• Carregando...
 | Arquivo da família
| Foto: Arquivo da família

Havia 15 anos Álvaro era uma espécie de "embaixador" de Curitiba. Toda vez que voltava para Piraju, cidade do interior de São Paulo onde nasceu, criou sua família e se aposentou como funcionário público estadual, contava e recontava as belezas do Paraná. Tanto é que por lá Álvaro já era conhecido pelo apelido de "Curitiba". Para ele, eram encantadoras a beleza e, principalmente, a quantidade de verde que apreciava em suas andanças de ônibus. Só na Linha Turismo, orgulhava-se, foram 12 vezes usando o serviço para visitar praças e parques. Também em seu roteiro estavam a feira de sábado da Rua Alberto Bolliger, o Bar do Dante, na mesma região, e a Feira do Largo da Ordem. O vendedor do "grilo que pula" que o diga, pois Álvaro era frequentador assíduo da sua barraca. Não tinha um neto ou bisneta que não tenha um em sua coleção. Levava a vida com bom humor.

Entre seus amores, a arte circense figurava nos primeiros lugares. O mágico, com seus truques, era encantador para Álvaro. Nos últimos seis anos, as visitas ao circo chegaram a atingir a marca de 50, lembra o filho, também Álvaro, contando com espetáculos em Curitiba e região metropolitana. Os melhores recebiam mais de uma visita. Mas tinha de ser daquele tipo de circo antigo, com lona, trapézio, mágico e muita risada. Nada de espetáculos. Entre seus preferidos estava o circo do "Zé Priguiça", no Alto Boqueirão.

Em seus aniversários, claro que não podia deixar de comparecer a figura do mágico. Entre os truques, Álvaro ficava de olho comprido no da moeda, para depois reproduzi-lo com os netos. Achava divertido. No entanto, nunca pensou em fazer parte da trupe. Só quando alguém ficava bravo é que brincava que iria fugir com o circo "nem que fosse para trabalhar como ‘amarra cachorro’", uma espécie de faz-tudo na linguagem circense. E, como não podia ser diferente, no último aniversário de 96 anos, comemorado no mês de julho, tinha mágico, sim senhor! Deixa cinco filhos, 15 netos e duas bisnetas.

Dia 28 de julho, aos 96 anos, de falência renal.

* * * * *

LONDRINA

Ademir Aparecido Padovani, 53 anos. Sep. ontem em Cambé.

Amélia do Carmo Piedade Oliveira, 78 anos. Sep. ontem em Londrina.

Antônio Carlos Soares Alencar, 51 anos. Sep. ontem em Londrina.

Augusto Bispo dos Santos, 95 anos. Sep. às 8h30, no Cemitério Jardim da Saudade, saindo da capela 1 do mesmo – Londrina.

Benedito Franco, 75 anos. Sep. ontem em Londrina.

David Luiz Medina Moro. Sep. ontem em Londrina.

Denício Alves de Moura, 54 anos. Sep. ontem em Londrina.

Dilda de Freitas Moraes, 79 anos. Sep. às 8h30, no Cemitério Padre Anchieta, saindo da capela 1 da Acesf – Londrina.

Éden Cícero Dantas da Silva, 49 anos. Sep. ontem em Assai.

Geni Pereira da Silva, 65 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Guairá, saindo da capela do mesmo.

Izaquel Dionizio da Silva, 50 anos. Sep. ontem em Wenceslau Braz.

José Cima, 95 anos. Sep. ontem em Londrina.

José Reinaldo de Oliveira, 49 anos. Sep. ontem em Londrina.

Luzia dos Santos Pereira, 69 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Ibiporã, saindo da capela do mesmo.

Maria Cecília Januário, 68 anos. Sep. ontem em Cambé.

Maria Ferrari de Araújo, 71 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Jandaia do Sul, saindo da capela do mesmo.

Maria José da Silva Carvalho, 64 anos. Sep. às 9h30, no Cemitério Parque das Allamandas, saindo da capela 2 do mesmo – Londrina.

Natália Palota, 79 anos. Sep. ontem em Londrina.

Norma Blum Langa, 76 anos. Sep. ontem em Londrina.

Vilson de Lima, 50 anos. Sep. ontem em Londrina.

MARINGÁ

Adelino do Carmo Maria, 65 anos. Sep. ontem em Arapongas.

Augusta Rodrigues de Souza, 92 anos. Sep. ontem em Godoy Moreira.

Benedito Mariano Pereira, 84 anos. Sep. às 9 h, no cemitério municipal de Cianorte, saindo da Rua Monte Verde, 645 – zona 7 – Cianorte.

Francisco Camargo, 74 anos. Sep. às 9 h, no cemitério municipal de Ivatuba, saindo do salão comunitário – Centro – Ivatuba.

Ivone Inácio Leite, 72 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Mariluz, saindo da capela da Igreja Presbiteriana Renovada. Av. Principal – Centro – Mariluz.

João Manoel de Santana, 77 anos. Sep. ás 10 h, no cemitério municipal de Atalaia, saindo da capela do mesmo.

Miquelina Piornedo de Souza, 83 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Maringá, saindo da capela 4 da Prever. Rua Vereador Primo Monteschio, 250 – zona 2 – Maringá.

Prudenciana Maria do Rozario, 95 anos. Sep. ás 12h30, no cemitério municipal de Maringá, saindo da capela 2 da Prever – nobre. Rua João Furlan – Vila Vardelina – Maringá.

Rosi Mary Gonçalves dos Santos, 27 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Paiçandu, saindo da capela 1 da Prever. Rua João Luiz Barboza, 557 – Jardim paulista – Paiçandu.

Sinval Costa Garcia, 70 anos. Sep. ontem em Paranavaí.

Vera Lúcia Kavazani Santos, 49 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Santa Mônica, saindo da capela São Dimas – Centro – Santa Mônica.

FOZ DO IGUAÇU

Alenaldo Nery Carvalho, 60 anos. Sep. ontem em Foz do Iguaçu.

Alvarino José de Oliveira, 90 anos. Sep. em horário e cemitério a serem designados, em Uberaba, MG.

Anderson Faria, 25 anos. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da Rua Saturnino Rolon, 20 – Três Lagoas – Foz do Iguaçu.

Arneldo Havermann, 70 anos. Sep. ontem em Foz do Iguaçu.

Carlos Jara Casco, 48 anos. Sep. ontem no Paraguai, PY.

Cresencio Davalos Balenzuela, 76 anos. Sep. em horário e cemitério a serem designados, em Ciudad Del Este – Paraguai, PY.

Gervásio Moraes dos Santos, 78 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério comunitário de Lote Grande, saindo da capela Morumbi II – Foz do Iguaçu.

Ilda Bergamaschi, 60 anos. Sep. ontem em Foz do Iguaçu.

João Maria dos Santos, 68 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Três Lagoas – novo – Foz do Iguaçu.

Manoel Gonçalves de Dodoi, 83 anos. Sep. em horário e cemitério a serem designados, em Santo Antônio do Sudoeste.

Maria Cristina da Luz, 57 anos. Sep. ontem em Foz do Iguaçu.

Nélida Ledesma, 59 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal do Jardim São Paulo, saindo da Rua Quintino Bocaiúva, s/n – Centro – Foz do Iguaçu.

CURITIBA

Acir da Silveira, 57 anos, motorista, filho de José Bento da Silveira e Hilda Izolina da Silveira. Sep. ás 10 h, em cemitério a ser designado, saindo da capela do Binga – Pinhais.

Ademir dos Santos Justus, 62 anos, carpinteiro, filho de Fermino Justus e Noêmia dos Santos. Sep. ontem.

Antônia dos Santos, 61 anos, do lar, filha de Antônio Caetano dos Santos e Olinda Cardoso dos Santos. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim (São José dos Pinhais).

Antônio Mantovani Filho, 72 anos, economista, filho de Antônio Mantovani e Adalgiza P. Mantovani. Sep. ontem.

Arlindo Boettger, 65 anos, estofador, filho de Cláudio Boettger e Salvina Boettger. Sep. às 9 h, no Cemitério Vertical, saindo da capela do mesmo.

Aurora Batista, 82 anos, bancária, filha de Juvêncio Batista da Silva e Laura Maria de Jesus. Sep. ontem.

Brígida Rodrigues da Silva, 83 anos, do lar, filha de Roseno Pereira da Silva e Balbina Rodrigues de Macedo. Sep. às 10 h, no Cemitério Santa Cândida.

Christina Maria Maciani, 97 anos, do lar, filha de Antônio Bortolazzi e Palmira Fim. Sep. ás 10 h, em cemitério a ser designado, saindo da capela do Cemitério São Ciro – Caxias do Sul, RS.

Eunice de Jesus dos Santos, 53 anos, cozinheira, filha de Abílio dos Santos e Lazara dos Santos. Sep. ontem.

Fauzie Handar, 62 anos, do lar, filha de Ajaj Handar e Noêmia de Souza Handar. Sep. ontem.

Felippe Skora, 89 anos, bancário, filho de Francisco Skora e Júlia Skora. Sep. ontem.

Fernanda Albini Pereira Figueiredo, 3 anos, filha de Geovani Figueiredo e Elisângela Albini Pereira Figueiredo. Sep. ontem em Paranaguá.

Hilda Borges Pereira, 92 anos, do lar, filha de Argentina C. Cordeiro. Sep. ontem.

Iolanda Saldanha Cunha, 78 anos, do lar, filha de Julieta Soares Saldanha. Sep. às 14 h, no cemitério municipal do Boqueirão, saindo da capela da Associação da Vila Militar (AVM).

Jandira Carvalho de Almeida, 84 anos, do lar, filha de Claudino Amâncio de Carvalho e Honoria Maria de Jesus. Sep. ontem.

João Carlos Belasque, 54 anos, motorista, filho de José Belasque e Maria Aparecida Belasque. Sep. às 8 h, em cemitério a ser designado.

João de Paula, 55 anos, taxista, filho de Miguel Francisco de Paula e Bernardina Alves de Paula. Sep. no dia 9 de agosto, às 9 h, no Cemitério Santa Cândida, saindo da capela 2 do mesmo.

João Frazão, 84 anos, pedreiro, filho de Antônio Frazao e Ermínia Fiori. Sep. às 14 h, no Cemitério Água Verde, saindo da capela 2 da Luz.

José Alves, 78 anos, carpinteiro, filho de Perciliano José Alves e Amélia Maria de Jesus. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Jardim Independência (Araucária), saindo da Avenida das Araucárias, 1.773 – Thomas Coelho – Araucária.

José de Souza Gomes, 82 anos, eletricista, filho de Deolinda de Souza Gomes e Lydia Murara de Souza Gomes. Sep. às 10 h, no Cemitério Água Verde, saindo da capela 3 do mesmo.

José Natalino Mina, 71 anos, empresário, filho de Natalio Antônio Mina e Cristina Orabona. Sep. ontem em São Paulo, SP.

José Roberto Dias, 72 anos, militar, filho de Antônio Alexandre Fogaça e Antônia da Silva Dias. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela 3 do Cemitério Municipal.

Josué Happel, 57 anos, mestre de obras, filho de Henrique Florentin Happel e Otávia Ferreira Happel. Sep. ontem em Campina Grande do Sul.

Lauro Calistro dos Santos, 37 anos, pedreiro, filho de Catarina Calistro dos Santos. Sep. ontem.

Lindamir Martins de Oliveira, 84 anos, do lar, filha de João Martins de Oliveira e Adelina de Oliveira. Viúva de Antônio Dinao. Sep. ás 16 h, no Cemitério Água Verde, saindo da capela 2 do mesmo.

Marcelo José da Silva, 35 anos, auxiliar de produção, filho de Dejanira Jordão da Silva. Sep. ontem.

Maria Amélia da Conceição Fiori, 86 anos, do lar, filha de Attilio Brusamolin e Lúcia Brusamolin. Viúva de João Alcebiades Fiori. Sep. ontem.

Maria Aparecida do Prado Fonseca, 86 anos, do lar, filha de Marcolino Rodrigues do Prado e Antônia Maria de Jesus. Viúva de João Batista Fonseca. Sep. às 14 h, no Cemitério Jardim Independência (Araucária), saindo da capela do mesmo.

Maria Francelina Lopes dos Reis, 72 anos, do lar, filha de João Lopes Sabino e Cecília Joaquina de Jesus. Sep. às 9 h, em cemitério a ser designado.

Maristela de Ramos dos Santos, 46 anos, balconista, filha de Noely Eleutério de Ramos e Adonis Ferreira de Ramos. Sep. às 17 h, no Cemitério Água Verde, saindo da capela 1 do mesmo.

Marlene Aparecida Ramos, 36 anos, vendedora, filha de Luiz Elias Ramos e Maria Ivanira Ramos. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Jardim Independência (Araucária).

Maureci Lopes dos Santos, 49 anos, do lar, filha de Alberto Lopes dos Santos e Maria Ferreira Pereira dos Santos. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela do cemitério municipal de Paranaguá.

Michio Nagai, 73 anos, engenheiro metalúrgico, filho de Bunichi Nagai e Sueko Nagai. Sep. às 14 h, no Crematório Vaticano, saindo da capela Vaticano – Esmeralda.

Natanael Phelipe Moreira Kurten, 13 dias, filho de Valdir Sandro da Luz Kurten e Leonice Aparecida da Cruz Moreira. Sep. ontem.

Neuza Lopes, 88 anos, do lar, filha de Antônio Nunes Marchiraio e Alayde Nunes Marchiorato. Sep. ás 11 h, no Cemitério Municipal, saindo da capela 1 do mesmo.

Orestes Betta, 83 anos, cobrador de ônibus, filho de Ricardo Betta e Lúcia Betta. Sep. ontem.

Ovanir Gonçalves de Oliveira, 76 anos, pedreiro, filho de Antônio Stulano Francisco Oliveira e Maria Rosa Fernandes de Oliveira. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal do Boqueirão, saindo da capela da Paz – Boqueirão.

Rafael de Souza Bueno, 18 anos, auxiliar de serviços gerais, filho de Paulo Bueno e Vera Lúcia de Souza Machado. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal do Boqueirão, saindo da capela da Associação de Moradores – Vila Rose – Barigui – CIC.

Rita de Cássia Kriszenski, 43 anos, do lar, filha de Alvarino Ferreira Coelho e Maria José Coelho. Sep. às 10 h, no Cemitério Padre Pedro Fuss (São José dos Pinhais), saindo da capela Bom Pastor – Pinhais.

Ruy Ferreira, 92 anos, engenheiro civil, filho de Jacques Ferreira e Marta Ferreira. Sep. às 16 h, no Cemitério Água Verde, saindo da capela 2 do Cemitério Municipal.

Selene Lucca Goes, 71 anos, do lar, filha de Paolo Lucca e Ângela Ferrarini Lucca. Sep. ontem.

Suelem Aparecida Soares Schramm, 28 anos, vendedor, filho de Guilherme Schramm Filho e Celir Soares Schramm. Sep. às 9 h, no cemitério municipal do Boqueirão, saindo da capela 2 do mesmo.

Wilson de Oliveira Franco, 78 anos, mecânico, filho de Ranulfo de Oliveira Franco e Olívia de Oliveira Franco. Sep. às 11 h, no Paroquial de Umbará, saindo da capela 4 do Cemitério Água Verde.

* * * * *

As publicações neste espaço são gratui­tas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5832, ou por e-mail obituario@gazetadopovo.com.br .As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fones: 3224-7707 e 3324-9313

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]