• Carregando...
 |
| Foto:

Oscar Branco

Nascido em Joaçaba (SC), o empresário Oscar Branco comandava a Companhia Caetano Branco, sediada em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba, há 30 anos. Neto do fundador, Caetano Branco, e filho mais velho de Zelindo Branco, com apenas 29 anos assumiu papel de destaque na empresa familiar, fabricante de motores e detentora das marcas Branco e Magnetron. Em pouco tempo, tornou-se diretor-presidente, cargo que ocupava até então.

Foi decisão sua transferir a matriz da empresa de Joaçaba para o Paraná, no início dos anos 80. Branco também foi articulador da primeira joint-venture do Mercosul. Se uniu com o Grupo Zanella, da Argentina, para a fabricação de motores destinados a ciclomotores em 1991. Trabalhou muito para que a companhia fosse sempre pautada pela criatividade, perseverança e tecnologia, preceitos presentes desde que a primeira máquina agrícola da Branco – uma trilhadeira – foi produzida, em 1936.

O empresário conservou sempre os ideais da terra que lhe deu origem e aqueles transmitidos por seus antepassados. Foi com a intenção de resgatar e registrar esses princípios que lançou um livro para homenagear sua família e também a empresa, a qual completou 70 anos em 2007. Ele próprio viajou pelo Sul do Brasil, atrás de parentes que pudessem relatar a saga dos Branco, que saíram do norte da Itália e chegaram ao Rio Grande do Sul em 1890. Tinha carinho especial por seu avô. "A vocação para encontrar soluções e para a descoberta do novo ensinada por Caetano Branco fez a companhia sempre evoluir e superar as mais difíceis adversidades", disse Oscar em uma recente entrevista. E, a exemplo de Caetano, Oscar Branco gostava de dizer que o sonho de um homem é grande na medida em que represente o sonho de outros homens. Deixa a mulher, Denise, e quatro filhos: Mariana, Camila, Victor Caetano e João Caetano.

Dia 21, aos 59 anos, de infarto. O sepultamento ocorre hoje, às 17 horas, no Cemitério Memorial da Vida, em São José dos Pinhais.

* * * * * *

Adão Lopes dos Reis, 78 anos, militar, filho de Otílio Lopes dos Reis e Angelina Lopes dos Reis. Deixa viúva Helena dos Reis. Sep. ontem.

Alcides Pereira do Nascimento, 31 anos, auxiliar de produção, filho de Paulo Pereira do Nascimento e Maria Joaquina Pereira. Sep. ontem.

Anderson Giordano Ribeiro de Souza, 32 anos, vendedor, filho de Nazir Ribeiro de Souza e Nadir Maria da Conceição. Sep. ontem.

Antônio Chagas da Costa, 56 anos, motorista, filho de José Chagas da Costa e Maria Elvira da Cruz. Deixa viúva Arneide Marangoni da Costa. Sep. às 10 h, no Cemitério Boqueirão, saindo da capela 1 do mesmo.

Bruno de Jesus Lima, 20 anos, filho de José Givaldo de Jesus Lima e Sueli de Fátima de Carvalho Lima. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Caminho do Céu, saindo da Igreja Evangélica Rua Major Carlos Esfer, 502, Jardim Natal, Pinheirinho.

Cecília Dropa, 74 anos, do lar, filha de João Dropa e Maria Dropa. Sep. ontem.

Dilanei Silva, 61 anos, funcionário público estadual, filho de Amaurílio Silva e Ester Silva. Deixa viúva Neiva Maria Silva. Sep. ontem.

Dolores Domingues Maciel, 67 anos, do lar, filha de Josino Domingues Maciel e Vicentina Freitas Padilha. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Colonia Orleans, saindo da capela do mesmo.

Doracy Buba Kotelak, 83 anos, do lar, filha de Vitoldo Buba e Etelvina Reichardt. Viúva de Bruno Kotelak. Sep. às 9 h, no Cemitério Água Verde, saindo da capela 3 do Cemitério Municipal.

Edemílson Alves dos Santos, 66 anos, porteiro, filho de Sebastião Flor dos Santos e Vicência Alves dos Santos. Deixa viúva Sebastiana Izabel dos Santos. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Jardim Independência, saindo da Igreja São Rafael, Santa Helena, CIC.

Edson Luís Souza, 32 anos, autônomo, filho de Antônio de Cristo Souza e Rosa Maria Souza. Sep. ontem.

Emerson Santana Pereira, 31 anos, pintor, filho de José Santana Pereira e Madalena dos Santos Pereira. Sep. às 10 h, no Cemitério Ecológico Jardim da Colina, saindo da Igreja Evangélica Quadrangular, Jardim Osasco, Colombo.

Emília Maidel, 68 anos, autônoma, filha de Sebastião do Nascimento Pimentel e Verônica Antonievicz Pimentel. Deixa viúvo Antônio Maidel. Sep. ontem.

Eugênio Leonardo Hanusiak, 70 anos, auditor, filho de Gabriel Hanusiak e Sofia Pysiak Hanusiak. Deixa viúva Regina Kowalek Hanusiak. Sep. ontem.

Eunice de Oliveira Mazur, 67 anos, professora, filha de Ezequias Aniceto de Oliveira e Maria da Glória Oliveira. Deixa viúvo Fausto Jacob Mazur. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Jardim da Saudade I, saindo da capela do mesmo.

Gina Domenica da Costa, 55 anos, assistente, filha de Elpídio Pedro da Costa e Maria Cândida Prado da Costa. Sep. ontem.

Helena Alves Borges, 58 anos, do lar, filha de Francisco Alves Borges e Escolástica Matias Costa. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Abranches, saindo da Igreja Católica Divino Espírito Santo, Almirante Tamandaré.

Hilma Barboza, 82 anos, costureira, filha de José Barboza e Silva e Maria de Jesus e Silva. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Vertical, saindo da capela do mesmo.

Iwete da Silva, 69 anos, do lar, filha de Antônio Mielniczy e Angelina Mielniczy. Deixa viúvo Benedito da Silva. Sep. às 9 h, no Cemitério Santa Cândida, saindo da capela 1 do mesmo.

Joana de Andrade Moreira, 77 anos, do lar, filha de Juvenal Travesso de Andrade e Izabel de Farias Andrade. Deixa viúvo Marcílio Moreira. Sep. ontem.

João Gualberto Ferreira da Silva, 76 anos, filho de Adão Ferreira da Silva e Regina Ferreira de Souza. Sep. às 10 h, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim, saindo da capela São Leopoldo, CIC.

João Newton Batista, 40 anos, lavrador, filho de Pedro Batista e Maria Luíza Lemes Batista. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo de Tijucas do Sul, Campo Alto.

José Arnaldo Martins Gaertner, 60 anos, médico, filho de Abílio José Gaertner e Dalila Martins Gaertner. Deixa viúva Bernadeth Chiafitela Gaertner. Sep. ontem.

José Maria Ziliotto, 60 anos, autônomo, filho de Renato Ziliotto e Assumpta M. Ziliotto. Deixa viúva Jurema de Fátima Santos Fernandes Ziliotto. Sep. ontem.

Lucas Gabriel Severino de Souza, 8 anos, estudante, filho de José Luiz Policeno de Souza e Jesiane Áurea Severino. Sep. ontem.

Luíza Perboni, 49 anos, comerciante, filha de Graciano Perboni e Élia Recalcatti. Sep. em horário e cemitério a serem designados.

Marcelo Márcio Souza, 33 anos, autônomo, filho de Antônio de Cristo Souza e Rosa Maria Souza. Deixa viúva Jeovana Gomes Souza. Sep. ontem.

Maria Aparecida da Silva, 61 anos, do lar, filha de Amador Ribeiro de Souza e Galdino da Silva. Sep. ontem.

Marzia Terenzi Vicentini, 65 anos, professora, filha de Guglielmo Terenzi e Luigia Mancini. Sep. às 10 h, no Cemitério Jardim da Saudade.

Michelina Pereira dos Santos, 88 anos, doméstica, filha de Francisco Pereira dos Santos e Anália Maria de Jesus. Sep. ontem.

Newton Barriola, 77 anos, vendedor, filho de Florêncio Barriola e Aurélia Maia Barriola. Deixa viúva Neuza Almeida Barriola. Sep. ontem.

Nivaldo Lopes Sant Ana, 33 anos, pedreiro, filho de Iraci Lopes Sant Ana e Neuza Fátima Sant Ana. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Municipal da Fazenda Rio Grande, saindo da capela do mesmo.

Pedro Alves dos Santos, 77 anos, agente de segurança, filho de Quitéria Luíza da Conceição. Deixa viúva Maria Anete dos Santos. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Jardim Independência, saindo da Rua das Papoulas, 63, Jardim Tupi, Araucária.

Rene Benetti, 76 anos, comerciante, filho de Victório Benetti e Alice Keche Benetti. Sep. às 9 h, no Cemitério Municipal, saindo da capela 1 do mesmo.

Rubens da Cruz, 69 anos, vendedor, filho de Eva da Cruz. Sep. ontem.

Sílvia Lerner, 60 anos, filha de Felippe Edvino Lerner e Crescência Lerner. Sep. ontem.

Terezinha de Jesus Senn, 63 anos, do lar, filha de Leopoldo Moreira de Almeida e Emília Moreira de Almeida. Deixa viúvo Juarez Senn. Sep. ontem.

Valdir Fernandes de Souza, 37 anos, motorista, filho de Nelson Fernandes de Souza e Gentília Della Libera. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da Rua Boa Noite, 18, Piraberaba, Joinville, SC.

Valéria Tayane Silveira, 3 anos, filha de Vilmar da Silveira e Célia Lourenço. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela do Cemitério Municipal de Contenda.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]