• Carregando...
 | Arquivo da família
| Foto: Arquivo da família

Não é exagero dizer que Aníbal Alves da Rocha Loures Sobrinho nasceu para a política. Era um fã dessa seção dos jornais, gostava de ler e se informar sobre todos os assuntos do governo. Tinha prazer em se manter sempre atualizado. Dedicava seu tempo livre à esposa e ao pequeno sítio em Santa Mariana, no Norte Pioneiro do Paraná. Tinha um de semblante sério, mas, apesar disso, era muito brincalhão.

Atuou por quase toda a sua vida como tabelião, profissão que deu início à paixão pela política. Gostava de conversar e expor seu ponto de vista sobre os mais variados acontecimentos do setor aos que procuravam o cartório. Tinha paciência para ouvir e entender outras visões, mas também tinha a sua opinião sempre na ponta da língua. O hábito de ler diariamente os cadernos de política em jornais e revistas aumentava ainda mais esse interesse.

O auge de sua paixão pela vida pública se deu no início da década de 1960, em Astorga, no Norte do Paraná, onde exerceu um mandato como prefeito. Desse período, sempre destacava a alegria de ter atuado em favor da cidade. Após deixar o cargo, em 1964, voltou a trabalhar nos cartórios. Seguiu na profissão até completar 70 anos.

A paixão pela leitura não se limitava apenas às revistas e aos jornais, Aníbal também era amante dos livros. As biografias e romances históricos tomavam parte do seu tempo de leitura. Suas últimas jornadas literárias foram as histórias do ex-presidente Getúlio Vargas e de Maomé.

Católico, era um homem muito religioso. Mesmo não indo à missa com frequência, dedicava longos minutos antes de dormir para suas orações. Nas preces costumava pedir por bênçãos e realizações para seus quatro filhos.

Desde que nasceu, em Mangueirinha, no Sul do Paraná, Aníbal morou em várias cidades do estado. Passou a juventude em Londrina, onde conheceu a primeira esposa. Dessa união nasceram as filhas Maria Regina e Dora Lúcia. Todo o período do primeiro casamento foi vivido em Apucarana.

Serviço

As publicações neste espaço são gratuitas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5832, ou por e-mail obituario@gazetadopovo.com.br . As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fone: 3324-9313.

Após a separação, ele retornou a Londrina e conheceu Benedita Moreira. Eles se casaram e tiveram dois filhos: Aníbal Moreira e Lincoln. A relação com Benedita sempre foi de muita união. Eles gostavam de viajar e frequentar bailes pela cidade. A dança sempre uniu muito o casal, mas o costume foi sendo perdido com o desaparecimento dos salões de festas. Foi o segundo casamento que o fez se mudar para Astorga. Passou também pequenos períodos em Curitiba, mas, para fugir do frio da capital, preferiu criar raízes em Santa Mariana.

Seu pequeno sítio na cidade era outra grande paixão de sua vida. Passava horas cuidando dos afazeres do campo. Plantou milho, soja e várias árvores frutíferas. Quando não estava lidando com as atividades da terra, gostava de se informar sobre como cuidar do campo. Acompanhava as notícias sobre agricultura. Não perdia também os telejornais e as novelas, que costumavam ser suas distrações. Não era um grande fã de esportes, mas isso não o impedia de ser um ótimo apostador. “Sonhava com o dia que ganharia um bom prêmio na loteria esportiva para poder ajudar ainda mais a família”, conta a filha Dora.

Não era um homem de puxar conversa, mas se mostrava muito simpático depois que já conhecia quem estava ao seu lado. Bem-humorado, gostava de dar apelido para todas as pessoas – nenhum conhecido escapava de suas brincadeiras. Sua boa conversa e a pequena carreira política fizeram com que tivesse centenas de amigos nas cidades nas quais morou. Em Curitiba, costumava se encontrar com os colegas para conversar na Boca Maldita, no Centro da cidade.

Em novembro de 2014, Aníbal passou a sentir muita fraqueza. Foi ao hospital e descobriu que estava sofrendo de uma anemia profunda. Em janeiro de 2015, ainda acometido pela fraqueza, fez novos exames; Eles indicaram uma úlcera e também um câncer no estômago. Durante todo o tratamento se esforçava para se recuperar e voltar ao sítio. Mas na noite de 19 de maio, internado no Hospital do Câncer de Londrina, não resistiu. Deixa a esposa Benedita, as filhas Maria Regina e Dora Lúcia, os filhos Aníbal Moreira e Lincoln, quatro netos, genros e noras.

Dia 19 de maio, aos 90 anos, de câncer no estômago, em Londrina.
Colaborou: Getulio Xavier.

Lista de falecimentos - 29/05/2015

Alessandro de Oliveira Costa, 37 anos. Profissão: vigilante. Filiação: João Maria de Oliveira Costa e Clarice de Oliveira Costa. Sepultamento ontem.

Alexsandra Farias dos Santos, 36 anos. Profissão: lavrador. Filiação: Jailson dos Santos e Eleuzice Farias dos Santos. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo de residência.

Alice Maria Benk Felício, 79 anos. Profissão: do lar. Filiação: Antônio Benk e Rosa Cândida de Jesus. Sepultamento hoje, no Cemitério Jardim da Saudade I.

Antônio Carlos Rodrigues dos Santos, 58 anos. Profissão: autônomo. Filiação: João Rodrigues dos Santos e Rosalina da Silva Santos. Sepultamento ontem.

Antônio Franco de Lima, 53 anos. Profissão: servente. Filiação: José Franco de Lima e Maria Luíza de Lima. Sepultamento ontem.

Aristides Domingues Barbosa, 68 anos. Profissão: assistente administrativo. Filiação: Cypriano Souza Barbosa e Sebastiana Domingues Barbosa. Sepultamento ontem.

Carlos Martins dos Santos, 66 anos. Profissão: mestre de obras. Filiação: Aristides Martins dos Santos e Luzia Vitória dos Santos. Sepultamento ontem.

Christianne Furtado dos Santos, 44 anos. Profissão: promotora de eventos. Filiação: Ivo Bastos e Marisa Maleski Bastos. Sepultamento ontem.

Claudemir Messias Rosa, 49 anos. Profissão: motorista. Filiação: Elisio Messias Rosa e Maria Ramos da Quinta Rosa. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal de Campo Largo, saindo da Capela Municipal de Campo Largo.

Claudemir de Aguiar, 53 anos. Profissão: soldador. Filiação: Paternino José Aguiar e Esmeralda de Resende Aguiar. Sepultamento ontem.

Davi Luiz Costa Simão, 2 meses. Filiação: Marcos Antônio Simão e Jéssica Costa. Sepultamento hoje, no Cemitério Tranqueira, saindo da Capela Municipal da Lamenha Grande, em Almirante Tamandaré.

Dinarte Portela, 85 anos. Profissão: funcionário público municipal. Filiação: Francisca Portela. Sepultamento ontem.

Erlin Ferreira, 66 anos. Profissão: vigilante. Filiação: José Cândido Ferreira e Sebastiana Inês de Jesus. Sepultamento hoje, no Cemitério Padre Pedro Fuss, São José dos Pinhais, saindo da Capela Municipal do Boqueirão.

Eva Maria de Jesus Frazao, 78 anos. Profissão: do lar. Filiação: Clemente Pereira dos Santos e Ambrosina Inocência Pereira de Jesus. Sepultamento ontem.

Fernando José Henrker, 25 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Juciane de Jesus Henrker. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal de Almirante Tamandaré.

Florisval Custodio de Lima, 67 anos. Filiação: Alcides Custodio e Benvinda Maria de Jesus. Sepultamento ontem.

Francisco Luiz Romaguera Macedo, 87 anos. Profissão: procurador. Filiação: James Portugal Macedo e Maria Luíza Romaguera Macedo. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela Vaticano - Jade.

Goncalina dos Santos Nascimento, 89 anos. Profissão: do lar. Filiação: Joaquim Rodrigues dos Santos e Maria Cerina Pereira. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Santa Cândida.

Helton Miglioli, 21 anos. Profissão: ajudante. Filiação: Ivo Miglioli e Márcia Aparecida Miglioli. Sepultamento hoje, no Cemitério Contenda, saindo da Igreja Evangélica Vida Plena Jardim Independência, em São José dos Pinhais.

Iracema de Lara Lima, 97 anos. Profissão: do lar. Filiação: Hyppolito de Lima Nene e Arminda Martins de Lara Lima. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Iguaçu.

Iuriko Yamasaki, 76 anos. Profissão: do lar. Filiação: Kiyoshi Sakaguti e Mitusuno Sakaguti. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial Campo Comprido.

João Maria Marcondes, 71 anos. Profissão: motorista. Filiação: Galdino Marcondes e Adelina Pires Marcondes. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Boqueirão.

José Rafael de Souza dos Santos, 2 dias. Filiação: José dos Santos e Selma Aparecida Gonçalves de Souza. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim, em, São José dos Pinhais, saindo de Paroquial Umbará.

Josemar Ferreira, 52 anos. Profissão: padeiro. Filiação: Amadeu Chrispim Ferreira e Tereza Maciel Ferreira. Sepultamento ontem.

Jota José Pinheiro, 69 anos. Profissão: taxista. Filiação: Ayres Pinheiro e Juliana da Paixão Pinheiro. Sepultamento ontem.

Manuel Rodrigues Guedes, 90 anos. Profissão: representante comercial. Filiação: Manuel Rodrigues e Maria Guedes do Espírito Santo. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Iguaçu.

Maria Belisa Gomes da Silva, 84 anos. Profissão: bibliotecária. Filiação: Benedito Pimentel e Joana Gomes Pimentel. Sepultamento domingo, 31 de maio de 2015, em local a definir, saindo da Capela da Igreja São Francisco, em Jacunda.

Maria Cristina Rodrigues, 71 anos. Profissão: do lar. Filiação: José Lucas Rodrigues e Carmelita Gonçalves. Sepultamento ontem.

Maria Thereza Mendes Kosak, 82 anos. Profissão: do lar. Filiação: João Mendes de Souza e Ana Simões Mendes. Sepultamento ontem.

Maria de Fátima Freire da Silva, 58 anos. Profissão: auxiliar de produção. Filiação: Antônio Freire da Silva e Maria de Lourdes Freire da Silva. Sepultamento ontem.

Maria de Lourdes, 77 anos. Profissão: do lar. Filiação: Vicente Inácio da Silva e Maria José de Jesus. Sepultamento ontem.

Mário Dilceu Stival, 78 anos. Profissão: empresário. Filiação: Domingos Stival e Ariga Gualdezi Stival. Sepultamento ontem.

Nedir Flores Nogueira, 68 anos. Profissão: do lar. Filiação: Paulo Nunes Nogueira e Alzira Flores Nogueira. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela Municipal São Francisco de Paula.

Nelson Araújo, 68 anos. Profissão: empresário. Filiação: Eloy Mourão Araújo e Nádia Maria Araújo. Sepultamento ontem.

Odinei Zanotto, 72 anos. Profissão: mecânico. Filiação: Agostinho Zanotto e Catarina Zanotto. Sepultamento hoje, no Cemitério Jardim da Saudade II, em Pinhais.

Paulo Roberto do Nascimento Silva, 41 anos. Profissão: ajudante. Filiação: Antônio do Nascimento Silva e Maria do Nascimento Silva. Sepultamento hoje, no Cemitério Padre Pedro Fuss, em São José dos Pinhais, saindo de Santa Felicidade.

Pedro de Miranda, 72 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: Joaquim Baltazar de Miranda e Maria Bueno da Luz. Sepultamento hoje, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical.

Ronaldo Gonçalves Telles Júnior, 50 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Ronaldo Gonçalves Telles e Vera Eleuses Guimarães Telles. Sepultamento ontem.

Rony Luiz, 47 anos. Profissão: vendedor. Filiação: Agenor José Luiz e Zélia Câmara Luiz. Sepultamento ontem.

Sansao Araújo e Silva, 56 anos. Profissão: caldeireiro. Filiação: João Batista da Silva e Maria das Mercedes Candeia Araújo e Silva. Sepultamento ontem.

Sérgio Luiz de Mello, 58 anos. Profissão: frentista. Filiação: Gentil Ferreira de Mello e Leoni Didimo Mello. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque São Pedro.

Simone Georjane Rodrigues Assunção, 47 anos. Filiação: Rovelt Moreira Rodrigues e Francisca Alencar Pereira Rodrigues. Sepultamento ontem.

Teotonio de Matos, 89 anos. Profissão: zelador. Filiação: Elias Policiano de Matos e Edvirgem Maria de Matos. Sepultamento ontem.

Valdir Ivo Faria, 40 anos. Profissão: operador. Filiação: Amilton Ivo de Faria e Maria José de Faria. Sepultamento ontem.

Zulma Guimarães de Paula, 96 anos. Profissão: enfermeiro. Filiação: Manoel Marques Guimarães e Manoele Mello Guimarães. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Iguaçu.

Condolências

Deixe uma homenagem a um dos falecidos
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]