• Carregando...
Ari em Gramado. Foto de dezembro de 2014 | Arquivo da família
Ari em Gramado. Foto de dezembro de 2014| Foto: Arquivo da família

“O seu Ari, o teu Ari e o nosso Ari” era a expressão que mais ilustra a essência do pedreiro Aristeu Palmeiro. Era o Ari da família, dos clientes –que viravam amigos–, dos amigos dos filhos – que se transformaram um pouco seus também ainda e o Ari dos vizinhos, aqueles que eram quase da família. Ele formou um círculo do bem.

Sua popularidade era quase de um estadista. Na infância e juventude, Ari criou suas memórias e amizades na Vila Leão, em Curitiba. Depois do casamento com Bernadete, o bairro Boa Vista virou seu chão. A casa grande e confortável construída por ele mesmo estava sempre de portas abertas. A filha Ana Paula lembra-se das festas de aniversários como as mais divertidas. Nos últimos cinco anos, a comemoração era realizada com a famosa feijoada do tio Ari, quando o casal recebia muita gente. Certa vez havia mais de cem convidados.

Tinha orgulho do que fazia. A profissão de pedreiro surgiu ainda na juventude e era o meio de ajudar a família. A mãe, Alice, saiu de Teixeira Soares, nos Campos Gerais, com 14 filhos. O pai, José, já havia falecido. A família Palmeiro veio tentar a sorte na capital e seguiu adiante com o empenho e dedicação da matriarca e das irmãs de Ari e com a experiência e o trabalho na construção civil dos irmãos mais velhos. Ele era o caçula e foi aprendendo o ofício de pedreiro.

Ari em Gramado. Foto de dezembro de 2014Arquivo da família

Com o tempo já sabia tudo sobre alvenaria, dominava as ligações elétricas e hidráulicas de uma construção e também era um pintor exigente, conta a filha. “Não derrubava nem um pingo de tinta”. Com pouco estudo, foi um verdadeiro autodidata.

Se um dia precisou escolher entre os estudos e a profissão, com os quatro filhos fez diferente. Incentivou que eles estudassem e usava como referência a sua história de vida. “O pai edificou muito coisas em nós, os filhos. Ele tinha a capacidade de edificar não só os espaços físicos, mas também construir as amizades e valores”, acrescenta Ana Paula.

Como autônomo, Ari definiu o tempo de parar de subir em telhados, mexer com pá de pedreiro e se sujar com caliças e afins. Não de todo, é claro. O último trabalho realizado ainda esse ano foi em fevereiro. Ele presentou uma vizinha com pintura da casa e uma nova fiação elétrica. Tinha se sensibilizado com a perda da senhora, pois ela enterrado um filho. “Era solidário e muito participativo na comunidade”.

Serviço

As publicações neste espaço são gratuitas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5832, ou por e-mail obituario@gazetadopovo.com.br . As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fone: 3324-9313.

Nas horas livres, aproveitava para viajar com Bernadete e às vezes com os filhos e as netas. Além das visitas ao município de Pitanga, no Centro-Sul do Paraná, onde moram os sobrinhos da família da esposa, e à Ilha do Mel, no Litoral paranaense, quando aproveitava para pescar. Ari também levou seu bom humor para um pouquinho mais longe. Em dezembro de 2014, ele, a esposa, as duas filhas e uma neta foram conhecer Gramado, na serra gaúcha. Se encantou com a natureza.

Nos últimos meses, Ari se abateu com a doença da irmã, Lenira, debilitada com problemas respiratórios. Ele sempre foi muito ligado à família e era guardião das irmãs. Para a tristeza da família, há dois meses Ari descobriu um câncer. Uma parada cardíaca levou Lenira na véspera do aniversário da sobrinha Ana Paula, em 1.º de maio, o que o deixou mais triste. Ele partiu oito dias depois. Na véspera do Dia das Mães, 9 de maio, Ari deu adeus, às 15 horas, na Hora da Misericórdia. De família religiosa, vários terços foram rezados na despedida.

No último gesto, a neta Ana Clara deixou o seu “cheirinho” mais amado para o “vovô levar junto”. Deixa a viúva Bernadete, os filhos Ana Paula, Arilson, Ariane e Edno, as netas Maria Cecília, Luana e Ana Clara, a irmã Zenita, e muitos amigos.

Dia 9 de maio, aos 78 anos, de câncer, em Curitiba.

Lista de falecimentos - 11/06/2015

Adriano Luís Jankovski, 43 anos. Profissão: vendedor. Filiação: Lino Jankovski e Aniela Kopytowska Jankovski. Sepultamento ontem.

Albino Baude, 76 anos. Profissão: pintor. Filiação: Paulo Baude e Júlia Skora Baude. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial Santa Cândida.

André Bento da Silva Fernandes, 18 anos. Profissão: auxiliar de serviços gerais. Filiação: João Bento Fernandes e Glaciane Rozilda da Silva. Sepultamento ontem.

Andreusa Rosa Coelho, 75 anos. Profissão: do lar. Filiação: Gentil Rosa e Maria Albine Rosa. Sepultamento ontem.

Anna Ribeiro, 92 anos. Profissão: do lar. Filiação: José Ribeiro e Guilhermina Ribeiro. Sepultamento ontem.

Antônia Barbosa Prestes, 91 anos. Profissão: do lar. Filiação: Joaquim Barbosa e Raimunda Marciana. Sepultamento ontem.

Aparecida Cândida de Oliveira da Silva, 70 anos. Profissão: do lar. Filiação: Antônio Ferreira de Freitas e Izabel Ferreira de Freitas. Sepultamento hoje, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical.

Balbina Knopiki Colaco, 67 anos. Profissão: do lar. Filiação: João Knopiki e Benvinda Correa Knopiki. Sepultamento ontem.

Charles Pereira Costa, 53 anos. Profissão: auxiliar de serviços gerais. Filiação: Aristoteles de Paula Costa e Laci Pereira Costa. Sepultamento hoje, no Cemitério Padre Pedro Fuss, São José dos Pinhais, saindo de residência.

David Estevanin, 81 anos. Profissão: vendedor. Filiação: Caetano Estevanin e Luisa Negri. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Iguaçu.

Francisco Lemes da Silva, 69 anos. Profissão: funcionário público municipal. Filiação: Pedro Lemes da Silva e Levina Lemes da Silva. Sepultamento ontem.

Geraldo de Souza, 83 anos. Profissão: zelador. Filiação: Roque de Souza e Elvira de Souza. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal de Almirante Tamandaré, saindo de Igreja Adventista do 7º Dia.

Germano Ferreira Andrade, 65 anos. Filiação: João Andrade Oliveira e Licena Ferreira Oliveira. Sepultamento ontem.

Gilberto Kispergue, 68 anos. Filiação: Nivaldo Kispergue e Leonir Kispergue. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Água Verde.

Gilmar Santos, 53 anos. Profissão: comerciante. Filiação: João Santos e Francisca de Oliveira Santos. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Santa Cândida, saindo da Capela Mortuária Paroquial do Orleans.

Gustavo Américo da Silva, 18 anos. Profissão: estudante. Filiação: Nilson Américo da Silva e Cláudia Maria Canestraro da Silva. Sepultamento hoje, no Cemitério Padre Pedro Fuss, em São José dos Pinhais.

Gustavo Cristiano Druszcz, 36 anos. Filiação: Tadeu Druszcz e Maria Dilair Druszcz. Sepultamento ontem.

Helma Tillmann, 82 anos. Profissão: do lar. Filiação: Eduardo Griebner e Anna Griebner. Sepultamento hoje, no Cemitério Guarituba, em Piraquara, saindo de residência.

Hilda Borba Colaco, 73 anos. Profissão: do lar. Filiação: Gabriel Borba e Olga Cordeiro Borba. Sepultamento hoje, no Cemitério Memorial da Vida, em São José dos Pinhais.

Jair Ignácio de Mattos do Nascimento, 69 anos. Profissão: motorista. Filiação: Armando Felisberto do Nascimento e Anair Vieira do Nascimento. Sepultamento hoje, no Cemitério Jardim da Saudade I.

Jason Soares Bueno, 61 anos. Profissão: motorista. Filiação: Nestor Soares Bueno e Zilda Slompo Bueno. Sepultamento ontem.

João Carlos Cortiano, 64 anos. Profissão: engenheiro civil. Filiação: Uyves Cortiano e Rachel Cortiano. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Água Verde.

João Dias, 86 anos. Profissão: mecânico. Filiação: Antônio Dias e Florenca Dias. Sepultamento ontem.

João Lell, 93 anos. Profissão: lavrador. Filiação: João Lell e Barabara Lell. Sepultamento ontem.

João Lorenzini, 89 anos. Profissão: lavrador. Filiação: Matheus Lorenzini e Antônia Calli. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Memorial Graciosa, em Quatro Barras, saindo da Capela do Cemitério Jardim da Colina, em Colombo.

José Pereira da Silva, 63 anos. Profissão: operador de máquinas. Filiação: Jacinto Pereira da Silva e Fidelcina Faustina da Cruz. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal de Campo Magro, saindo de residência.

Julieta da Silva Martins, 78 anos. Profissão: do lar. Filiação: Claro Batista da Silva e Carmelina de Britto Alves. Sepultamento hoje, no Cemitério Jardim da Saudade I.

Lourival Alves Marques Júnior, 60 anos. Profissão: mecânico. Filiação: Lourival Alves Marques e Terezinha Alves Marques. Sepultamento ontem.

Luci Helena Nunes, 64 anos. Profissão: vendedora. Filiação: Alberto G Nunes e Launy Seles Souza Nunes. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Santa Cândida, saindo da Capela Municipal São Francisco de Paula.

Luciana Soares, 34 anos. Profissão: professora. Filiação: Nivaldo Tibúrcio Soares e Isaura Soares. Sepultamento ontem.

Manoel Ribas Claro, 64 anos. Profissão: empresário. Filiação: Manoel Claro e Ana Ribas Claro. Sepultamento ontem.

Margarete Maria Guezi, 45 anos. Profissão: auxiliar de produção. Filiação: Antônio Manoel da Silva e Genoveva Maria da Conceição. Sepultamento ontem.

Maria Aparecida Bueno Rodrigues, 85 anos. Profissão: do lar. Filiação: João Bueno e Ana Aprigio. Sepultamento ontem.

Maria Aparecida Conrado da Silva, 88 anos. Profissão: do lar. Filiação: Luiz Conrado e Maria Friori. Sepultamento ontem.

Maria Baduy Pires, 91 anos. Filiação: José Baduy e Margarida Baduy. Cerimônia hoje, no Crematório Vaticano.

Maria de Lourdes Silva Pio, 72 anos. Profissão: servente. Filiação: Maria José da Silva. Sepultamento ontem.

Mauro Martins, 88 anos. Profissão: contador. Filiação: José Martins e Anália Duarte Martins. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim, em São José dos Pinhais.

Max Batista, 26 anos. Profissão: servente. Filiação: Antônio Batista e Izolina Borges Batista. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal da Cidade de Origem, saindo da Capela de Borda do Campo.

Miguel Norio, 80 anos. Profissão: jardineiro. Filiação: José Norio e Ilete Raab. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Bom Jesus dos Passos, em Piraquara, saindo da Capela Municipal do Água Verde.

Nadir Train Pelegrino, 67 anos. Profissão: professor. Filiação: Waldemar Train e Alfredina Train. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal da Cidade de Origem.

Nicodemos Ribeiro de Camargo Filho, 65 anos. Profissão: advogado. Filiação: Nicodemos Ribeiro de Camargo e Maria de Lourdes Camargo. Sepultamento ontem.

Olga Cochinski, 87 anos. Profissão: do lar. Filiação: Pedro Teleginski e Paulina Teleginski. Sepultamento ontem.

Paulo Sérgio Ribas Santiago, 65 anos. Profissão: médico. Filiação: Jefferson Santiago e Ardey Ribas Santiago. Sepultamento ontem.

Paulo Sérgio dos Santos Carmo, 35 anos. Profissão: lavrador. Filiação: Antônio Vito do Carmo e Francisca Terezinha dos Santos Carmo. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal da Cidade de Origem, saindo da Capela Mortuária em Borda do Campo.

Regina Gans, 50 anos. Profissão: do lar. Filiação: João Gans e Paulina Gans. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal de Almirante Tamandaré, saindo da Capela Vaticano - Esmeralda.

Regina Maria de Freitas de Oliveira, 57 anos. Profissão: do lar. Filiação: Francisco Borges de Freitas e Maria de Lourdes Kaminski de Freitas. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Santa Cândida.

Romilda da Silva Santos, 57 anos. Profissão: diarista. Filiação: João Antônio da Silva e Catarina Barbosa da Silva. Sepultamento hoje, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical.

Rosa Lisboa, 88 anos. Profissão: do lar. Filiação: Antônio Lisboa e Maria Luíza Lisboa. Sepultamento ontem.

Santa Maria Nunes, 90 anos. Profissão: doméstica. Filiação: Clarindo Maria Nunes e Maria Ângela Pessoa. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim, em São José dos Pinhais, saindo de residência.

Taiane Hey Pastro, 23 anos. Profissão: estudante. Filiação: Luís Antônio Pastro e Débora de Fátima Hey. Sepultamento ontem.

Teodoro Antunes Guides, 1 ano. Filiação: Mário de Mello Guides Neto e Mariana de Oliveira Franco Antunes Guides. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Iguaçu.

Terezinha Ferreira de Oliveira, 85 anos. Profissão: do lar. Filiação: Valdemaro dos Santos Ferreira e Dulcinea Pacheco. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela do Cemitério Municipal de Blumenau-SC.

Terezinha de Fátima Matoso Góes, 58 anos. Profissão: do lar. Filiação: Amador Matoso Nizer e Maria da Conceição Nizer. Sepultamento ontem.

Valdemir Antônio Rossini, 57 anos. Profissão: eletricista. Filiação: Aurélio Rossini e Lazinha Manetti Rossini. Sepultamento ontem.

Vera Lúcia dos Santos, 45 anos. Profissão: empresário. Filiação: Benedito Serafim dos Santos e Ana Garcia dos Santos. Sepultamento hoje, no Crematório Berti, em São José dos Pinhais, saindo da Capela do Cemitério Padre Pedro Fuss.

Yolanda Pereirda Rodrigues, 91 anos. Profissão: professora. Filiação: Manoel M Pereira e Presciliana de S Pereira. Sepultamento ontem.

Zely Bertoli Braga, 91 anos. Profissão: professora de educação física. Filiação: Jeremias Bertoli e Júlia Bertoli. Sepultamento ontem.

Condolências

Deixe uma homenagem a um dos falecidos
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]