• Carregando...
 |
| Foto:

Narcisa Skochinski

Nasceu em Guarapuava e passou parte da infância dentro de um carroção. Seu pai era professor, mas passou muitos anos trabalhando como carroceiro e viajava pelo Paraná com a família transportando as mais variadas mercadorias. Quando não estava na estrada, Narcisa costumava brincar pelas redondezas e gostava muito de ajudar os parentes e vizinhos a cuidar das crianças mais novas.

Com o pai aprendeu a gostar da língua portuguesa, e chegou a trabalhar em várias escolas como auxiliar na alfabetização de crianças. Na adolescência foi morar com a família em Ponta Grossa. Dessa época, gostava de contar aos filhos sobre o dia em que conheceu Felix, aquele que se tornaria seu marido. Era uma noite quente e ela estava parada à porta do cinema, aguardando pelo namorado. Enquanto esperava, viu um belo jovem olhando a propaganda dos filmes em cartaz. Logo, ele puxou conversa e a paixão foi tão imediata que em breve se casaram. Tiveram quatro filhos, entre eles Vilda, que lembra da mãe como uma mulher forte e dedicada aos outros. Há 26 anos, Narcisa perdeu a mãe e, três meses depois, o marido. Nessa época ela havia acabado de se aposentar, depois de 33 anos como inspetora do Colégio Estadual do Paraná. A família então enfrentou dificuldades financeiras e, nesse momento, Vilda diz que aprendeu com a mãe a superar desafios sem reclamar. Em seus últimos anos, Narcisa teve vários momentos de felicidade, entre eles a formatura da filha. Foi em 2006, ocasião em que "tomou champanhe até ficar groguinha", segundo Vilda. Assitia ao vídeo da cerimônia inúmeras vezes e era comum ser pega pela manhã cantando o hino nacional. Um ano depois, em seu aniversário de 80 anos, os filhos fizeram uma grande comemoração. Sua alegria foi tanta que não parava de assistir à filmagem da festa e quem a visitava tinha de assistir também. Sua maior preocupação era ver se cada um dos seus convidados tinha se divertido e se alimentado bastante. Deixa quatro filhos.

Dia 17, aos 81 anos, de falência múltipla dos órgãos.

* * * * * *

Jacó Novicki, 59 anos, mecânico, filho de Voadeco Novicki e Helena Novicki. Deixa viúvo Antônia Novicki. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da Rua Quintino Bocaiuva, 413, Centro de Campo Largo.

Roosevelt Vieira, 69 anos, comerciante, filho de Everaldo Sebastião Vieira e Felomena Ladeira Vieira. Deixa viúva Maria Jardelina Santos. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Água Verde, saindo da Igreja Evangélica, Atuba, Pinhais.

Moisés Lopes, 76 anos, servente, filho de Belmiro Lopes e Ernestina Maria da Conceição. Viúvo de Iraci Leal Lopes. Sep. às 10 h, em cemitério a ser designados, saindo da Rua Barão Santo Ângelo, 1416, Xaxim.

Eduardo Valle Netto, 83 anos, militar, filho de Eduardo Rodrigues do Valle Júnior e Justina Nunes do Valle. Deixa viúva Debrantina Carvalho Valle. Sep. ontem.

Josephina Rosa Bressan, 77 anos, do lar, filha de José Zanin e Amália Gaspareto. Viúva de Jacob Bressan. Sep. às 10 h, em cemitério a ser designado, saindo da capela de Campo Largo.

Irene Funk Rempel, 56 anos, do lar, filha de Arthur Funk e Sara Funk. Deixa viúvo Rudi Rempel. Sep. ontem.

Ana Stanislovski Soczek, 62 anos, do lar, filha de Ladislau Stanislovski e Genoveva Stanislovski. Deixa viúvo José Soczek. Sep. ontem.

Anderson José dos Santos, 33 anos, auxiliar, filho de José Ayres dos Anjos e Roseli Maria Mendes. Sep. ontem.

Valdomiro Maciel Baptista, 75 anos, motorista, filho de Rosa Maciel Baptista. Deixa viúva Lúcia Dronq Baptista. Sep. ontem.

Luzia Veronesi Pereira, 84 anos, do lar, filha de Dário Veronesi e Ana Della Torre. Deixa viúvo José Pereira. Sep. ontem.

José Maciel das Neves, 53 anos, lavrador, filho de Joaquim Maciel das Neves e Gesy Evaristo das Neves. Deixa viúva Wandelcy Maria Salete Rosolem das Neves. Sep. ontem.

Conceição do Rosário, 66 anos, do lar, filha de Maria Pereira do Nascimento. Deixa viúvo Elias Taborda do Rosário. Sep. ontem.

Marcos Aurélio Andrade, 28 anos, padeiro, filho de Sandra Mara Andrade. Sep. ontem.

André Anderson Ramos, 16 anos, estudante, filho de Ezidio da Silva Ramos e Lurdes Ramos. Sep. ontem.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]