• Carregando...
 | Arquivo da família
| Foto: Arquivo da família

Nilton sempre foi motorista. Quando a família veio de Miraí, interior de Minas Gerais, para a região de Rolândia foi para tentar a sorte de dias melhores. Nilton era o tratorista no sítio da família, localizado na região de Cambará (Norte Pioneiro). Mas logo passou a ser motorista profissional da empresa de viagens Princesa do Norte. Quando começou, as estradas não tinham asfalto. A filha Nilza lembra-se da ansiedade da espera pela volta do pai. Quando chovia, o ônibus encalhava, e demorava mais tempo para dar um abraço em Nilton. "Ele chegava sempre com a roupa suja de barro, mas um sorriso no rosto." Para a tristeza dos filhos, o pai ficava muito tempo na estrada para garantir o sustento.

Veio a separação da primeira esposa, e os quatro filhos precisaram ir morar com a avó, em Jacarezinho. Mas Nilton dava um jeito de matar as saudades. Com o tempo, virou fiscal de estrada. Entre as lembranças marcantes de Nilza está a do dia que, sentada na escada do colégio, viu ao longe o ônibus da empresa em que Nilton trabalhava apontar na estrada. E não é que o pai estava na porta, acenando? Mesmo distante, a empatia dele com os filhos era grande. Nilza pensava no pai, e ele aparecia.

Aposentado, virou motorista particular. Mas nem só de obrigações se resumia a vida de Nilton. Conhecido na região como o "Nilton do Opala", cuidava dos veículos como relíquias. Teve três modelos: um vermelho, da época em que a família morou em São Paulo; um na cor verde-água e outro na cor vinho, vendido recentemente, em 2012. Homem de fé, era diácono da Igreja Metodista em Santo Antônio da Platina. Alegre e fervoroso ao falar da palavra de Deus, fazia parte de um grupo de sanfoneiros que se reunia uma vez por semana para tocar e cantar hinos evangélicos. O dom musical foi herdado do pai, que quando jovem tocava em bailões durante festas de casamento.

Nilton esperava ansiosamente os telefonemas que avisavam das visitas que vinham da capital. Ao primeiro toque do telefone, Nilton respondia: "Jesus te ama". Em resposta, a filha Nilza completava: "Eu também". Quando chegavam, lá estava Nilton esperando na varanda, sentando em uma cadeira. O lugar era sagrado: sempre depois do almoço ou do jantar, a família se reunia para contar as novidades. E, nessa hora, Nilton fazia o que não podia quando os filhos eram pequenos. Jogava bola, andava de bicicleta e brincava de bonecas com as netas. Em setembro, comemorava seu aniversário e neste setembro, em especial, completaria 44 anos de união com Maria Antônia. Deixa seis filhos, 12 netos e seis bisnetos.

Dia 5 de setembro, 77 anos, de uma cardiopatia isquêmica.

* * * * *

CURITIBA

Adelino Pereira, 69 anos, carpinteiro, filho de Gregório Pereira e Maria Alves da Silva. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Padre Pedro Fuss (São José dos Pinhais), saindo da capela Natalina Berti, em São José dos Pinhais.

Alceu Rocha Braga, 86 anos, filho de Francisco Vieira Braga e Ana Maria da Rocha. Sep. ontem.

Alexsandro de Lara Miranda Perez, 14 anos, estudante, filho de Edmilson de Miranda Perez e Sueli de Jesus Alves de Lara. Sep. ontem.

Almerinda Miranda, 101 anos, do lar, filha de Sebastião Miranda e Maria José Miranda. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim (São José dos Pinhais), saindo da capela da Igreja Assembleia de Deus, na Rua Vicente de Carvalho, 602 – Cajuru.

Ari Leon Jurkiewicz, 69 anos, médico, filho de Chaim Jurkiewicz e Blima Jurkiewicz. Sep. ontem.

Arildo Correia, 22 anos, torneiro-mecânico, filho de Adão Correia e Neide Aparecida Soares Correia. Sep. ontem.

Aristides Saldanha Verges, 92 anos, filho de Jorge Verges Filho e Jocelina Saldanha Verges. Sep. ontem.

Eduarda Demetrio, 80 anos, do lar, filha de Inácio Manoel Cardoso e Bernardina Ferreira Cardoso. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Jardim da Saudade II (Pinhais), saindo da capela da Igreja Assembleia de Deus – Alto Boqueirão.

Ewerson Barbosa da Silva, 41 anos, polidor, filho de Mario Barbosa da Silva e Percilia de Paula da Silva. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Jardim da Saudade I, saindo da capela do Paroquial Frei Miguel – Novo Mundo.

Francisca Gomes Doppler, 75 anos, do lar, filha de Ângelo Gomes e Salvadora Mansano. Sep. às 10 h, no Cemitério Jardim da Saudade II (Pinhais), saindo da capela do Cemitério Vertical.

Hans Peter Gerstner, 65 anos, filho de Hermann Gertner e Lieselotte Paula Gerstner. Sep. ontem.

Iraci Francisca Farias, 78 anos, professora, filha de Sebastião Farias e Doliria Batista. Sep. ontem.

Joanna da Silveira, 81 anos, do lar, filha de Alberto de Menezes Teixeira e Etelvina Borges Teixeira. Sep. ontem.

Jorge Antunes Branco, 85 anos, auditor, filho de João Antunes Branco e Izaura Jovina da Conceição. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Jardim da Saudade II (Pinhais), saindo da capela do mesmo.

Jorge Pellegrini Samways, 74 anos, administrador de empresas, filho de Joel Silveira Samways e Elma Doninelli Pellegrini Samways. Sep. ontem.

Jorge Przybiovic, 41 anos, funcionário público estadual, filho de Domingos Przybiovic e Leonidia Lubina Przybiovic. Sep. ontem.

José Freire do Nascimento, 71 anos, cozinheiro, filho de Aguinaldo do Nascimento e Alvina Rocha Freire. Sep. às 16h30, no Cemitério Padre Pedro Fuss (São José dos Pinhais), saindo da capela da Igreja Assembleia de Deus – Ministério Colombo, em São José dos Pinhais.

Júlio Chojiro Arita, 63 anos, funcionário público estadual, filho de Saburo Arita e Nobuko Arita. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Parque Iguaçu, saindo da capela do mesmo.

Jurema Possamai Camargo, 92 anos, funcionária pública estadual, filha de João Possamai e Eugenia Collodel. Sep. ontem.

Lázaro Ignácio Rodrigues, 84 anos, motorista, filho de João Ignácio de Jesus e Anna Ignácio de Jesus. Sep. ontem.

Leonilda Xavier Claudino, 64 anos, auxiliar de serviços gerais, filha de João Justino Xavier e Ana Benedita de Oliveira Xavier. Viúva de Francisco Claudino. Sep. ontem.

Leontina Maria de Jesus Araujo, 72 anos, do lar, filha de João Manoel de Jesus e Felicidade Maria de Jesus. Sep. às 9 h, em cemitério a ser designado.

Lino Borges, 54 anos, agricultor, filho de Pedro Celestino Borges e Ana Josefa Borges. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela Comunitária – Uberaba.

Luiz do Carmo Siben Pinto, 64 anos, motorista, filho de Gustavo de Paula Pinto e Olivia Mateus Pinto. Sep. ontem.

Marlei Maria de Oliveira, 63 anos, do lar, filha de Edir Jambiski de Oliveira e Edir Jambiski de Oliveira. Sep. às 13 h, no Cemitério Borda do Campo (São José dos Pinhais), saindo da capela do mesmo.

Matheus Felipe Oliveira Pessoa, 14 anos, filho de Claudinei de Souza Pessoa e Rute de Oliveira Moreira. Sep. às 11h30, em cemitério a ser designado, saindo da capela do Cemitério Alamandas, em Londrina.

Mathilde Cunha Chamanno, 85 anos, do lar, filha de Romão Vicente da Cunha e Arminda Rosa Cunha. Sep. ontem.

Moacir Domingos de Paula, 71 anos, filho de Aparício Domingos de Paula e Delfina de Oliveira. Sep. ontem.

Osmar Saldanha, 77 anos, filho de Uriel Saldanha e Alba Zortea Saldanha. Sep. às 11 h, em cemitério a ser designado, saindo da capela da Igreja Assembleia de Deus – São Braz.

Ricardo Farias de Oliveira, 18 anos, pedreiro, filho de Jonas Batista de Oliveira e Vanessa de Farias. Sep. ontem.

Rita de Cássia Dombroski Amorim, 50 anos, supervisora, filha de Pedro Dombroski e Alice Rigoni Dombroski. Sep. às 9 h, no Cemitério Parque Iguaçu, saindo da capela do mesmo.

Terezinha Oteka, 75 anos, do lar, filha de Paulo Donaiski e Verônica Donaiski. Sep. às 9h30, no Paroquial Abranches.

Valdemar Batista da Silva, 77 anos, pintor, filho de Joaquim da Silva e Joana Maria da Conceição. Sep. ontem.

Valter Cannabrava, 60 anos, porteiro, filho de Mozart Cannabrava e Ercilia de Almeida Cannabrava. Sep. ontem. Às 17 h

Verena de Cássia Farracha Saiz, 38 anos, do lar, filha de Adilson Farracha Saiz e Darcleia de Lourdes Farracha Saiz. Sep. ontem.

Walter Paiffer Filho, 56 anos, vendedor, filho de Walter Paiffer e Alice Martins Paiffer. Sep. às 17 h, no Cemitério Jardim da Colina (Colombo), saindo da capela 1 do cemitério municipal Santa Cândida.

Yassussi Harada, 86 anos, comerciante, filho de Kenzo Harada e Tutae Harada. Sep. ontem.

FOZ DO IGUAÇU

Desidério Sanchez Solis, 48 anos. Sep. ontem em Foz do Iguaçu.

Elzira Bremm, 62 anos. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Municipal Jardim São Paulo, saindo da capela 2 do Cemitério São João Batista, em Foz do Iguaçu.

Helena Witczak Sallet, 79 anos. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Comunitário Lote Grande, saindo da Rua Jaçanã, 691 – Portal da Foz, em Foz do Iguaçu.

José dos Santos Videira, 52 anos. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Municipal Três Lagoas – Novo, saindo da capela da Igreja Nossa Senhora de Lurdes – Jardim Petrópolis.

Sidinei Palomo, 33 anos. Sep. ontem em Santa Terezinha de Itaipu.

MARINGÁ

Isabel Sesso Leite, 88 anos. Sep. ontem em Arapongas.

Jandira Menta Dianin, 79 anos. Sep. ontem em Mandaguari.

Manoel Messias de Lima, 53 anos. Sep. às 10 h, no cemitério municipal de Paiçandu, saindo da Rua Boa Vista, 468 – Petropolis.

Marlei Maria de Oliveira, 63 anos. Sep. às 17 h, no Cemitério Borda do Campo – Santa Lúcia, saindo da capela do mesmo, em São José dos Pinhais.

Waldir de Oliveira Coutinho, 87 anos. Sep. às 17 h, no Cemitério Parque (Maringá), saindo da capela 1 do mesmo.

* * * * *

As publicações neste espaço são gratui­tas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5832ou por e-mail obituario@gazetadopovo.com.br. As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fones: 3224-7707 e 3324-9313.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]