• Carregando...
 | Arquivo da família
| Foto: Arquivo da família

Dentro da Igreja Batista Independente de Matelândia, Alexandre Luis Lourenci era “pau para toda obra”. Recebia os fiéis na porta antes do culto, plantava flores para enfeitar a igreja, consertava cadeiras e limpava tudo. Era só chamar que ele estava lá.

A Bíblia e as palavras de Deus eram a grande motivação de Alexandre. Lia muito. Tudo era relacionado aos ensinamentos cristãos. Passava tudo o que aprendia para frente. Gostava de dar bons conselhos e principalmente ensinar os filhos, Alessandra, Andressa e Alexandre Filho. Em todas suas “missões” e compromissos com Deus, tinha sempre a companhia da esposa, Eliane, e dos três filhos.

Além da leitura que fazia sempre, também gostava dos hinos religiosos. Escutava e cantava as músicas pela casa. Tirava de todas boas lições que completavam a sabedoria e o repertório de conselhos. Era um homem de muita fé.

Uma das lições mais valiosas que Alexandre aprendeu com a religião foi a de que a paciência sempre é a melhor maneira de resolver os problemas. Usava isso sempre. Resolvia tudo com muita conversa. Nesse sentido, era um apaziguador. Para ele nada podia ser resolvido de maneira violenta.

A paciência toda de Alexandre era exercitada na pescaria. A atividade combinava sempre com o jeitão tranquilo do paranaense. Não precisava nem ir longe para garantir os peixes: a casa de Lélia, sua mãe, era o local preferido. No terreno na cidade de Medianeira, Oeste do Paraná, ficava um açude em que ele e os amigos pescavam.

Gostava também de passar o tempo em casa, apenas descansando. Ficar com a família sempre que podia era essencial para Alexandre. Durante as folgas aproveitava ainda para levar as crianças para brincar nas pracinhas da cidade. Quando o tempo de folga era menor, brincavam de pular corda no próprio quintal. Ainda arrumava algumas horinhas para cuidar das flores que plantava. Os xodós eram as orquídeas - tratadas sempre com muito carinho.

A igreja, a família e os amigos da pescaria eram as distrações nos dias em que Alexandre não estava no trabalho. Há 12 anos era policial. Durante 9 atuou como militar e nos últimos três exercia o cargo de investigador da Polícia Civil. “Ser policial sempre foi um sonho dele. Desde criança. Ele gostava tanto do que fazia que costumava dizer que a polícia estava no sangue dele”, conta a esposa, Eliane.

Em todos os anos trabalhando na polícia, Alexandre passou por inúmeras cidades do Paraná. A primeira foi Pato Branco, logo depois se mudou para Realeza e depois para Santa Helena. Quando entrou na Polícia Civil foi trabalhar em Xambrê, na região Oeste do estado. Dividia sua rotina entre a delegacia e a casa em Medianeira.

Alexandre também era conhecido como Tio Chico. Ninguém sabe o porquê do apelido, mas era assim que foi chamado a vida toda. O policial era fã do goleiro Rogerio Ceni e grande torcedor do São Paulo. A paixão pelo time podia ser vista por quem entrasse no escritório onde ele mantinha em destaque uma camisa autografada pelos jogadores da equipe.

Em todos os momentos da vida de Alexandre -- além da calma habitual -- o que chamava mais atenção era a simplicidade. Ela podia ser vista na fala, na aparência e principalmente no paladar do paranaense. Amava as comidas caseiras, daquelas bem simples e não muito elaboradas, como um bom feijão e macarronada, por exemplo. Gostava também de pudim para sobremesa. O chimarrão quase nunca saía do lado do Tio Chico, por onde andava estava carregando a cuia. Tomava o mate no mínimo três vezes ao dia.

Alexandre estava trabalhando quando sofreu um acidente de carro. O investigador deixa a mãe, Lélia, o pai, Pascoalin, a esposa, Eliane, os três filhos, um irmão e uma irmã, sogro e sogra, quatro sobrinhas e muitos amigos.

Dia 19 de setembro, aos 36 anos, em um acidente de carro, em Xambrê.
Colaborou: Getulio Xavier.

Lista de falecimentos - 19/10/2015

Abdul Lafit Mahmoud Chaaban, 86 anos. Filiação: Mahmoud Chaaban e Fatme Chaaban. Sepultamento hoje.

Adir Barusso, 72 anos. Profissão: administrador. Filiação: Domingos Barusso e Aurora Bonato Barusso. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Água Verde, saindo da Capela 04.

Aldo Rodrigues da Silva, 80 anos. Profissão: motorista. Filiação: Waldomiro Rodrigues da Silva e Vitalina Rodrigues da Silva. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial Colônia Orleans, saindo da Capela Mortuária.

Angelina Pedrina Marchisini Ramos, 90 anos. Profissão: do lar. Filiação: Ângelo Marchisini e Rosa Pedra Marchisini. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal São Francisco de Paula, saindo da Capela da Unilutus.

Armando Agassi, 81 anos. Profissão: lavrador. Filiação: José Agassi e Hermínia Gazola. Sepultamento hoje, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical, saindo de Vertical.

Benedito da Silva Sant Ana, 82 anos. Profissão: carpinteiro. Filiação: Benvindo Alves Sant Ana e Maria da Luz de Siqueira Santa Ana. Sepultamento hoje, no Cemitério Pedro Fuss, em São José dos Pinhais, saindo de Igreja Católica no Conjunto Paineiras.

Bruno Josylton Cachoeira, 27 anos. Profissão: vendedor. Filiação: Luiz Vicente Cachoeira e Marilda de Fátima Gomes. Sepultamento hoje, saindo do Memorial São Pedro, em Caçador, Santa Catarina.

Carlos Roberto Biscaia, 62 anos. Profissão: motorista. Filiação: Aristides Biscaia e Anirce Biscaia. Sepultamento hoje, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical, saindo de Vertical.

Célia Maria Ribas de Paula Eduardo, 64 anos. Profissão: professora. Filiação: José Barros Ribas e Luíza Lemos Ribas. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal da Cidade de Origem, saindo da Capela Bom Jesus, em Jacarezinho.

Celina Missako Matumoto, 74 anos. Profissão: farmacêutica. Filiação: Mário Shirok Moribe e Alice Leiko Moribe. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Iguaçu.

Cláudia Maria Cadamuro, 62 anos. Profissão: profissional de relações internacionais. Filiação: Matheus Cadamuro e Maria Ramineli Cadamuro. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Santa Cândida, saindo da Capela 01.

Cliff Willians Vargas Maia, 17 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Marcelo Rychuv Maia e Magali de Fátima Vargas. Sepultamento hoje, na Vila Santa Maria, em Piraquara, saindo da Capela Berti, em São José dos Pinhais.

Darci Nunes de Andrade, 52 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: Eugênio Nunes de Andrade e Iaraci Teodoro de Andrade. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim, em São José dos Pinhais, saindo da Capela Bert.

David Bento Caminhas, 71 anos. Profissão: pintor. Filiação: Manoel Bento Caminhas e Matilde Pereira de Sousa. Sepultamento hoje, no Cemitério Pedro Fuss, em São José dos Pinhais, saindo da Igreja Evangélica Assembleia de Deus no Jardim Santa Clara, em Araucária.

Diego Pereira da Silva, 22 anos. Profissão: servente. Filiação: Amador João da Silva e Maria da Penha Pereira dos Santos da Silva. Sepultamento hoje, no Cemitério Jardim Independência, em Araucária, saindo da Capela.

Dionatan Henrique Castanho Peruzzo, 20 anos. Profissão: auxiliar administrativo. Filiação: Adriano Perruzzo e Elisângela Castanho. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela do Cemitério Municipal São Miguel do Oeste, em Santa Catarina.

Elizabete Aparecida Jacomel, 53 anos. Profissão: do lar. Filiação: Eloy Antônio Jacomel e Nahyr Gonçalves Carneiro. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal da Cidade de Origem, saindo da Capela do Cemitério Jardim Eterno, em Paranaguá.

Erico Santos Rodrigues, 24 anos. Profissão: servente. Filiação: Edson do Carmo Rodrigues e Lucineia Rodrigues dos Santos. Sepultamento hoje, no Cemitério Jardim da Colina, em Colombo, saindo de Igreja Assembleia de Deus de Paloma.

Etelvino Pinto da Silva, 84 anos. Profissão: encanador. Filiação: José Ciriaco dos Santos e Maria Raimunda Pinto da Silva. Sepultamento hoje, no Cemitério Borda do Campo, em São José dos Pinhais, saindo da Igreja Assembleia de Deus da Vila Leonice.

Francisca Alves Pereira, 83 anos. Profissão: do lar. Filiação: Francisco Antônio Pereira e Francisca Maria de Jesus. Sepultamento hoje, no Cemitério Vaticano, saindo da Capela Vaticano - Jade.

Gabriel de Carvalho, 12 anos. Profissão: estudante. Filiação: Sedineia do Rocio Taborda de Carvalho. Sepultamento hoje, em Tranqueira.

Guerino Zonato, 84 anos. Profissão: serralheiro. Filiação: José Zonato e Joanna Allessi Zonatto. Sepultamento domingo, no Cemitério Paroquial Santa Felicidade, saindo de Santa Felicidade.

Helena Augustiniaki Caron, 64 anos. Profissão: zeladora. Filiação: Zulmira Augustiniaki. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial São Marcos, saindo de São Marcos.

Hipolito Silvério, 81 anos. Profissão: policial militar. Filiação: João Jacinto Silvério e Margarida Pereira. Sepultamento hoje, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical, saindo de Vertical.

Ideviga Tocha Dolniaky, 85 anos. Profissão: do lar. Filiação: Ignácio Tocha e Conda Tocha. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal São João Batista, em São José dos Pinhais, saindo da Capela Berti.

Isaque Batista do Prado, 50 anos. Profissão: balconista. Filiação: Samuel Batista do Prado e Maria Aparecida do Prado. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal da Fazenda Rio Grande, saindo da Capela.

Jefferson da Silva Cordeiro, 29 anos. Profissão: comerciante. Filiação: José Airton da Silva e Bernadete Purcotes Cordeiro. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial Nossa Senhora do Rosário, em Colombo, saindo da Capela.

Joel José da Silva, 52 anos. Profissão: motorista. Filiação: José Diniz da Silva e Maria Francisca da Silva. Sepultamento hoje, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical, saindo de Vertical.

Kaio Gabriel Lara Verlindo Moutinho, 6 dias. Filiação: Wesley Aparecido da Conceição Moutinho e Emanuele Cristine Lara Carneiro Verlindo. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial Colônia Orleans, saindo da Capela Mortuária.

Kauane Bernardo de Oliveira Assis, 20 anos. Profissão: estudante. Filiação: Evaldo Bernardo de Oliveira e Erica Beatriz Batista de Oliveira. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal da Cidade de Origem, saindo de residência.

Lauro Deconto, 79 anos. Filiação: Aníbal Deconto e Maria Luíza Deconto. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal São Francisco de Paula, saindo da Capela 02.

Leandro dos Santos Nunes, 22 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Carlos Aparecido Nunes e Carlos Aparecido Nunes. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal do Boqueirão, saindo da Capela São Miguel.

Lilian Borges Prates, 32 anos. Profissão: balconista. Filiação: Sebastião de Jesus Prates e Maria de Jesus Borges Prates. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Santa Cândida, saindo da Capela 2.

Lucas Jhouclis Taborda, 17 anos. Profissão: estudante. Filiação: Luciana Taborda. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial de Umbará.

Luci Costa Lins de Souza, 76 anos. Profissão: agricultora. Filiação: Jocelim Gaspar Lins e Aurora Fernandes da Costa. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Cerro Azul, saindo de residência.

Maria Barbosa da Silva, 90 anos. Profissão: do lar. Filiação: Antônio Barbosa da Silva e Antônia Barbosa de Jesus. Sepultamento hoje, no Cemitério Pedro Fuss, em São José dos Pinhais, saindo da Capela Mortuária.

Maria Elidia Gonçalves de Campos, 92 anos. Profissão: do lar. Filiação: Ferminio Alves Campos e Josefina Gonçalves de Campos. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial Abranches, saindo da Capela Mortuária.

Maria de Jesus Subtil Camargo, 80 anos. Profissão: do lar. Filiação: Clementino Rolim Subtil e Acacia Maria Subtil. Sepultamento hoje, no Cemitério Jardim da Saudade II, em Pinhais, saindo da Capela Mortuária.

Matheus de Godoy Bueno, 17 anos. Profissão: estudante. Filiação: Clecios de Godoy Bueno e Patricia Mohr. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial São Marcos.

Maximina Jorge Lobato, 94 anos. Filiação: Virgílio Pedro Lobato e Rita de Cássia Lobato. Sepultamento hoje, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical, saindo de Igreja Evangélica em Ganchinho.

Milton Nunes, 21 anos. Profissão: motorista. Filiação: João Nunes e Rosa Fabrim Nunes. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial Colônia Orleans, saindo da Capela Mortuária.

Murian José Alves, 23 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Olinda Alves. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Boqueirão, saindo da Capela 01.

Nicolly Gabrieli de Oliveira Ramos, 5 dias. Filiação: Fábio José Ramos e Dayse Daniele Meira de Oliveira Ramos. Sepultamento ontem.

Rachel de Britto Campelli, 79 anos. Profissão: dentista. Filiação: José Campelli Filho e Jurema de Britto Campelli. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal São Francisco de Paula, saindo da Capela 01.

Ramao Alves Cordeiro, 76 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: Arquimedes Alves Cordeiro e Guilhermina Alves Cordeiro. Sepultamento hoje, saindo da Capela do Cemitério Parque Caminho do Céu, em São José dos Pinhais.

Renolda Amélia da Silveira Solheid, 75 anos. Profissão: advogada. Filiação: Renê Dinorah da Silveira e Maria Isolda Rocha da Silveira. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal São Francisco de Paula, saindo da Capela 03.

Roza Trevisani dalla Bona, 93 anos. Profissão: do lar. Filiação: Santo Trevisani e Alvina Trevisani. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Iguaçu.

Sandro Nascimento Pinheiro, 43 anos. Profissão: funcionário público municipal. Filiação: Dorival Pinheiro e Maria Luzia Nascimento. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal do Água Verde, saindo da Capela 03.

Sydney Monarcha da Costa Filho, 64 anos. Profissão: engenheiro. Filiação: Sydney Monarcha da Costa e Wanda Stylita Cardoso. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal do Boqueirão.

Vilma Olivieri Ribas dos Santos, 74 anos. Profissão: professora. Filiação: Arthur Ribas dos Santos e Rosa Olivieri Ribas. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial Colônia Orleans, saindo da Capela Mortuária.

Wuiliam Felipe Cardoso, 22 anos. Profissão: taxista. Filiação: José Roberto Cardoso e Vanuza Aparecida de Liz Cardoso. Sepultamento hoje, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical, saindo de Vertical.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]