Assembleia de Deus – Pinheirinho.

Ari Fior, 66 anos, mecânico, filho de Eugênio Fior e Maria Campagnaro Fior. Sep. ontem.

Arnoldo Baringer, 65 anos, agricultor, filho de Hellmuth Baringer e Wanda Baringer. Sep. ontem.

Clemente Joaquim Chiste, 56 anos, gerente, filho de Marino Chiste e Verônica Chiste. Sep. ontem.

Franklin Paulo Lebrecht, 62 anos, engenheiro eletricista, filho de Curt Max Lebrecht e Lottie Lebrecht. Sep. dia 30, em horário a ser designado, no Crematório Vaticano, saindo da capela Vaticano – Rubi.

Harlene da Costa Maurício, 52 anos, vendedora, filha de Dorvalino Maurício e Judith da Costa Maurício. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela do cemitério municipal de Paranaguá.

Jakson Trindade de Assis, 20 anos, montador, filho de Jorge Osmar Gomes de Assis e Íris Trindade. Sep. ontem.

Jorge Costa dos Passos, 54 anos, padeiro, filho de Francelina Costa dos Passos. Sep. ontem.

José Donizete, 56 anos, motorista, filho de Maria Luzia de Jesus. Sep. às 10 h, em cemitério a ser designado.

José Santana de Arruda, 59 anos, agricultor, filho de Marcelino de Arruda Sobrinho e Laurinda Arruda Ferreira. Sep. ontem.

Lázara de Oliveira Assis, 75 anos, filha de João Antônio de Oliveira e Eulália Maria de Jesus. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Jardim da Saudade II (Pinhais), saindo da capela do mesmo.

Maria Antônia Pereira Coelho, 88 anos, do lar, filha de Joaquim José Pereira e Virgínia Antônia da Silva. Sep. ontem.

Maria Piedade de Oliveira da Silva, 88 anos, filha de José Teixeira de Oliveira e Rita Lima de Oliveira. Sep. ontem.

Mathilde Evangelista de Carvalho, 77 anos, autônoma, filha de Joaquim Evangelista de Carvalho e Anorena Maria da Conceição. Sep. às 10 h, no Cemitério Jardim Independência (Araucária), saindo da capela do mesmo.

Mutsue Ikuta, 66 anos, do lar, filha de Waichi Kono e Tomoko Kono. Sep. às 10 h, no Cemitério Jardim da Saudade II (Pinhais), saindo da capela Vaticano – Diamante.

Nillo Izidoro Biazzetto, 89 anos, bancário, filho de Dorgello Antônio Biazzetto e Thereza Bom Biazzetto. Viúvo de Erna Biazzetto. Sep. às 17 h, no Crematório Perpétuo Socorro, saindo da sala vip do Clube Atlético Paranaense – Água Verde.

Robervane de Oliveira, 32 anos, pedreiro, filho de Eva Maria de Oliveira. Sep. ontem.

Sirlei de Aparecida de Oliveira, 34 anos, do lar, filha de Olivino Maria de Oliveira e Dolores de Oliveira. Sep. ontem.

Takami Takemiya, 70 anos, alfaiate, filho de Satoro Takemiya e Hesse Takemiya. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela do cemitério municipal de Cornélio Procópio.

Valmir Aparecido Cruz Melo, 29 anos, borracheiro, filho de Quintino Cruz Melo e Iolanda Ribeiro de Melo. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela do cemitério municipal de Itaperuçu.

Vanderley Nazareth, 52 anos, contador, filho de Valdemor Paulo Nazareth e Valmira Oliveira de Souza Nazareth. Sep. ontem.

Vicente Batista Damaceno, 69 anos, servente, filho de Miquelina Batista Damaceno. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Caminho do Céu (São José dos Pinhais).

Vitalina França Rodrigues, 80 anos, lavradora, filha de André França e Ana Barbosa. Sep. às 13 h, no Cemitério Vertical.

Willian Dique Cooper, 69 anos, filho de Izídio Cooper e Anna Jiacomassi Cooper. Sep. ontem.

LONDRINA

Alexandre Alves de Oliveira, 26 anos. Sep. ontem em Londrina.

Amanda Aparecida Fernandes Silva, 24 anos. Sep. ontem em Assaí.

Antônia Sartore Mazzia, 82 anos. Sep. ontem em Londrina.

Antoniel de Souza e Silva, 87 anos. Sep. às 9h15, no Cemitério Jardim da Saudade, saindo da capela 2 do mesmo – Londrina.

Cícero dos Santos, 63 anos. Sep. ontem em Sertanópolis.

Geni Maria de Oliveira, 54 anos. Sep. ontem em Rolândia.

Givaldo Barros, 54 anos. Sep. ontem em Ibiporã.

João Ribeiro de Souza, 75 anos. Sep. ontem em Cândido Mota, SP.

José Pedro da Silva, 69 anos. Sep. às 10h30, no Cemitério Jardim da Saudade, saindo da capela 1 do Parque Ouro Verde – Londrina.

Maria dos Santos Meira, 74 anos. Sep. ontem em Londrina.

Rinaldo Bocatto, 90 anos. Sep. às 8 h, no cemitério municipal de Cambé, saindo Av. Brasil, 650 – Londrina.

Roberto Benitez, 53 anos. Sep. ontem em Londrina.

Vonir Ribeiro Simplício, 52 anos. Sep. ontem em Londrina.

MARINGÁ

Alício Anselmo, 80 anos. Sep. ontem em Arapongas.

Antônio Martins, 73 anos. Sep. ontem em Apucarana.

Antônio Martins, 73 anos. Sep. ontem em Apucarana.

Francisco Severy Mileski, 82 anos. Sep. às 8 h, no cemitério municipal de Apucarana, saindo da capela 2 da Aserfa. Rua Osório Ribas de Paula, s/n – Centro – Apucarana.

Gleice de Marchi, 20 anos. Sep. às 9 h, no cemitério municipal de Maringá, saindo da capela 4 da Prever. Rua Vereador Primo Monteschio, 250 – Zona 2 – Maringá.

Guilhermina de Mattos, 86 anos. Sep. ontem em Maringá.

Helena Gabriel Estevão, 50 anos. Sep. às 10h30, no cemitério municipal de Maringá, saindo da capela 1 da Prever. Rua Vereador Primo Monteschio, 250 – Zona 2 – Maringá.

João Domingues da Silva, 83 anos. Sep. ontem em Campo Mourão.

Juvercinda da Conceição Rosa, 82 anos. Sep. ontem em Mandaguari.

Lourdes de Fátima Lara Ponce Esperança, 59 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Mariluz, saindo da Av, Principal, s/n – Centro – Mariluz.

Olímpia Martins, 60 anos. Sep. ontem em Jandaia do Sul.

Roberto Fernandes da Silva, 55 anos. Sep. ontem em Paranavaí.

Valceli Aparecida Ancioto, 55 anos. Sep. às 13 h, no cemitério municipal de Jandaia do Sul.

FOZ DO IGUAÇU

Frederico Stroher, 37 anos. Sep. ontem em Foz do Iguaçu.

Juarez Dalla Valle, 64 anos. Sep. ontem.

* * * * *

As publicações neste espaço são gratui­tas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5999, ou por e-mail obituario@gazetadopovo.com.br.

As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fones: 3224-7707 e 3324-9313

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]