• Carregando...
 | Arquivo da família
| Foto: Arquivo da família

Com pouco mais de 20 anos, Dirce perdeu a mãe e viu-se só. Então, resolveu ir para São Paulo para tentar a vida. Arrumou um emprego na fábrica de macarrão da família Matarazzo e, durante o trabalho, encantou-se por Carlos. E vice-versa. O mecânico de manutenção sempre contava que, ao ver Dirce passar, ouvia uma "voz" lhe dizendo que aquela seria a sua esposa. E a união se deu por 53 anos. Em 1966, a saudade fez Dirce retornar a Curitiba, agora não mais sozinha, mas com toda a família. Foram tempos difíceis, mas, mesmo diante de tantas dificuldades, ela nunca esmoreceu. Tinha fé de que no outro dia tudo ia melhorar.

Em prol dos filhos, Dirce fez de tudo. Trabalhou como doméstica, zeladora, cozinheira, faxineira, quando não trazia roupas para lavar em casa, no bairro Bigorrilho. O filho Rubens conta que a mãe chegou a passar fome para nunca faltar alimentos para a prole. Muito religiosa, frequentava a Congregação Cristã, em Pinhais, na região metropolitana. Assim como recebia inúmeras visitas, também gostava de retribuir para uma tarde de conversa, que podia render horas. Não era mulher "de recados". O que precisava falar era dito sem rodeios. Mesmo não tendo grandes estudos, Dirce tinha sabedoria pelo tanto que gostava de ler e ouvir. "A mãe sempre tinha assunto para compartilhar pelo tanto que lia", lembra Rubens. Deixa seis filhos, 18 netos e seis bisnetos.

Dia 20 de junho, aos 82 anos, de choque séptico.

* * * * *

CURITIBA

Adalton Valezim, 65 anos, autônomo, filho de Pedro Valezim e Palmyra dos Santos Valezim. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela do cemitério da Quarta Parada – São Paulo, SP.

Agenir Woiciechoski, 71 anos, do lar, filha de Laurindo Woiciechoski e Apolônia Woiciechoski. Sep. ontem.

Amabile Comim, 89 anos, enfermeira, filha de Esperindeo Comim e Maria Luiza Comim. Sep. ontem.

Ana da Costa Figueiredo de Souza, 89 anos, do lar, filha de Remualdo da Costa Figueiredo e Joana Batista dos Santos. Sep. ontem.

Anderson Quirino Pereira, 23 anos, auxiliar, filho de Valmir José Maria Pereira e Ângela Aparecida Quirino. Sep. ontem em Matinhos.

Anézia Soares, 84 anos, auxiliar de serviços gerais, filha de João Adriano Gonçalves e Cezaria Ribeiro. Sep. às 15 h, no Cemitério Santo Expedito Ltda, saindo da capela municipal de Campo Largo.

Antônio de Freitas, 76 anos, funcionário público municipal, filho de Benedito Porfírio de Freitas e Antônia Rita de Jesus. Sep. ontem.

Argemira do Rosário Guimarães, 77 anos, costureira, filha de Joaquim Sezinando do Rosário e Leopoldina Cordeiro do Rosário. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela Natalina Berti – São José dos Pinhais.

Arlindo Gulin, 72 anos, empresário, filho de João Gulin e Rosa Gualdesi Gulin. Sep. ontem.

Cleonice Cristina Machado da Silva, 18 anos, diarista, filha de João Antunes da Silva e Leoirte Maria do Rocio Machado. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Tijucas do Sul.

Deoclesio José Nievinski, 41 anos, mecânico, filho de Clemente Nievinski e Tereza Lourdes Battistella Nievinski. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela do Centro dos Idosos – Santiago do Sul, SC.

Dirceu Antônio, 77 anos, mestre de obras, filho de Antônio Costa e Roza Beneto Costa. Sep. ontem.

Diva Alfa de Paula Macedo, 85 anos, autônoma, filha de José Balbino de Paula e Benedita Alfa de Paula. Sep. às 10 h, no Cemitério Vertical, saindo da capela do mesmo.

Dolores dos Santos, 68 anos, comerciante, filho de Paulo Kwiatkowski e Maria Kwiatkowski. Sep. ontem.

Dorvalino Ribeiro, 49 anos, padeiro, filho de Benedito Ribeiro e Maria Maria da Luz. Sep. ontem.

Eliseu Ferreira Mota, 38 anos, lavrador, filho de José Ferreira Mota e Rosina Rabello Mota. Sep. ontem.

Eloir Vieira Bittar, 70 anos, do lar, filha de Arthur da Silva Vieira e Julieta Muchi. Sep. ontem.

Erika Matias Aguiar Budek, 3 anos, filha de Rogério Aguiar Budek e Vanessa Matias. Sep. às 10 h, no cemitério municipal de Campo Magro, saindo da capela do mesmo.

Estanislao Vichinhevski, 86 anos, pedreiro, filho de Guilherme Vichinhevski e Roza Covaliski. Sep. às 9 h, no Paroquial Colônia Orleans, saindo da capela do mesmo.

Flávio da Silva Gosch, 69 anos, economista, filho de Flamino da Silva Gosch e Emília da Silva Gosch. Sep. ontem.

Francisca Machado Santos, 86 anos, do lar, filha de Pedro Gregório Machado e Maria da Luz Rocha. Sep. às 15 h, no Paroquial de Umbará, saindo da capela do mesmo.

Idelzina Coutinho dos Santos, 70 anos, do lar, filha de João Marques Coutinho e Maria Vidal dos Santos. Sep. ontem.

Jennifer Priscila de Oliveira, 20 anos, vendedora, filha de Tânia Salete de Oliveira. Sep. ontem.

José Ferreira Porto, 76 anos, segurança, filho de Virgulina Ferreira Porto. Sep. às 10h40, no Cemitério Padre Pedro Fuss (São José dos Pinhais), saindo da capela Bom Pastor – Pinhais.

Lícia Pereira da Silva, 67 anos, contadora, filha de João Pereira da Silva e Onorata Pereira da Silva. Sep. às 11 h, em cemitério a ser designado, saindo da capela 2 do cemitério municipal do Boqueirão.

Lucas Barbosa Batista, 21 anos, estudante, filho de Ozeias dos Santos Batista e Cláudia Aparecida Barbosa. Sep. às 10 h, em cemitério a ser designado, saindo da capela da Igreja Quadrangular – Vila Paranaguá – atrás da caixa d’água – Paranaguá.

Madalena Aparecida Dias Ramos, 61 anos, do lar, filha de Ana Dias. Sep. ontem.

Maria Aparecida de Lima Horokoski, 78 anos, do lar, filha de Joaquim de Lima e Maria Santi de Lima. Sep. ontem.

Maria Aparecida dos Santos Pietschmann, 55 anos, enfermeira, filha de Júlio José dos Santos e Ana Rita Rosa dos Santos. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela do cemitério municipal de Icaraima.

Maria da Conceição Franco Araújo, 85 anos, funcionária pública estadual, filha de José Lino Franco e Joana Adelaide dos Santos. Sep. ontem.

Maria Falcão dos Santos, 70 anos, do lar, filha de João dos Santos Falcão e Nair Vieira de Moura Falcão. Sep. ontem.

Maria José Preto, 82 anos, do lar, filha de Gabriel Ferreira e Ana Lúcia. Sep. às 10 h, no Cemitério Padre Pedro Fuss (São José dos Pinhais).

Maria Rosa Gonçalves, 100 anos, do lar, filha de José Antônio Messias e Maria Conceição Xavier Messias. Viúva de Moacir Gonçalves da Silva. Sep. ontem.

Marisa Santos da Silva Leite, 54 anos, biomédica, filha de João da Silva e Anézia Santos da Silva. Sep. às 15 h, no Cemitério Vertical, saindo da capela da Igreja Batista.

Nelson Valvassori, 81 anos, filho de Paulino Valvassori e Ana Scalise. Sep. ontem.

Olga Machado de Oliveira Wesguerber, 75 anos, comerciante, filha de Osvaldo Simões Machado e Luiza Herbstrith da Rosa. Sep. ontem.

Robson dos Santos Magalhães, 23 anos, servente, filho de Benedito Lyra Magalhães e Claudete dos Santos Magalhães. Sep. ontem.

Ronie Von Castagna, 45 anos, motorista, filho de Paulino Castagna e Maria Salete Morais Castagna. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela do Cemitério Parque – Maringá.

Rosa Harlette Lima, 70 anos, do lar, filha de Dinarte Lima eMaria Orais Lara. Sep. ontem.

Roseli Cordeiro Ribeiro, 69 anos, do lar, filha de Saliba Rodrigues Cordeiro e Tereza Padoim. Sep. às 10 h, no Paroquial Colônia Orleans, saindo da capela do mesmo.

Roza de Souza, 85 anos, do lar, filha de Wadislau Widelski e Anna Widelski. Viúva de Hildebrando de Souza. Sep. às 9 h, no Paroquial Colônia Orleans, saindo da capela 4 do mesmo.

Silvano Martins Machado, 89 anos, metalúrgico, filho de Cristiano Martins Machado e Rosa M. Machado. Sep. às 10 h, no Cemitério Padre Pedro Fuss (São José dos Pinhais), saindo da capela 2 do Cemitério Santa Cândida.

Solange dos Santos, 28 anos, auxiliar de produção, filha de Carlito dos Santos e Verônica Mathievicz dos Santos. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela do cemitério municipal de Cruz Machado.

Sônia Barreiros Rocha, 37 anos, do lar, filha de Cid da Silva Barreiros e Maria do Carmo Rebelo. Sep. às 10 h, no Cemitério Parque Iguaçu, saindo da capela do mesmo.

Stanislawa Malek Staskoviak, 86 anos, do lar, filha de Jacob Malek e Agata Malek. Sep. ontem.

Tereza Rosa Ribeiro, 60 anos, do lar, filha de José Caetano Apolinário e Maria Rosa Caetano. Sep. no dia 27 de julho, às 10 h, no Cemitério Vertical, saindo da capela da Igreja Evangélica Batista – Cajuru.

Terezinha Derosso, 78 anos, do lar, filha de Pedro Gabardo e Ítala Lúcia Gabardo. Sep. ontem.

Valdivia Pereira Miranda, 63 anos, do lar, filha de José Pereira e Maria de Paula Pereira. Sep. às 9 h, no Cemitério Santa Cândida, saindo da capela Berti – São José dos Pinhais.

Wilson Martin Ovani, 38 anos, carpinteiro, filho de João Batista Ovani e Doledide Mian Ovani. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela do cemitério municipal de Cascavel.

Zenilda de Freitas Cordoba, 59 anos, manicure, filha de José de Paula Cordoba e Olinda Padilha Cordoba. Sep. ontem.

Zue Rodrigues da Cruz, 71 anos, enfermeira, filha de Antero Quadros e Eulália Barros Quadros. Sep. ontem.

LONDRINA

Arlindo Antônio Serpeloni, 61 anos. Sep. às 10h30, no cemitério municipal de Rolândia, saindo da capela 1 do Cemitério Parque das Oliveiras – Londrina.

Domingos Félix Vieira, 89 anos. Sep. ontem em Londrina.

Gusttavo Miguel Parreira de Freitas. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Sertanópolis, saindo da capela do mesmo.

Izaulira da Conceição Silva, 54 anos. Sep. ontem em Bela Vista do Paraíso.

João Hurtado Hiliesca, 78 anos. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério São Pedro, saindo da capela 2 da Acesf – Londrina.

Maria José Ferreira Fongari, 87 anos. Sep. ontem em Imbau.

Matheus Henrique Ferreira, 12 anos. Sep. ontem em Assaí.

Paulo Roberto Antunes da Silva, 52 anos. Sep. ontem em Londrina.

Sebastiana de Moraes Gonçalves, 80 anos. Sep. às 8h30, no Cemitério Jardim da Saudade, saindo da capela do cemitério municipal de Cambé.

Vaneferson Bueno, 25 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Rolândia, saindo da capela do mesmo.

FOZ DO IGUAÇU

Antônio Ávila da Silva, 74 anos. Sep. ontem em Foz do Iguaçu.

João Rumão dos Santos, 91 anos. Sep. ontem em Foz do Iguaçu.

Jorge Winkert Júnior, 69 anos. Sep. ontem em Foz do Iguaçu.

Juracy Pereira da Silva, 63 anos. Sep. ontem em Foz do Iguaçu.

Maria de Oliveira Santos, 82 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Santa Terezinha de Itaipu, saindo da capela do mesmo.

Messias Ferreira dos Santos, 38 anos. Sep. ontem em Foz do Iguaçu.

Milton Rodrigues da Silva, 50 anos. Sep. ontem em Foz do Iguaçu.

Noilda da Silva, 63 anos. Sep. ontem em Foz do Iguaçu.

Rafael de Freitas, 25 anos. Sep. ontem em Serranópolis do Iguaçu.

Romário Arend, 85 anos. Sep. ontem em Foz do Iguaçu.

Tânia Aparecida dos Santos, 41 anos. Sep. ontem em Foz do Iguaçu.

MARINGÁ

Agnelo Arcenio dos Reis, 75 anos. Sep. às 10 h, no cemitério municipal de Astorga, saindo da capela da Igreja Presbiteriana Renovada. Rua Camilo Ramalho Mata, 181 – Centro – Astorga.

Antônio Vieira Filho, 65 anos. Sep. ontem em Mandaguari.

Deolinda Peres Pardo, 83 anos. Sep. às 9 h, no cemitério municipal de Mandaguari, saindo da Av. Amazonas – Centro – Mandaguari.

José Pereira Barros, 72 anos. Sep. ontem em Campo Mourão.

Lúcia Picotti Pagliari, 87 anos. Sep. às 10 h, no cemitério municipal de Arapongas, saindo da capela 1 da Prever. Rua Rolinhas, 1.643 – Centro – Arapongas.

Miguel Gallo, 84 anos. Sep. às 9 h, no cemitério municipal de Sarandi, saindo da capela da Prever. Rua Jaçanã, 866 – Centro – Sarandi.

Natália Vieira de Andrade, 79 anos. Sep. ontem em Maringá.

Ronie Von Castagna, 45 anos. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Parque, saindo da capela 2 da Prever. Rua Vereador Primo Monteschio, 250 – zona 2 – Maringá.

Sinval Sérgio Brancalhão, 54 anos. Sep. ontem em Maringá.

Valdenir Lara, 45 anos. Sep. ontem em Maringá.

* * * * *

As publicações neste espaço são gratui­tas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5832, ou por e-mail obituario@gazetadopovo.com.br. As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fones: 3224-7707 e 3324-9313.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]