• Carregando...
 | Arquivo da família
| Foto: Arquivo da família

Eurides não deu a volta ao mundo, mas, em 95 anos de vida, mudou-se mais de 40 vezes, sem sair do trecho de aproximadamente 100 quilômetros que separa as cidades de Reserva e Ponta Grossa, ambas na região dos Campos Gerais. "Eu parei de contar as mudanças de casa que a nossa família fez quando chegamos a 47", conta a filha Edeni. "Parece brincadeira, mas não é. O pai mal se estabelecia numa casa e logo erguia outra, em outro lugar que achava melhor. Ele mesmo fazia os imóveis, pois era carpinteiro de mão cheia", observa. As mesmas mãos que serravam e pregavam pesadas tábuas também sabiam fazer arte com o couro. "Por muitos anos ele teve uma oficina, no porão de casa, onde fabricava diversos artigos em couro. Ele fazia peças grandes, como montarias e cinturões, mas eu tenho uma lembrança especial dos calçados. Foi ele quem fez as primeiras sandalinhas das filhas, cada uma com um desenho diferente", comenta.

Eurides nasceu em Ipiranga (Campos Gerais) e trabalhou na roça desde menino. Ainda na cidade natal, quando era moço, conheceu a esposa Elvira, com quem chegaria às bodas de ouro. Casado e já pai de família, ele se alistou voluntariamente no Exército Brasileiro e ficou quase um ano na seção de marcenaria de um quartel em Curitiba. "Ele queria muito ser militar, mas só conseguiu se alistar porque não contou que já tinha uma família formada. Quando o pessoal do Exército descobriu, ele teve de deixar o sonho para trás." Logo depois do episódio, ele voltou a Ipiranga e levou a família toda para morar em Reserva. "Ele sempre trabalhou muito nas safras e na construção de residências em madeira, tanto que chegava em casa muito cansado. Mesmo assim, seguia para a oficina no porão. O trabalho com o couro era o grande hobby dele."

Eurides também aproveitava o tempo livre para divertir os vizinhos com sua sanfona. "O pai tocava uns baiões que conhecia só ‘de ouvido’. Quando eu fiz 15 anos, ele chegou a me dar sanfona de presente e insistiu que eu aprendesse, mas eu não me acertei muito com o instrumento", recorda Edeni. Entre as décadas de 1980 e 1990, quando estava morando em Ponta Grossa, Eurides presidiu a Associação de Moradores da Vila Cristina (no bairro Nova Rússia) por dois mandatos seguidos. Ela conta que, numa ocasião, dois garotos tentaram roubar algumas telhas que seriam colocadas no prédio da associação, usando um carrinho de rolimã. "Pois ele, já idoso, correu numa subida, alcançou os meninos e recuperou as telhas. Foi um ato precipitado, mas mostra o quanto ele era preocupado com a comunidade."

Em 1996, Eurides e Edeni ficaram viúvos quase ao mesmo tempo e foi na relação de pai e filha que encontraram forças para seguir em frente. Nos últimos anos, os dois estavam morando na mesma casa, no Núcleo Habitacional 31 de Março (bairro Neves), em Ponta Grossa. Deixa quatro filhas, 16 netos, mais de 30 bisnetos e sete trinetos.

Dia 28 de fevereiro, aos 95 anos, em Ponta Grossa.

* * * * *

Amélia de Oliveira, 80 anos. Profissão: do lar. Filiação: João dos Santos e Narciza dos Santos. Sepultamento ontem.

Custódia Paula de Carvalho, 96 anos. Profissão: agricultor. Filiação: José Antônio dos Santos e Carolina Maria de Paula. Sepultamento ontem.

Davi Almeida dos Santos, 9 dias. Filiação: Marcos dos Santos e Edileide Vania de Almeida Santos. Sepultamento ontem.

Edeval Messias de Oliveira, 48 anos. Profissão: motorista. Filiação: Lázaro Messias Argose e Maria Rosaria de Oliveira. Sepultamento ontem.

Erley Pedro Trappel, 74 anos. Profissão: comerciante. Filiação: João Trappel e Iolanda Trappel. Sepultamento ontem.

Eutália da Silva Armstrong, 72 anos. Profissão: funcionária pública federal. Filiação: Pedro Rodrigues da Silva e Apolinária Florêncio da Silva. Sepultamento ontem.

Iolane Pensak da Cruz Hoffmann, 45 anos. Profissão: diarista. Filiação: Sebastião Ozir da Cruz e Rosa Pensak da Cruz. Sepultamento às 17 h, Jardim da Paz, saindo de São Marcos.

José Alexandre do Nascimento, 30 anos. Profissão: outros. Filiação: José Vicente do Nascimento e Laurita Evaristo do Nascimento. Sepultamento ontem.

Júlia Vitória Lima de Miranda, 9 dias. Filiação: Felipe Oliveira de Miranda e Pâmela Araújo Kozak Loma. Sepultamento ontem.

Luís Costa Guerra, 32 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Ataíde Ferreira Guerra e Divair Costa Ferreira Guerra. Sepultamento ontem.

Maria Joana Hebile, 70 anos. Profissão: do lar. Filiação: Teodoro Lisboa e Ursulina Alves dos Anjos. Sepultamento ontem.

Maria Vessani Mossato, 72 anos. Profissão: do lar. Filiação: Domingos Vessani e Albina Ferrari. Sepultamento ontem.

Moacir Gonçalves de Oliveira, 56 anos. Profissão: eletricista. Filiação: Silvino Gonçalves de Oliveira e Domira Perpétua de Oliveira. Sepultamento ontem.

Nilso Constantino, 30 anos. Profissão: auxiliar serviços gerais. Filiação: Alfredo Constantino e Maria Delurds Fernandes Contantino. Sepultamento hoje, Municipal de Campo Magro, saindo da Capela Mortuária do Cemitério Municipal de Campo Magro.

Noêmia Cordeiro Kotovski, 93 anos. Profissão: do lar. Filiação: Antônio de Paula Cordeiro e Belarmina de Franca Cordeiro. Sepultamento hoje, Municipal de Almirante Tamandaré, saindo da Capela Municipal de Almirante Tamandaré/PR.

Rosália Auer Pirkel, 83 anos. Profissão: do lar. Filiação: Francisco Auer e Thereza Auer. Sepultamento ontem.

Saionara Romariz Idalgo, 47 anos. Profissão: professora. Filiação: Hugo Idalgo e Vilma Romariz Idalgo. Sepultamento ontem.

Sebastião Balbino Colaco, 80 anos. Profissão: servente. Filiação: Joaquim Balbino Colaco e Clara Afonso Ferreira. Sepultamento ontem.

Sebastião Pereira da Silva, 76 anos. Profissão: autônomo. Filiação: José Pereira da Silva e Izabel Bezerra da Silva. Sepultamento ontem.

Sebastião Walter Rodrigues, 71 anos. Profissão: cabeleireiro. Filiação: João Rodrigues e Cira Ferreira Rodrigues. Sepultamento ontem.

* * * * *As publicações neste espaço são gratuitas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5832, ou por e-mail obituario@gazetadopovo.com.br.

As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fone: 3313-5772

* * * * *

CondolênciasDeixe uma homenagem a um dos falecidos

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]