• Carregando...
 | Arquivo da família
| Foto: Arquivo da família

Conviver com a natureza era o melhor presente para Alceu Zanin. “Era uma pessoa que gostava de ficar só”, conta a filha Sandra. A chácara na Lapa, na Região Metropolitana de Curitiba, era seu verdadeiro lar. Antes desse recanto, dedicou meio século às participações em eventos da Sociedade Paranaense de Orquidófilos, da qual era sócio, e aos cuidados com as suas orquídeas, no bairro Batel. Lá ganhou o título dos vizinhos de o “Homem das Flores”.

Na década de 1970, a primeira premiação em uma exposição rendeu não somente o título, mas o nome da última filha. A menina ganhou o nome de Lelia, que deveria ter o complemento de Púrpura, conforme a designação da espécie vencedora, mas a esposa, Judith, não permitiu. Ficou Lelia Regina.

Às voltas com as estufas mantidas ao redor da casa no Batel, Alceu sonhava em um dia comprar uma chácara. Queria sair da cidade, pois dizia ser um homem do campo. O desejo era que, quando se aposentasse na Sanepar – onde trabalhava em canteiros de obra cuidando da jardinagem – iria adquirir um pedaço de terra. E assim o fez em 1996.

Serviço

As publicações neste espaço são gratuitas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5832, ou por e-mail obituario@gazetadopovo.com.br

As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fone: 3324-9313.

A opção por se recolher se somou à perda da amada Judith. Foi atraído pelos cheiros e cores da Lapa. E pelo silêncio. Entre árvores frutíferas, espécie de plantas e flores, mantinha o cuidado diário, quase que exclusivo, com as três estufas de orquídeas, as quais abrigavam milhares de mudas.

Em seu orquidário, passava horas regando plantas, podando as mudas, nutrindo e elaborando experimentos híbridos. Mantinha também o carinho artesanal de montar os vasos. Era como se cada uma das espécies fizesse parte da família. Ao longo da vida coletou e cultivou espécies raras.

Em um dos momento de coleta, quando estava com dois amigos em uma ilha em São Paulo, foram atacados por abelhas africanas. Ficou sem a visão de um dos olhos. Mas o problema que teve nunca foi empecilho para ser observador. Os netos costumavam dizer que o avô tinha uma mira precisa com o estilingue. Os momentos em família na chácara eram repletos de histórias contadas durante acampamentos em meio às árvores; e a famosa guerrinha de mimosas (tangerina) quando Alceu buscava o fruto no pé.

Não pedia e nem esperava ajuda para nada. Assim como dizia bom dia quando vinha visitar a família em Curitiba, sabia dizer até logo com a mesma rapidez, sempre com uma desculpa que precisava fechar as estufas. Quando perguntado se estava bem, a resposta era sempre: “não se preocupe comigo estou cada vez mais perto”. Do quê? Ficou a pergunta no ar, para a qual Alceu nunca deu explicação.

Para os filhos e netos, Alceu foi fazer brotar outras folhas e outras flores em outros campos. “Em cada árvore plantada e cada flor cultivada, ficou sua marca de paciência e cuidado”, afirma Sandra. Deixa quatro filhos, seis netos e três bisnetos.

Dia 9 de março, aos 83 anos, em decorrência de uma queda na Lapa, em um hospital de Ponta Grossa.
Lista de falecimentos - 29/03/2015

Ademir Mohr, 32 anos. Profissão: motorista. Filiação: Valdecir Mohr e Eva Pinheiro Mohr. Sepultamento ontem.

Alvedorino de Vargas Pedro, 71 anos. Profissão: vigilante. Filiação: Ernesto de Vargas Pedro e Maria de Vargas Pedro. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela Municipal de Vacaria (RS).

Aparecido Tiago, 67 anos. Profissão: farmacêutico. Filiação: Pedro Tiago Gonçalves e Ana Maria de Jesus. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal da cidade de origem, saindo de Igreja Evangélica, na Rua David Tows, 1372, no Xaxim.

Arnaldo Silvestre Moro, 73 anos. Filiação: Izauro Moro e Helena Skroch Moro. Sepultamento ontem.

Carlos Princ, 76 anos. Filiação: Carlos Princ e Lídia Princ. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal da cidade de origem, saindo da Capela Municipal de Apucarana (PR).

Cláudia Cris Ribeiro, 35 anos. Profissão: do lar. Filiação: Marcos Antônio Ribeiro e Luci Ribeiro. Sepultamento ontem.

Cristiano Helimar Richter, 43 anos. Filiação: Hélio Richter Filho e Cleusa Justimiano Richter. Sepultamento ontem.

Darci Melnic Bliharscki, 64 anos. Profissão: bancário. Filiação: Pedro Melnic Bliharscki e Ana Stain Bliharscki. Sepultamento ontem.

Divonsir José Raimundo, 36 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Saturnino Alves Raimundo e Maria Lúcia da Silva Raimundo. Sepultamento ontem.

Elisa de Souza Padilha Weil, 89 anos. Profissão: do lar. Filiação: João de Souza Padilha e Valéria Baumel Padilha. Sepultamento ontem.

Iara de Souza Pires Correa, 65 anos. Profissão: do lar. Filiação: Orlando Boucas de Souza e Delavelina Calixto de Souza. Sepultamento ontem.

Ingrid Heise, 35 anos. Profissão: operadora de caixa. Filiação: Gerhard Heise e Loelda Pereira Rocha. Sepultamento ontem.

Izabel Skrzek, 80 anos. Profissão: do lar. Filiação: Bruno Kostrycki e Júlia Rosália Kostrycki. Sepultamento ontem.

João Martins Sobrinho, 67 anos. Profissão: operador de máquinas. Filiação: Francisco Martins de Oliveira e Maria Martins dos Santos. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da capela mortuária, na Rua Gabriel Ribeiro, 96, no Sitio Cercado.

João Ribeiro, 84 anos. Profissão: funcionário público federal. Filiação: José Maria Cacao Ribeiro e Izabel Alboite Ribeiro. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal da Cidade de Origem, saindo de Igreja de São Benedito, em Paranaguá (PR).

José Bernardino dos Santos Ribeiro, 56 anos. Profissão: servente. Filiação: Ernesto Pinheiro Ribeiro e Alcinda dos Santos Ribeiro. Sepultamento ontem.

Leila Amorim, 42 anos. Profissão: vigilante. Filiação: João Amorim Neto e Efigênia Paulino Amorim. Sepultamento ontem.

Luciano Lourenço Pinto, 31 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: Demair Pourenco Pinto e Marlene do Rocio Almeida Pinto. Sepultamento ontem.

Lucilene da Silva, 47 anos. Profissão: do lar. Filiação: Izaias Fernandes da Silva e Mercedes Butinhone da Silva. Sepultamento ontem.

Maria Augusta Silveira Martins, 87 anos. Filiação: João Valêncio da Silveira e Cecília Colaco. Sepultamento ontem.

Maria Luíza Aparecida Mendes Moreira, 2 dias. Filiação: Leandro Moreira e Rosimere Mendes da Silva. Sepultamento ontem.

Regina Clara Hoffmann Bastos Pequeno, 85 anos. Profissão: supervisora de vendas. Filiação: Geraldo Bastos Pequeno e Amélia Hoffmann Pequeno. Sepultamento ontem.

Rosa Maria Teixeira Leão, 80 anos. Profissão: do lar. Filiação: Attilio Teixeira e Lydia dos Santos Teixeira. Sepultamento ontem.

Therezinha Baby, 84 anos. Profissão: funcionário público federal. Filiação: Antônio Baby e Veridiana Mariano Baby. Sepultamento ontem.

Wesley Brendon de Lima Andrade, 18 anos. Profissão: estudante. Filiação: João Domingos de Lima Andrade e Marli Teresinha da Cruz. Sepultamento ontem.

Zeferina Dudek Szpak, 66 anos. Profissão: lavrador. Filiação: Antônio Dudek e Helena Dudek. Sepultamento ontem.

Condolências

Deixe uma homenagem a um dos falecidos

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]