• Carregando...
 | Arquivo da família Ferreira
| Foto: Arquivo da família Ferreira

O português Agostinho João Ferreira era homem de poucas palavras. Mesmo com a casa cheia de ruidosos filhos e netos, podia ser capaz de estar entre eles, por horas, sem dizer nem uma frase sequer. Fosse um personagem da literatura, seria a discreta Biela, de Uma vida em segredo, obra-prima de Autran Dourado. Gostava do silêncio e da observação – atitudes que compensava com o que talvez tenha sido o maior de seus talentos: sorrir.

Não era preciso muito para que mostrasse os dentes. Bastava lhe fazer um gracejo de salão. Ria até das piadas de português, das quais se defendia dizendo que “lá eles contam do mesmo jeito, só que sobre os brasileiros”. E voltava ao silêncio. “Era um solitário no meio de um monte de gente”, definiu certa vez a filha Fátima. Mas os seus tinham um truque para tirá-lo dos cantos, nos quais parecia tão confortável. Pediam que falasse sobre um lugar que marcou sua vida – a Matte Leão. E lá vinha a história.

Agostinho chegou ao Brasil em 15 de fevereiro de 1954, a bordo do navio Alcântara, com uma “carta de chamada” para trabalhar na maior indústria de erva-mate do país. Trouxe consigo a mulher, Filomena, a filha de colo Ermelinda, os sogros Matilde e José, uma cunhada e um cunhado adolescentes. Desembarcaram em Santos. Estabeleceram-se na Vila Leão e depois na Vila Cubas, na capital paranaense. Não tardou para que aquele forasteiro, disposto a fazer a América, se destacasse entre os operários da fábrica.

Sua especialidade era montar as caixinhas de madeira que cruzariam oceanos com a logomarca do Matte Leão. Orgulhava-se de seus feitos: 3 mil embalagens por dia, como declarou à Gazeta do Povo, em 2010. Ficou na “Leão Júnior” por sete anos, até o fim do contrato. Foi quando começou seu segundo tempo – como borracheiro e técnico em baterias de automóvel, a serviço dos dois postos de gasolina mais famosos da Região Sul de Curitiba, o São José e o Gasparin. Tornou-se a sua especialidade. Por mais de 40 anos foi o seu Agostinho da Borracharia e Baterias Faísca, da Avenida República Argentina, tarefa dividida com os filhos José Agostinho, o Zeca, e Paulo Sérgio, o Paulinho.

O homem das embalagens, dos pneus e das baterias era dado a habilidades manuais. Ergueu casas de madeira para as filhas recém-casadas. Pintava paredes. Adaptava peças de sua grande casa no bairro Novo Mundo, para transformá-las em quarto de brinquedos para os netos. Não tinha apegos. Dispensava requintes. Nunca desejou fortuna. Ao contrário da maioria dos imigrantes, não lhe apeteciam as posses. Se havia alguma dificuldade, limitava-se a dizer “a gente resolve” ou “trabalhamos tudo de novo”. Sua única vaidade, as roupas brancas, cor preferida. Seu único luxo, as “nadinhas”, como chamava a curta soneca que amava tirar após o almoço.

Serviço

As publicações neste espaço são gratuitas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5832, ou por e-mail obituario@gazetadopovo.com.br.

As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fone: 3324-9313.

A vida do discreto, calado e sorridente Agostinho não pode ser contada sem falar da exuberante, falante e boa de briga Filomena. Eram a água e o vinho. Conheceram-se adolescentes, nas aldeias da Ilha da Madeira, em Portugal. Ela, das “Preces”; ele, das “Heras”, região onde sua grande família de 12 irmãos cultivava uvas. Eram conhecidos como os filhos do “Caldo de Couves”, apelido do agricultor Antônio Ferreira.

Foi dali, das parreiras, que Agostinho via a menina “catita” passar em direção ao curso de corte e costura. Bonitos, chamavam atenção. Dizia-se que eram feitos um para o outro. O casamento não tardou, debaixo da severa vigilância do sogro, conhecido na ilha pelo gênio irascível e pelas contínuas andanças pelos Estados Unidos, onde tinha feito dinheiro construindo estradas. Chamavam-no de “o Raça”, título que intimidaria qualquer pretendente. Não foi o caso de Agostinho.

O casal seguiu juntos pela vida, mas com Filomena sempre à frente da cena. Tiveram suas crises conjugais, mas era comum vê-los de mãos dadas, como namorados, 50 anos depois da primeira vez. Quando ela morreu, no fim de 2011, Agostinho tentou – à revelia da timidez – fazer as vezes da mulher no clã dos Ferreira. Passou a ir à missa todos os dias na Igreja da Sagrada Família do Novo Mundo. “Rezo pela minha esposa”, dizia. Começou a contar os “causos” famosos na voz da companheira, grande narradora, fazendo-os um pouco seus. E já perto do final, emocionou-se a se dar conta da semelhança entre a neta Giovana e a bela Filomena por quem se apaixonou. “Cuida-te. Estás a cara da tua avó”.

“Sem ela, nunca mais foi o mesmo”, concordam as filhas Ermelinda e Elizabete. Os três anos e meio de viuvez lhe custaram. Aos poucos deixou de ir à borracharia. Os almoços de domingo não eram mais os mesmos sem ela. As piadas continuaram a ser contadas, para que abrisse um sorriso – presente que nunca negou –, mesmo nos dias em que sem Filomena, sorrir não fazia mais sentido.

Viúvo, deixa seis filhos (Ermelinda, Ângela, José, Paulo, Fátima e Elizabete), 14 netos e sete bisnetos.

Dia 22 de maio, aos 84 anos, de insuficiência cardíaca, em Curitiba.

Lista de falecimentos - 08/06/2015

Aguinalda da Silva Vasco, 80 anos. Profissão: do lar. Filiação: Arthur da Silva e Emília Cardoso. Sepultamento ontem.

Airton Ferreira de Melo, 67 anos. Profissão: servente. Filiação: Donato Ferreira de Melo e Maria de Jesus Melo. Sepultamento hoje, Tranqueira, saindo da Igreja de Deus - Jardim. Mosacal - Alm. Tamandaré..

Alvino Evaristo Alves, 76 anos. Profissão: empresário. Filiação: José Evaristo Alves e Melania Finder Alves. Sepultamento ontem.

Ana Guilhermina de Campos, 84 anos. Profissão: doméstica. Filiação: Pedro Antônio de Campos e Maria Guilhermina. Sepultamento hoje, no Cemitério Jardim da Saudade II (Pinhais), saindo da Capela Mortuária.

Ana Rosa Trindade Reis, 54 anos. Profissão: do lar. Filiação: Doulival Trindade Reis e Maria Oliveira Brandão. Sepultamento quarta-feira, 10 de junho de 2015, às 9h, em local a definir, saindo de Câmara Municipal de Vereadores de Gandu - Bahia.

Antônio Pereira da Silva, 46 anos. Profissão: oficial. Filiação: Manoel Pereira da Silva e Joseli Lino da Silva. Sepultamento ontem.

Bruna da Silva Ribeiro, 26 anos. Profissão: do lar. Filiação: Edílson Luiz Ribeiro e Silvanira Gonçalves da Silva. Sepultamento ontem.

Cacilda Lara Simas, 82 anos. Profissão: do lar. Filiação: José Lara e Rosalina Ferreira de Freitas. Sepultamento ontem.

Cecília Chepansky Gonçalves, 86 anos. Profissão: do lar. Filiação: João Chepansky e Valéria Donbroski Chepansky. Sepultamento ontem.

Daniel Antônio Fleiter, 15 anos. Profissão: estudante. Filiação: Maurício Antônio Fleiter e Terezinha Aparecida Palmeira. Sepultamento hoje, no Cemitério Contenda, saindo da Capela Mortuária Municipal.

Danieli Aparecida Palmeira Fleiter, 19 anos. Profissão: estudante. Filiação: Maurício Antônio Fleiter e Terezinha Aparecida Palmeira. Sepultamento hoje, no Cemitério Contenda, saindo da Capela Mortuária.

Dario Jacintho de Oliveira, 87 anos. Profissão: motorista. Filiação: João Baptista de Oliveira e Maria do Carmo de Faria. Sepultamento ontem.

Deibison Artigas Machado, 36 anos. Profissão: metalúrgico. Filiação: Juvenal Artigas Machado e Regina Maria Kuhr. Sepultamento ontem.

Dejair Faria dos Reis, 65 anos. Profissão: motorista. Filiação: Alcides Faria dos Reis e Sebastiana Faria dos Reis. Sepultamento ontem.

Domingos Dubiella, 81 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: João Dubiella e Maria Dubiella. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial Abranches, saindo da Capela Mortuária.

Dupleci Assis Kispergue, 75 anos. Profissão: oficial. Filiação: Paulino Kispergue e Iolanda Santina Bordignon Kispergue. Sepultamento ontem.

Dyoneia Jorge Pinto D Amico, 85 anos. Filiação: Dinarte Pinto e Adelina Tavares Pinto. Sepultamento ontem.

Edith Adriana Souto Coutinho, 83 anos. Filiação: Júlio Caetano de Oliveira e Ana Adriana Souto. Sepultamento ontem.

Elzira Ribeiro Lombardi, 94 anos. Profissão: do lar. Filiação: Gonçalo Pinto Ribeiro e Joana Borges de Camargo. Sepultamento ontem.

Enoe de Souza Garcia, 87 anos. Profissão: do lar. Filiação: Euclides de Souza Netto e Noêmia de Souza Netto. Sepultamento ontem.

Ercília Ribeiro da Luz Salles, 78 anos. Filiação: José Ribeiro da Luz e Venerave Fagundes Ribeiro. Sepultamento ontem.

Ervin da Silva Teske, 68 anos. Profissão: estoquista. Filiação: Adolfo Teske e Francisca Gaspar da Silva. Sepultamento ontem.

Eunice Stocchero Chedid, 90 anos. Profissão: do lar. Filiação: Ângelo Stocchero e Gertrudes Werner Stocchero. Sepultamento ontem.

Everton Barbosa de Almeida, 17 anos. Profissão: estudante. Filiação: Celio Ferreira de Almeida e Trindade Barbosa de Almeida. Sepultamento ontem.

Francisca Borchuk, 93 anos. Profissão: do lar. Filiação: Estefano Ivachescem e Miquilina Ivachescem. Sepultamento ontem.

Francisco Dorada, 87 anos. Profissão: mestre obras. Filiação: Estanislau Dorada e Vitória Chaluf Dorada. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Água Verde, saindo da Capela Municipal 01.

Gabrielly Vitória Domingos, 3 meses. Filiação: Maurício Domingos e Maria Cassiane Venuk. Sepultamento ontem.

Gilda da Silva dos Santos, 53 anos. Profissão: servente. Filiação: Jorge Severino da Silva e Francisca Gonzaga de Miranda da Silva. Sepultamento ontem.

Hudson Rocha Leite, 86 anos. Filiação: Francisco Rocha Leite e Maria Capote Rocha. Sepultamento ontem.

Jandira Luiz Mulke, 83 anos. Profissão: do lar. Filiação: Eugênio Luiz de Oliveira e Balbina Alves Barbosa. Sepultamento ontem.

João Batista de Lima, 66 anos. Profissão: lavrador. Filiação: Dorvalino Manoel de Lima e Maria Gomes de Lima. Sepultamento ontem.

Jocimara Santos de Almeida Silva, 50 anos. Profissão: auxiliar limpeza. Filiação: Valdomiro de Almeida e Maria Helena Luts de Almeida. Sepultamento ontem.

José Ribeiro Lemos, 74 anos. Profissão: eletricista. Filiação: Lauro Ribeiro Lemos e Olga Antoniacomi Lemos. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Boqueirão, saindo da Capela Municipal 01.

Leo Túlio, 76 anos. Profissão: médico pediatra. Filiação: Juvelino da Cunha Túlio e Alice Túlio. Sepultamento ontem.

Lourival Stresser dos Santos, 45 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: Antônio Stresser dos Santos e Cirina Lucinda dos Santos. Sepultamento ontem.

Lucas Felippi, 15 anos. Filiação: Anilto Felippi e Márcia Regina Raber. Sepultamento ontem.

Lucy Meri de Araújo Souza, 60 anos. Profissão: do lar. Filiação: Luiz Gonçalves Alves de Araújo e Maria José de Araújo. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Rio Branco do Sul, saindo de residência.

Luiz Antônio Xisto da Cunha, 59 anos. Profissão: contador. Filiação: Alexandre Paulo da Cunha e Eunice Xisto da Cunha. Sepultamento hoje, Cemitério Vaticano.

Luiz Carlos dos Santos, 27 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Cícero Antônio dos Santos e Rozineide Ganancio dos Santos. Sepultamento ontem.

Madalena Pereira Cordeiro, 77 anos. Profissão: do lar. Filiação: Sezinando Cordeiro e Maria Pereira Cordeiro. Sepultamento ontem.

Manoel Ferreira, 56 anos. Profissão: lavrador. Filiação: Ataide Ferreira e Idalina Rosa dos Santos. Sepultamento hoje, Bateias (Conceição da Meia Lua), saindo de Igreja Evangélica do Jardim Viviane, Campo Magro-PR.

Mari Terezinha Jasrceski, 45 anos. Profissão: do lar. Filiação: Afonso Jasrceski e Anna Justina Jasrceski. Sepultamento ontem.

Maria Augusta de Sene, 83 anos. Profissão: costureira. Filiação: João Augusto de Araújo e Rosa Ribeiro de Araújo. Sepultamento hoje, no Cemitério Jardim da Saudade II (Pinhais), saindo de residência.

Maria Luíza Spader, 87 anos. Profissão: do lar. Filiação: Francisco Parenti e Orsolina Sgarbi. Sepultamento ontem.

Maria Marta Mueller, 71 anos. Profissão: camareira. Filiação: Reinaldo Mueller e Teodora Mueller. Sepultamento ontem.

Maria das Gracas Amorim, 62 anos. Profissão: do lar. Filiação: Izaias Lopes de Amorim e Elzira Martins de Amorim. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal do Boqueirão, saindo de de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

Maria de Lourdes Moro Monteiro, 55 anos. Profissão: do lar. Filiação: Santo Moro e Elza Campos Moro. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela do Cemitério de Santa Isabel do Ivaí -PR.

Maria do Carmo de Souza, 77 anos. Profissão: do lar. Filiação: Antônio Gonçalves Carneiro e Geraldina Fernandes Carneiro. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Água Verde, saindo da Capela Municipal 02.

Mayk Felipe Pereira Graciano, 3 meses. Filiação: Kleber Garciano de Oliveira e Suele Pereira de Sá. Sepultamento ontem.

Mercedes Perez Romanini, 92 anos. Profissão: do lar. Filiação: Hugolino Perez Sobreira e Maria da Cunha Perez. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela Municipal de Cambara -PR.

Milton Carlos Carneiro, 61 anos. Profissão: administrador. Filiação: Luiz Carlos Carneiro e Célia Maria Missura. Sepultamento ontem.

Moyses Levi Rocha Mendes, 82 anos. Profissão: representante comercial. Filiação: Vergilio Mendes Prado e Ursulina Rocha Mendes. Sepultamento ontem.

Nadir dos Reis Bini, 82 anos. Profissão: auxiliar de enfermagem. Filiação: Matias Sarmento dos Reis e Izabel do Nascimento Reis. Sepultamento ontem.

Nizilda Pinheiro da Cruz, 64 anos. Profissão: do lar. Filiação: Otávio Pinheiro da Cruz e Zulmira Gonçalves Pinheiro da Cruz. Sepultamento ontem.

Orlando Scheffer, 74 anos. Profissão: auxiliar. Filiação: Sizenando Scheffer e Etelvina Scheffer. Sepultamento ontem.

Otília do Nascimento Vaz, 81 anos. Profissão: do lar. Filiação: Justina Augusta Vaz. Sepultamento ontem.

Patrick Afonso Ribeiro, 15 anos. Profissão: estudante. Filiação: Silmar Félix Ribeiro e Rosiane de Souza Afonso. Sepultamento ontem.

Paulo Henrique Amaral, 26 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: Edmilson Ferreira Amaral e Lucineide Lino dos Santos. Sepultamento ontem.

Paulo Henrique Hamm, 39 anos. Profissão: entregador. Filiação: Henrique Hamm e Alvine Hamm. Sepultamento ontem.

Reny Costa, 90 anos. Profissão: funcionário público estadual. Filiação: Manoel Victgor Costa e Rosa Lazarotti da Costa. Sepultamento ontem.

Rodrigo Lourenço, 28 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: Dinacir Lourenço. Sepultamento ontem.

Rogério de Jesus Ferreira, 24 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: Zeneide Aparecida Ferreira. Sepultamento ontem.

Rosa Marizia Reis, 78 anos. Profissão: professora. Filiação: João Stenzowski e Catharina Stenzowski. Sepultamento ontem.

Rosalina Norinda Marcondes, 81 anos. Profissão: do lar. Filiação: Ana Maria da Cruz dos Santos. Sepultamento ontem.

Rosecleia Wrubleski, 43 anos. Profissão: do lar. Filiação: José Wrubleski e Maria de Jesus Milao Wrubleski. Sepultamento ontem.

Sebastião Cardoso, 49 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: José Cardoso e Júlia Martins Cardoso. Sepultamento ontem.

Stanislaw Kulikowski, 69 anos. Profissão: mestre obras. Filiação: Stanislaw Kulikowski e Genowefa Kulikowski. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal do Água Verde, saindo da Capela Vaticano - Jade.

Suely Terezinha dos Santos, 62 anos. Profissão: auxiliar de serviços gerais. Filiação: Albertino dos Santos e Juvaneta Madalena Amaral dos Santos. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial Abranches, saindo da Capela Mortuária Paroquial do Abranches.

Taislam Mailon Santos de Oliveira, 18 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Otávio Marcelo Cândido de Oliveira e Marta Teixeira dos Santos. Sepultamento ontem.

Theodocio Gimenez Júnior, 91 anos. Profissão: agricultor. Filiação: Theodocio Gimenes e Martina Mingues. Sepultamento ontem.

Therezinha dos Santos Schmidt, 71 anos. Profissão: do lar. Filiação: José Luzia dos Santos e Malvina Machado dos Santos. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial São Marcos, saindo de São Marcos.

Thiago Sizidio dos Santos, 24 anos. Profissão: comerciante. Filiação: Ivanildo Félix dos Santos e Erizea de Souza Sizidio dos Santos. Sepultamento hoje, Cemitério Jardim Independência (Araucária), saindo da Capela Cemitério Independência - em Araucária -PR.

Valdir Souza, 57 anos. Profissão: eletricista. Filiação: Expedito Souza e Honorata dos Santos Souza. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo de Jardim Eterno - Paranaguá -PR.

Valério de Pieri Nicoletti, 84 anos. Profissão: agricultor. Filiação: Domingos Nicoletti e Catarina de Pieri Nicoletti. Sepultamento ontem.

Condolências

Deixe uma homenagem a um dos falecidos
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]