• Carregando...
 | Arquivo da família
| Foto: Arquivo da família

O médico Antônio Estorilio amava história. Tinha prazer em aprender tudo o que podia sobre lugares, pessoas e objetos. Nasceu em Borá, em São Paulo, mas veio para Arapongas, no Norte do Paraná, ainda recém-nascido. Passou toda a infância na cidade. Contava que os pais Cristóvão e Conceição foram “desbravadores” da região. Era o penúltimo filho entre os 12 do casal. Saiu do interior para estudar Medicina na UFPR, em Curitiba, e sonhava com o dia em que retornaria para Arapongas. Queria comprar a casa da infância para transformar em museu. A ideia era preservar a história dos pioneiros do estado.

O gosto pelo resgate histórico – de seus pais e de Arapongas – também o fez se debruçar nas pesquisas sobre o assunto. De uma mistura entre romance, histórias reais e um pouco de sua biografia nasceu seu primeiro livro: Os Retirantes - História dos Desbravadores do Norte do Paraná. A obra demorou dez anos para ser escrita e foi lançada em 2009. “Ele gostava de escrever o tempo todo. Usava os momentos livres em casa e os intervalos dos plantões médicos para narrar suas histórias”, conta a filha Carla. Ele se preparava para lançar seu segundo livro neste ano; Diário de Viviane é um romance com toques autobiográficos. Participou de vários concursos de literatura com seus inúmeros contos.

Antônio sempre atuou como clínico-geral em Curitiba e tornou-se também especialista em anestesias. Como um bom cientista, tinha muita curiosidade pelas novas técnicas. Pesquisava sobre vários assuntos, entre eles os novos métodos para bloquear a dor. Apesar de sua fé irrevogável na ciência, aventurou-se nas leituras sobre a parapsicologia. Comprou uma coleção de revistas e publicações para tentar entender aquilo que considerava inexplicável.

Morou no bairro Rebouças, na capital, e lá encontrou seu grande amor. Avistou Janete ao olhar para a casa que ficava em frente a sua. A jovem vizinha tornou-se sua namorada e esposa, depois de dois anos. O casamento completou 50 anos em 2015. Os quatro filhos Jairo, Carla, Elisabete e Fabio deram ao pai as suas maiores alegrias: os seis netos. Antônio sempre deu muito valor para a família. Gostava de destacar que passou os ensinamentos vindos dos pais e de seus irmãos aos filhos e netos.

Suas distrações eram a comida e o futebol. Era torcedor do Coritiba, mas não frequentava muito os estádios. Fazia questão de assistir aos jogos pela televisão. Não tinha quem o tirasse da frente do televisor nas noites de quarta-feira. O médico foi a um jogo da Copa do Mundo de 2014, no Brasil.

Serviço

As publicações neste espaço são gratuitas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5832, ou por e-mail

obituario@gazetadopovo.com.br

As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fone: 3324-9313.

A boa mesa era seu ponto fraco. Como tinha problemas cardíacos, deveria evitar alimentos pesados e gordurosos. Mas dava um jeito de escapar da dieta e apreciar seu prato favorito: pizza de calabresa e refrigerante. Também não comia legumes e tomava pouca água.

Antônio foi diagnosticado com um câncer no reto no fim de 2014. Por oito meses lutou contra o avanço da doença. Esteve internado e passou por uma cirurgia. Emagreceu muito. Depois de recuperado da internação, ele queria recolocar a vida em ordem. Os quilos que tinha perdido, porém, eram um impedimento. Em junho de 2015, em uma nova ida ao hospital, descobriu que a doença havia se espalhado. Alguns órgãos começaram a falhar em 5 de junho e Antônio não resistiu. Deixa a esposa Janete, quatro filhos, seis netos, um genro, duas noras e cinco irmãos: Mercedes, Geraldo, Maria, Luzia e Deolindo.

Dia 5 de junho, aos 78 anos, de câncer, em Curitiba.

Colaborou: Getulio Xavier

Lista de falecimentos – 15/06/2015

Adelina Alves dos Santos, 86 anos. Profissão: do lar. Filiação: Lucas Maciel dos Santos e Jusarina Alves dos Santos. Sepultamento ontem.

Adilson Ramos, 51 anos. Profissão: motorista. Filiação: Paulo Ramos e Sebastiana Almeida Grochenski. Sepultamento ontem.

Adjalmar Lucy Munhoz, 78 anos. Profissão: secretária. Filiação: Pompilio Munhoz e Thereza Munhoz. Sepultamento ontem.

Albano Totski de Lara, 82 anos. Profissão: funcionário público municipal. Filiação: Júlio Vieira de Lara e Maria Joana Totski de Lara. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela Mortuária do Cemitério Municipal da Lapa -PR.

Ana Francisca da Silva, 89 anos. Profissão: do lar. Filiação: José Antônio da Silva e Ana Rita da Silva. Sepultamento ontem.

Antônio Irani Castelli, 76 anos. Profissão: policial militar. Filiação: Leonildo Memoaco Castelli e Maria da Glória da Roza Castelli. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal do Água Verde.

Antônio Ludovico, 72 anos. Profissão: metalúrgico. Filiação: Wenderlin Ludovico e Ludivina Schwengher Ludovico. Sepultamento ontem.

Arthur Andreatta Filho, 70 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Arthur Andreatta e Maria Zelinski Andreatta. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal do Água Verde, saindo da Capela Municipal do Água Verde - Capela 02.

Augusto Nunes Ferreira, 52 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Valdomiro Nunes Ferreira e Maria das Neves Lima. Sepultamento ontem.

Carlos Almeida Carneiro Leão, 71 anos. Profissão: vendedor. Filiação: Adolpho Gouveia Carneiro Leão e Magdalena dos Santos Almeida. Sepultamento hoje, Cemitério Padre Pedro Fuss, em São José dos Pinhais, saindo da Capela Municipal do Boqueirão - Capela 02.

Celmira Odicea Siqueira, 73 anos. Profissão: do lar. Filiação: Eduardo Francisco Siqueira e Celmira Siqueira. Cerimônia hoje, no Crematório Vaticano.

Daiane Aparecida Ferreira de Sousa, 16 anos. Filiação: Laurito Ferreira de Sousa e Gislaine Aparecida Strobiano Sodre. Cerimônia hoje, no Crematório Jardim da Saudade, em Pinhais, saindo da Capela do Cemitério Memorial da Vida , em São José dos Pinhais.

Delise Fae Zanatta, 79 anos. Profissão: comerciante. Filiação: Luiz Fae e Itália Pavan. Sepultamento hoje, no Cemitério Jardim da Saudade I, saindo da Capela Mortuária.

Dioni Alberti Baur, 72 anos. Profissão: do lar. Filiação: Romulo Alberti e Cecília Piccoli Alberti. Sepultamento ontem.

Eduilio Savagin, 64 anos. Profissão: eletricista. Filiação: Antônio Savagin e Maria José Savagin. Sepultamento hoje, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical.

Esmeraldino Faria de Castro, 80 anos. Profissão: bancário. Filiação: Teotonio de Castro Faria e Jardelina Taborda de Faria. Sepultamento ontem.

Fernando César Ferreira Lago, 23 anos. Profissão: auxiliar de produção. Filiação: Luiz Lago e Ida Ferreira. Sepultamento ontem.

Fernando Oliveira da Silva, 26 anos. Profissão: auxiliar de produção. Filiação: Roberto Alencar da Silva e Ilma Maria de Oliveira. Sepultamento ontem.

Fernando de Souza Cândido, 32 anos. Profissão: servente. Filiação: Ezequiel Cândido e Josefa de Souza. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal do Boqueirão, saindo de residência.

Francelina Cavichiolo Bertolini, 101 anos. Profissão: do lar. Filiação: Luiz Cavichiolo e Anna Cavichiolo. Sepultamento ontem.

Geronima Dynkowski de Andrade, 78 anos. Profissão: do lar. Filiação: Alexandre Dynkowski e Boleslava Dynkowski. Sepultamento ontem.

Gertrudes Amália Kolbe, 93 anos. Profissão: do lar. Filiação: Pedro Kraus e Amália Schramm Kraus. Sepultamento ontem.

Gustavo Hass, 4 anos. Filiação: Josmar Hass e Noeli Borgo. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo de residência.

Ildo Bernaldo Bontorin, 84 anos. Profissão: empresário. Filiação: João Romano Bontorin e Thereza Dominga Bernardi. Sepultamento ontem.

Iraydes Maria de Lazzari Tozim, 88 anos. Profissão: do lar. Filiação: Pedro de Lazzari e Santa Rizzetto de Lazzari. Sepultamento ontem.

Israel Nunes Gouvea, 23 anos. Profissão: servente. Filiação: Laureano Gouvea Sobrinho e Marleide Nunes da Conceição. Sepultamento ontem.

João Rodrigues Cordeiro, 75 anos. Profissão: jardineiro. Filiação: Manoel Rodrigues Cordeiro e Joana Rosa da Silva. Sepultamento ontem.

Jorge Luís Norberto, 54 anos. Profissão: auxiliar de produção. Filiação: Izidoro Alves Norberto e Guilhermina de Oliveira Norberto. Sepultamento ontem.

José Cláudio Adriano, 57 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Fábio Gregório Adriano e Maria Teresinha Gomes Adriano. Sepultamento ontem.

José Ribeiro Baptista, 102 anos. Profissão: agricultor. Filiação: Francisco Alves Bicudo e Luíza Maria de Jesus. Sepultamento ontem.

José da Silva, 67 anos. Profissão: marceneiro. Filiação: Etelvina Muller da Silva. Sepultamento ontem.

Jurema Mastek Ramos, 98 anos. Profissão: professora. Filiação: João Mastek e Helena Woinarovski. Sepultamento ontem.

Laila Guimarães, 86 anos. Profissão: do lar. Filiação: Faud Curi e Aline Costa Curi. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Iguaçu.

Laura Maria dos Passos, 77 anos. Profissão: do lar. Filiação: José Moisés dos Passos e Maria Moreira dos Passos. Sepultamento ontem.

Leandrina da Silva, 84 anos. Profissão: do lar. Filiação: Francisca da Silva. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal do Boqueirão, saindo de residência.

Leonel Trevisan, 81 anos. Profissão: funcionário público estadual. Filiação: Luiz Trevisan e Maria Trevisan. Sepultamento ontem.

Loreci Soares Pinto, 73 anos. Profissão: do lar. Filiação: Aparício Soares Pinto e Ernestina Fernandes Paz. Sepultamento ontem.

Lucas de Almeida Assolari, 23 anos. Profissão: marceneiro. Filiação: Leonel Assolari e Marina de Almeida Assolari. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela Municipal de São José dos Pinhais.

Lucidio Milani, 77 anos. Profissão: funcionário público federal. Filiação: Eugênio Milani e Júlia Zanon Milani. Sepultamento hoje, no Cemitério Colônia Faria, em Colombo, saindo da capela.

Marcelo Geraldo Ferreira, 49 anos. Profissão: motorista. Filiação: Dinah Ferreira. Sepultamento ontem.

Marcelo Machado Santos, 23 anos. Profissão: estudante. Filiação: Aelson Aparecido Santos e Sidineia Aparecida Machado Santos. Sepultamento ontem.

Maria Aparecida Leite, 53 anos. Profissão: do lar. Filiação: José Leite e Geni Leite dos Santos. Sepultamento hoje, no Cemitério Padre Pedro Fuss, em São José dos Pinhais, saindo de local a ser designado.

Maria Aparecida de Campos Bertolazo, 83 anos. Profissão: do lar. Filiação: Joaquim Antônio de Campos e Silveria Leite Gonçalves. Sepultamento ontem.

Milto Paulo Bona, 72 anos. Profissão: comerciante. Filiação: Narciso Bona e Ana Bona. Sepultamento hoje, no Crematório Jardim da Saudade, em Pinhais, saindo da Capela Municipal São Francisco de Paula - Capela 01.

Milton Gomes Macedo, 81 anos. Profissão: porteiro. Filiação: José Gomes Macedo e Sofia Gomes Acedo. Sepultamento ontem.

Milton Santoro, 79 anos. Profissão: advogado. Filiação: Alberto Santoro e Ludovica Santoro. Sepultamento ontem.

Nair Brunetta, 73 anos. Profissão: do lar. Filiação: Manoel Alexandre da Silva e Ondina Ramalho da Silva. Sepultamento ontem.

Neilor da Silva, 65 anos. Filiação: Belmiro Silva e Maria de Jesus Silva. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Santa Cândida, saindo da Capela 01 .

Norma Potrich Borsatto, 89 anos. Profissão: professora. Filiação: Domingos Potrich e Hermelinda Possa. Sepultamento ontem.

Osmar de Jesus dos Santos, 38 anos. Profissão: operador empilhadeira. Filiação: Osvaldo dos Santos e Marli José dos Santos. Sepultamento ontem.

Paulo Lenhardt, 71 anos. Profissão: encarregado. Filiação: João Lenhardt e Maria Lenhardt. Sepultamento hoje, no Crematório Perpétuo Socorro, em Campo Largo, saindo da Capela Unilutus em Curitiba.

Quermes Fagundes, 65 anos. Profissão: agricultor. Filiação: Valdevino Fagundes e Seluta Pereira Dalcurtivo. Sepultamento ontem.

Rafaellen Strozzi Pina, 30 anos. Profissão: assistente social. Filiação: Gilvani Pina e Sílvia Maria Strozzi Pina. Sepultamento ontem.

Rita Cordeiro Santos, 69 anos. Profissão: costureira. Filiação: Felício Vidal Cordeiro e Otília Machado Cordeiro. Sepultamento hoje, no Cemitério Vaticano, saindo da Capela Jade.

Ronaldo Gimenes, 42 anos. Profissão: carpinteiro. Filiação: Cícero Gimenes e Maria Aparecida Gimenes. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Santa Cândida, saindo da Capela 02.

Selma do Rocio Cirino Afonso, 60 anos. Profissão: do lar. Filiação: Antônio Cirino Afonso e Maria do Carmo Afonso. Sepultamento ontem.

Sérgio Ribeiro de Carvalho, 46 anos. Profissão: soldador. Filiação: Ernasto Ribeiro de Carvalho e Guiomar de Carvalho. Sepultamento ontem.

Silvana Aparecida de Carvalho, 42 anos. Profissão: comerciante. Filiação: Licinio Augusto de Carvalho e Brasilina Maria de Carvalho. Sepultamento hoje, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical, saindo da Capela Mortuária Santa Helena.

Talita de Oliveira Proenca, 18 anos. Profissão: estudante. Filiação: João Maria Proenca e Rodriana Aparecida de Oliveira. Sepultamento ontem.

Valdomiro Mendes Rosseto, 65 anos. Profissão: motorista. Filiação: Francisco Rosseto e Antônia Mendes. Sepultamento ontem.

Vinícius Barbosa, 29 anos. Profissão: militar. Filiação: Luiz Carlos Barbosa e Maria Aparecida Gonçalves Barbosa. Sepultamento em data a definir, no Cemitério Municipal do Boqueirão.

Washington Toledo Campos, 58 anos. Filiação: José de Souza Campos e Erotildes Toledo Campos Silva. Sepultamento ontem.

William Vladimir Schuhli, 44 anos. Profissão: engenheiro. Filiação: Valmir Schuhli e Marlene Clemente Schuhli. Sepultamento ontem.

Condolências

Deixe uma homenagem a um dos falecidos

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]