• Carregando...
 |
| Foto:

Amur Ferreira

Como médico obstetra, Amur foi responsável pelo nascimento de mais de duas mil crianças no município de Araucária, região metropolitana de Curitiba. Sua dedicação às mulheres "barrigudinhas", como lembra a viúva Ivette, durou 60 anos. E teria durado mais se a filha não tivesse providenciado os papéis da aposentadoria. Ivette recorda-se que após o casamento, em 1949, moraram por nove anos na cidade. Durante esse período, o marido usava o cavalo para ir atender as pacientes mais distantes. E as noites nunca eram tranquilas: sempre tinha quem viesse bater na madrugada pedindo para fazer um parto.

Os quatro filhos nasceram em Araucária e vieram ao mundo pelas mãos do pai, em casa. A esposa perde a conta de quantos afilhados de casamento e batizado o casal tinha. Alguns já são até avós. Depois que a família veio morar em Curitiba, para os filhos estudarem, Amur ia e vinha todos os dias com o maior prazer. Na década de 70, o médico resolveu comprar uma chácara no bairro Costeira. Era lá que se refugiava durante os fins de semana aproveitando o contato com a família e o cuidado com os animais: eram cavalos, vacas, coelhos, galinhas de angola.

Ainda em vida recebeu a homenagem de ter o Núcleo Integrado de Saúde (NIS) batizado com o seu nome. Como chefe do Posto de Puericultura de Curitiba e Araucária, frequentemente comprava tecidos para as voluntárias fazerem fraldas e leite para serem doados para as crianças carentes dos dois municípios. A casa antiga e tombada pelo patrimônio histórico, localizada na praça central de Araucária, ora casa e consultório da família Ferreira, serve hoje de local para o trabalho do filho mais novo, também médico ginecologista e obstetra. Deixa quatro filhos, 10 netos e quatro bisnetos.

Dia 14, aos 91 anos, de parada cardíaca.

* * * * * *

Anna Marlene Ferreira Alves, 47 anos, do lar, filha de Francisco Ferreira e Maria José Ferreira. Deixa viúvo Adão Francisco Alves. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Boqueirão, saindo da Rua Rogério Xavier Rocha Loures, 312, Pinheirinho.

Antônio Gomes Tavares, 33 anos, vendedor, filho de Jair Gomes Tavares e Jandira Bernarda Tavares. Sep. ontem.

Delci Brito Lepek, 65 anos, do lar, filha de José de Souza Brito e Teotônia da Silva Brito. Viúva de João Élcio Lepek. Sep. às 10 h, no Cemitério Vertical, saindo da capela do mesmo.

Elizabeth Dums Bruch, 40 anos, montadora, filha de Reinaldo Dums e Maria Pires. Deixa viúvo Emílio Carlos Bruch. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela municipal de São Bento do Sul, SC.

Elzira Aparecida Correia e Silva, 65 anos, do lar, filha de Valfrido Dias Correia e Nizeta Rosa Correia. Deixa viúvo Ernesto de Oliveira e Silva. Sep. ontem.

Emily Paula dos Santos, 17 anos, estudante, filha de Paulo dos Santos e Fátima Ferreira Gonçalves. Sep. ontem.

Ida Zils Lange, 81 anos, do lar, filha de Augusto Zils e Otília Gutz Zils. Deixa viúvo Ferdinando Alfredo Lange. Sep. ontem.

João Benigno, 69 anos, pedreiro, filho de Paulo José Benigno e Maria de Souza Medeiros. Deixa viúva Filomena Taietê Benigno. Sep. ontem.

João Carlos Barbosa, 42 anos, filho de Nicolau Barbosa e Anice Gomes. Sep. ontem.

João da Silva, 80 anos, funcionário público estadual, filho de Maria da Silva e Anésia Santos da Silva. Sep. ontem.

João Mol da Silveira, 60 anos, lavrador, filho de Francisco Rodrigues da Silveira e Rosalina Mol da Silveira. Deixa viúva Maria de Lourdes Wrobresk. Sep. ontem.

José Francisco da Silva, 83 anos, agricultor, filho de Almerinda Gomes dos Santos. Sep. às 10 h, no Cemitério Caminho do Céu, saindo da Rua Severino Nunes da Rocha Rios, 135, Jardim Izaura, São José dos Pinhais, PR.

José Luiz Gallina, 48 anos, vendedor, filho de José João Gallina e Cinira Lima Gallina. Sep. às 9 h, no Cemitério Municipal de Almirante Tamandaré, saindo da Igreja Nossa Senhora Aparecida, Cachoeira, Almirante Tamandaré, PR.

José Rempalski, 66 anos, mestre de obras, filho de Miguel Rempalski e Mariana Cech Rempalski. Deixa viúva Clementina Kuiava Rempalski. Sep. às 9 h, no Cemitério Santa Cândida, saindo da Igreja Católica, Jardim Urano, Xaxim.

Jovino Romir Bergman, 27 anos, açougueiro, filho de Roberto Bergman e Júlia Ivankio Bergman. Sep. ontem.

Laertes do Nascimento, 53 anos, auxiliar administrativo, filho de Alaertes Faustino do Nascimento e Lenira Correa do Nascimento. Deixa viúva Marise Rocio do Nascimento. Sep. ontem.

Leandro Leonel Galvão, 22 anos, metalúrgico, filho de José Galvão e Ozaide Francisca Galvão. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Padre Pedro Fuss, saindo da Rua Aristides de Abreu, 261, Jardim Brasil, São José dos Pinhais.

Leolino Ribeiro da Silva, 52 anos, pedreiro, filho de Joaquina Ribeiro da Silva e Salete Aparecida dos Santos. Sep. ontem.

Leonardo Camilli, 26 anos, estudante, filho de Nelson Camilli e Maria das Neves Morato. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Parque Iguaçu, saindo da capela 4 do mesmo.

Leonor Taborba da Silva, 85 anos, do lar, filha de Messias de Freitas Taborda e Joaquina Alves da Cruz. Viúva de Antônio da Silva. Sep. ontem.

Loiva Teresinha de Aguiar Cardoso, 54 anos, do lar, filha de Daniel Vieira de Aguiar. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Boqueirão, saindo da Rua Guabirotuba, 770, Prado Velho, PR.

Lourdes Glacy Peruzzo Magistralli, 64 anos, do lar, filha de Pedro Humberto Peruzzo e Leonilda Mascarelo. Deixa viúvo Plínio Magistrali. Sep. ontem.

Maria Aparecida da Silva Stamatto, 80 anos, do lar, filha de Antônio Pereira da Silva e Júlia Pinto da Silva. Deixa viúvo Jorge Newton Stamatto. Sep. às 10 h, no Cemitério Parque Iguaçu, saindo da capela 2 do mesmo.

Maria Doroti Dybax, 62 anos, do lar, filha de Tadeus Kropernicki e Sofia Marco Kropernicki. Deixa viúvo Geraldo Dybax. Sep. ontem.

Mário Cividini, 82 anos, lavrador, filho de Raimundo Cividini e Irene Denez. Viúvo de Ortência Magalhães Cividini. Sep. às 12 h, em cemitério a ser designado, saindo da Capela municipal de Borrazópolis, PR.

Nídia de Jesus Quintella, 86 anos, costureira, filha de Gaspar Aníbal Quintella e Carmina Mendes Quintella. Sep. ontem.

Oswaldo Henrique Lopes, 78 anos, técnico em eletrônica, filho de Marcelino Lopes Galvão e Osória Henrique Lopes. Sep. ontem.

Pedro Macente, 71 anos, professor universitário, filho de Luiz Macente e Adelina Napolis Macente. Deixa viúva Izolina Lance Macente. Sep. ontem.

Philomena de Siqueira dos Reis, 71 anos, do lar, filha de Antônio Delgado de Siqueira e Antônia Lima de Siqueira. Deixa viúvo João Florêncio dos Reis. Sep. ontem.

Rodrigo dos Santos Gonçalves, 26 anos, auxiliar administrativo, filho de Nelson dos Santos Gonçalves e Soraia de Cássia Gonçalves. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Parque Iguaçu, saindo da Rua Iris, 462, Jardim Boa Vista, Campo Magro, PR.

Rodrigo Lopes Morais, 20 anos, auxiliar de produção, filho de Ari Lopes Morais e Maria Aparecida Morais. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da Rua Sabiá, 137, Jardim Tropical, saindo de Campo Mourão, PR.

Sandra Mara Gaisler da Silva da Cunha, 40 anos, do lar, filha de José Leocádio da Silva e Zilva Gaisler da Silva. Deixa viúvo Messias Santos da Cunha. Sep. ontem.

Vilmar Diogo da Silva, 45 anos, vigilante, filho de Mário Diogo da Silva e Vitalvina da L. Silva. Deixa viúva Malvina Borges da Silva. Sep. às 10 h, no Cemitério Municipal de Campo Largo, saindo da capela do Bugre, Balsa Nova, PR.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]