• Carregando...
 | Arquivo da família
| Foto: Arquivo da família

Em 10 de abril, o protesto de alunos da rede estadual em frente ao Núcleo Regional de Educação de Curitiba em consequência da greve foi a deixa para Deuzita Cardoso da Silva, chefe do núcleo, mostrar a sua personalidade. Era uma gestora tranquila e conciliadora, mas determinada. A educadora recebeu prontamente o grupo e prometeu visitar todas as escolas e identificar os problemas; e assim fez. Reuniu os professores e pediu o retorno das aulas, justificando a situação dos alunos. “Viveu o magistério”, conta a irmã, Cristiane Cardoso Santos.

O sonho de Deuzita era assumir a chefia do Núcleo de Educação, o que conseguiu realizar em março, depois de 25 anos como professora e diretora da rede estadual. Estava entusiasmada com as mudanças. Segundo a irmã e atual Coordenadora da Educação Profissional do NRE Curitiba, em “dois meses de mandato, Deuzita revolucionou o núcleo”. Também desenhava outro projeto para futuro: daqui a quatro anos queria ser empossada como secretária da Educação do Paraná.

Cristiane acompanhou de perto a dedicação da irmã e colega. O objetivo era encontrar soluções para alunos e diretores; e também manter um bom ambiente de trabalho. Tinha pelos colegas o mesmo carinho que sempre demonstrou pelos alunos. Todos os dias chegava pela manhã e passava para dar bom dia aos funcionários dos cerca de dez departamentos existentes na sede do NRE de Curitiba, no Alto São Francisco. Eram quase 130 pessoas que recebiam a sua atenção, um abraço e um beijo. “Ela tinha uma necessidade de abraço e aproximação”, define a irmã.

Serviço

As publicações neste espaço são gratuitas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5832, ou por e-mail

obituario@gazetadopovo.com.br

As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fone: 3324-9313.

A estreia à frente do quadro-negro foi como professora de 1.ª a 4.ª série na Escola Estadual Dom Bosco, no bairro CIC –que atualmente é municipal. Ela cobriu a licença-maternidade de uma colega. Quando o período finalizou, seguiu para o Colégio Ivo Leão, no mesmo bairro, para ministrar aulas de 5.ª a 8.ª série.

Era uma professora participativa. Fazia teatro e dança com os alunos; viajava com eles; ia à escola aos fins de semana; e participava com entusiasmo dos eventos sociais com a comunidade. Foram sete anos em sala de aula. No Ivo Leão conheceu o marido, José Antonio da Silva, que na época era diretor da escola. Casaram-se em 1992. O matrimônio foi breve, pois Deuzita ficou viúva em 2001. Desde então nunca mais se relacionou com ninguém, conta a irmã. “Cada vez mais dedicou-se à profissão”.

Em 2002, foi transferida para o Colégio Estadual Pedro Macedo, no Portão. Dois anos depois, aceitou o cargo de diretora da escola e permaneceu nele por 11 anos.

Formada em Letras, Deuzita era apaixonada por literatura. Quando faltava algum professor na escola, ela se prontificava para entrar em sala de aula e discorrer sobre o assunto que mais gostava. Era comum também vê-la sentada com um aluno no pátio conversando; ou até mesmo entregando lanche na hora do intervalo. Mesmo diante de todo esse carinho, Deuzita era firme. Assumiu a escola em um período complicado, mas superou as dificuldades com a colaboração dos funcionários, professores e da comunidade. “Ela ‘batia’ com uma mão, enquanto a outra afagava”, define Cristiane, tamanha aproximação que gostava de manter com o outro. Também dava abraço e beijo nos alunos.

Fora da escola, fazia todas as vontades dos sobrinhos. As reuniões de família eram o seu divertimento. Se não estava trabalhando, curtia a companhia dos pais, irmãos e sobrinhos. Era comum voltar para casa somente de madrugada; depois de tomar café, jantar e relaxar na casa dos pais. Mantinha o apartamento somente para dormir. Durante o dia ainda fazia três ou quatro ligações para o pai, seu Amadeuzinho, como o chamava, para saber como ele e sua mãe estavam. Era dedicação exclusiva.

Os sobrinhos fizeram inúmeras viagens com a “tia do coração”. Passavam os fins de semana e feriados na chácara em Campo do Tenente, na Região Metropolitana de Curitiba, ou na casa em Guaratuba, no Litoral do Paraná. Era comum também a reunião dos amigos dos sobrinhos, os quais viravam seus amigos. Com tantos convidados, sempre mantinha estoques de comida. Se o jantar era para dez pessoas, a quantidade feita era para 30. Tudo tinha de sobrar. Sushi era sua comida preferida, lembra a irmã. Deuzita não se esqueceu de pedi-lo para a irmã mesmo quando esteve hospitalizada.

Deuzita descobriu um câncer de mama nos últimos meses. Passou por um mês de tratamento. Mas foi para o hospital por causa de complicações de uma hérnia no estômago. Estava hospitalizada quando soube que iria receber um prêmio da Assembleia Legislativa pela dedicação à educação, em 30 de maio. Sem condição de ir à cerimônia, pediu que a irmã fosse em seu lugar. Cristiane negou porque iria chorar muito. Deuzita deu adeus naquele dia. Deixa os pais Amadeu e Maria Lorena, os três irmãos e três sobrinhos.

Dia 30 de maio, aos 49 anos, de câncer, em Curitiba.

Lista de Falecimentos - 17/06/2015

Ana Alice Alves da Silva, 40 anos. Profissão: do lar. Filiação: Sebastião Alves da Silva e Adelaide da Silva. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela Mortuária Uberaba.

Ana Sielski, 83 anos. Profissão: do lar. Filiação: José Smolinski e Clotilde Smolinski. Sepultamento ontem.

Anna Thiessen, 84 anos. Profissão: enfermeira. Filiação: Jacob Thiessen e Tina Thiessen. Sepultamento ontem.

Aprigio Paulo de Andrade Cardoso, 69 anos. Filiação: Juvenal Loureiro Cardoso e Noêmia de Andrade Loureiro. Sepultamento ontem.

Ari Bizineli, 79 anos. Profissão: funcionário público federal. Filiação: Lourenço Bizineli e Thereza Bizineli. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial Campo Comprido.

Bernardete Wantuch Muraro, 69 anos. Profissão: gerente. Filiação: Ignácio Wantuch e Clara Krzizanowski. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial Santa Felicidade.

Carmina Gonçalves Gomes Nogueira, 72 anos. Profissão: do lar. Filiação: Júlio Gonçalves Gomes e Idalina Gonçalves Gomes. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Santa Cândida.

Conceição Aparecida Martins, 65 anos. Profissão: do lar. Filiação: Herculano Diogo de Melo e Maria Eulália. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela do Cemitério Municipal de Salto do Itararé.

Decio Biancardi, 72 anos. Profissão: gerente de vendas. Filiação: Guido Biancardi e Pascuina Simoni Biancardi. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal da Cidade de Origem, saindo da Capela Municipal de Cambará.

Doraci Gonçalves dos Santos, 71 anos. Profissão: motorista. Filiação: Eduardo dos Santos e Arcelina Gonçalves. Sepultamento hoje, no Cemitério Colônia Faria, em Colombo.

Efraim Jufo de Oliveira Filho, 33 anos. Profissão: barman. Filiação: Efraim Jufo de Oliveira e Maria Izabel de Oliveira. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal de Almirante Tamandaré.

Erminia Silveira Pinto, 91 anos. Profissão: servente. Filiação: Pedro Silveira e Sebastianna Vieira da Silva. Sepultamento ontem.

Fábio Ribeiro, 36 anos. Filiação: Vanda Ribeiro. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Boqueirão, saindo de residência.

Filomena Maria Soares Aguiar, 88 anos. Profissão: do lar. Filiação: Francisco José Soares e Maria Joaquina Mendes. Sepultamento ontem.

Geovana Victória Oliveira de Lima, 17 horas. Filiação: Maykon Rodrigo Medeiros de Lima e Daiane Aparecida Oliveira Pereira. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Boqueirão.

Gertrudes Emília Monster, 93 anos. Profissão: religiosa. Filiação: Bernardo Monster e Anna Merten. Sepultamento ontem.

Hilda Bertoli Dalri, 84 anos. Profissão: empresário. Filiação: Leandro Bertoli e Filomena Depine Bertoli. Sepultamento ontem.

Ilda Graciano da Silva, 57 anos. Profissão: do lar. Filiação: Sebastião Graciano da Silva e Maria Ramos da Silva. Sepultamento ontem.

Iolanda Machado Prudencio, 52 anos. Profissão: zeladora. Filiação: Mariano Prudencio e Laurinda Camargo. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela Cemitério Municipal de Itaperuçu.

Ivone Terezinha Kotelak, 64 anos. Profissão: do lar. Filiação: José Kotelak e Ana Jakubiak Kotelak. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial de Umbará.

João Carlos Bandeira, 62 anos. Profissão: motorista. Filiação: Antônio dos Santos Bandeira e Zizi Melo Bandeira. Sepultamento ontem.

João Martins de Souza, 75 anos. Profissão: tintureiro. Filiação: José Bendito de Souza e Ana Maria da Conceição. Sepultamento ontem.

João Paulo Souza de Oliveira, 18 anos. Profissão: vendedor. Filiação: João Alves de Oliveira e Sandramra Pires de Souza. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo de residência.

Josefa Alves Pinto, 90 anos. Filiação: Luiz Alves da Costa e Maria Pereira da Cunha. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da 1 ª Igreja Quadrangular de Curitiba.

Júlio de Barros Tavares, 82 anos. Profissão: funcionário público estadual. Filiação: Annibal Seguiz Tavares e Maria Barros Tavares. Sepultamento ontem.

Laurindo Piekarski, 69 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: Miguel Piekarski e Maria Piekarski. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial Abranches, saindo da Capela Vaticano - Jade.

Lea Eunice Carli Gritlet, 84 anos. Profissão: do lar. Filiação: João Raymundo Carli e Magdalena Carli. Cerimônia hoje, Crematório Vaticano, saindo da Capela Vaticano - Turquesa.

Lirio Massamitsu Hokai, 49 anos. Profissão: gerente produção. Filiação: Massataka Hokai e Mitsuka Ichii Hokai. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim, em São José dos Pinhais.

Lúcia Cândida Bini, 70 anos. Profissão: tabelião. Filiação: Cláudio Francisco Bini e Maria do Rosário Johnson. Sepultamento ontem.

Marcos da Costa Alexandre, 42 anos. Filiação: Marcos Antônio Alexandre e Salete da Costa Alexandre. Sepultamento ontem.

Maria Aparecida dos Santos Carvalho, 57 anos. Profissão: do lar. Filiação: Antônio dos Santos e Anita dos Santos. Sepultamento hoje, no Cemitério Jardim Independência, em Araucária, saindo de residência.

Maria Azurita de Paschoal, 95 anos. Profissão: funcionário público estadual. Filiação: Eugênio Martins e Maria Martins. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Água Verde.

Maria Emília de Almeida Teixeira Osório, 66 anos. Filiação: Nicanor Teixeira Osório e Ladi de Almeida Teixeira Osório. Sepultamento ontem.

Maria de Lourdes Correa, 78 anos. Profissão: do lar. Filiação: Edvirges Correa. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Boqueirão, saindo de residência.

Maria de Lourdes Morato Baddini, 89 anos. Profissão: do lar. Filiação: Joaquim Augusto Baddini e Aracy Morato Baddini. Sepultamento hoje, Universal Necrópole Ecumênica Vertical, saindo de Vertical.

Maria do Ceo de Lara Piassetta, 87 anos. Profissão: do lar. Filiação: Pedro de Lara e Elisabeth Martins de Lara. Sepultamento ontem.

Nerzina da Silva Oliveira, 83 anos. Profissão: do lar. Filiação: Jonas Faustino da Silva e Antônia Ferreira da Silva. Sepultamento ontem.

Odahyr Vicente Leitoles, 88 anos. Profissão: comerciante. Filiação: Olímpio Hilario Leitoles e Ema de Cristam Leitoles. Sepultamento ontem.

Orlando Gerardis, 84 anos. Profissão: encarregado. Filiação: Pietro Gerardis e Carolina Pagogna. Cerimônia hoje, no Crematório Vaticano.

Pedro Henrique Ramos, 1 dias. Filiação: Roberto Ramos e Valdicleia de Araújo. Sepultamento ontem.

Pedro José da Silva Filho, 84 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: Pedro José da Silva e Ana Rosa de Jesus. Sepultamento hoje, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical.

Romeni Wilian Fidencio, 33 anos. Profissão: serralheiro. Filiação: Romens Fidencio e Ilza Silva Araújo Fidencio. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim, em São José dos Pinhais, saindo da Capela Municipal do Boqueirão.

Sueco Emília Bancho, 51 anos. Profissão: do lar. Filiação: Hiruci Bancho e Coga Tamako Bancho. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim, em São José dos Pinhais, saindo de Vertical.

Valmir Aparecido Cardoso, 50 anos. Filiação: Sebastião Cardoso e Vergília de Lourdes Cardoso. Sepultamento hoje, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical.

Waldomiro Bora, 79 anos. Profissão: empresário. Filiação: Luiz Bora e Bronislava Bora. Sepultamento ontem.

Zenir Rocha dos Santos, 78 anos. Profissão: agricultor. Filiação: Maria Clara. Sepultamento ontem.

Condolências

Deixe uma homenagem a um dos falecidos

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]