• Carregando...
 | Arquivo da família
| Foto: Arquivo da família

Era sagrado: todos os dias Laureni – ou seu Teixeira, como também era conhecido – tinha de ler a Gazeta do Povo, sua fiel fonte de informações. Enquanto a saúde permitiu, ele fazia questão de ir pessoalmente comprar o jornal, aproveitando a ida até a banca de revistas para cumprimentar e conversar com os conhecidos e vizinhos do Tarumã, na capital. Por onde passava, dava um sorriso. A cordialidade era uma das facetas mais admiradas.

Nascido em Palmira, atualmente distrito de São João do Triunfo, Laureni Martins Teixeira mudou-se com a família para Curitiba ainda na juventude. Seu pai, João, era funcionário do Serviço Social da Indústria (Sesi) e havia sido transferido do interior para a capital. Laureni começou a trabalhar aos 15 anos, mesmo tendo de se dividir entre o trabalho e os estudos no Colégio Estadual do Paraná (CEP). Foi lá, inclusive, que conheceu a esposa, Antonia, durante uma festa junina.

Em 1969, formou-se em Direito. Depois, por insistência do amigo Edmundo Mercer Junior, foi para a Escola de Magistratura. Posteriormente foi aprovado em concurso e assumiu como juiz substituto em Campo Mourão. Foi o próprio Mercer que o nomeou e empossou. Durante a carreira, exerceu a magistratura em diversas cidades, como Teixeira Soares, Antonina e Ponta Grossa. A aposentadoria como juiz veio aos 40 anos. Laureni queria ficar junto da família e garantir o melhor atendimento a um dos filhos, que precisava de cuidados médicos constantes.

Mas mesmo com a aposentaria não ficou parado. Foi convidado a assessorar o Executivo do estado. Quando José Richa foi eleito governador, em 1982, Laureni já fazia parte do quadro de funcionários. Seu maior vínculo foi com a Secretaria de Estado de Educação, mas assumiu outras funções, chegando até a atuar como diretor-geral do Palácio Iguaçu. Nos mais de 20 anos em que trabalhou no governo, fez muitos amigos e sempre estava disposto a ajudar. Quando alguém não conhecia muito bem as exigências burocráticas, ele esclarecia e orientava com paciência e atenção. Não encarava isso como uma obrigação ou fardo, para ele era um prazer.

Serviço

As publicações neste espaço são gratuitas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5832, ou por e-mail obituario@gazetadopovo.com.br . As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fone: 3324-9313.

Nos momentos em família, Laureni – ou Ico, no vocabulário familiar – gostava de uma aventura domingueira. Adorava conhecer as grutas da Região Metropolitana de Curitiba, como as de Colombo e Bocaiúva do Sul. Da antiga Avenida das Torres, então de saibro, dirigia um jipe emprestado de vizinhos até a Estrada da Graciosa, onde armava o churrasco familiar. Era uma festa. Nas férias, o programa sempre incluía a praia. A Associação dos Magistrados de Guaratuba era o ponto de encontro no Litoral. Na beira-mar, ensinou às netas o prazer de desfrutar de um camarãozinho ao bafo.

Tinha o costume de guardar tudo em casa. O filho Luiz conta que em um antigo cachepô de latão, o pai mantinha todas as contas de energia elétrica, água e demais despesas desde o ano de 2003. Além da leitura diária da Gazeta do Povo, lia revistas semanais para ficar bem informado e poder manter a conversa atualizada. Ao comprar o jornal, de vez em quando aproveitava para levar as netinhas para passear. Enquanto o avô pegava jornais e revistas sobre política e economia, elas escolhiam as revistinhas próprias da idade. Adorava as pequenas e fazia tudo por elas.

Mesmo com um jeito extremamente tímido, era muito simpático e cordial com as pessoas. Era muito difícil vê-lo destemperado. Na maioria das vezes, apenas ria da situação e fazia piadas discretas. Era comedido também em relação à fé. Mesmo não praticando a tradição religiosa em que foi educado – o catolicismo – guardava as medalhinhas e santinhos recebidos como presente e mantinha um tercinho debaixo do travesseiro.

Quando a esposa, Antonia Zelita adoeceu, em maio de 2013, e precisou ficar acamada, o marido fez de tudo para manter a melhor estrutura e conforto possíveis para ela. Ela faleceu no Natal de 2013. No mesmo ano, veio a descoberta do câncer. E ele aceitou a doença com serenidade.

Sempre ensinou aos filhos que as dificuldades da vida devem ser encaradas com naturalidade. “Não é porque você sofre que as coisas irão mudar”, costumava dizer. E vez ou outra acrescentava que com tudo é possível se acostumar, até com a ausência das pessoas queridas. Aos poucos a doença o debilitou e depois de um período de internamento hospitalar, acabou partindo. Deixa os filhos Luiz Antonio e Julio Cesar, duas netas e a nora Ester, a filha do coração.

Dia 19 de julho, aos 79 anos, em decorrência de um câncer, em Curitiba.

Lista de falecimentos - 19/08/2015

Ademar de Lara, 70 anos. Profissão: contador. Filiação: Belmiro de Lara e Emília Horem de Lara. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Água Verde.

Alcides Prestes dos Santos, 82 anos. Profissão: funcionário público estadual. Filiação: Brasilino Estevão da Silva e Durcilia dos Santos. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Água Verde.

Amilton Themothio, 67 anos. Profissão: motorista. Filiação: Eugênio Themothio e Eloyna Themothio. Sepultamento hoje, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical.

Antônio Besciak, 89 anos. Profissão: autônomo. Filiação: João Besciak e Joana Besciak. Sepultamento ontem.

Antônio Ribeiro Nobrega, 53 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: Pedro Ribeiro Nobrega e Rosa Batista Nobrega. Sepultamento hoje, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical.

Ari Regio Neto, 47 anos. Filiação: Inácio Regio Neto e Zulmira Alves Regio. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Santa Cândida, saindo de residência.

Cândida da Cruz dos Santos, 81 anos. Profissão: do lar. Filiação: Adolfo Cardoso da Cruz e Palmira Ribeiro da Cruz. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo de residência.

Carmelita Aparecida da Silva, 40 anos. Profissão: do lar. Filiação: Jurandir da Silva e Carolina Sandra Padilha. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Água Verde.

Deonizia Rodrigues dos Santos, 88 anos. Profissão: do lar. Filiação: Joaquim Rodrigues e Maria do Carmo. Sepultamento hoje, no Cemitério Padre Pedro Fuss, em São José dos Pinhais.

Deonizio Varchaki, 62 anos. Profissão: lavrador. Filiação: Francisco Varchaki e Roza Chicanoski Varchaki. Sepultamento ontem.

Efigênia Weber, 73 anos. Profissão: do lar. Filiação: Estanislau Piekarzewicz e Rosália Pikarzewicz. Sepultamento hoje, no Cemitério Jardim da Saudade II, em Pinhais.

Erick Marcos Keiel de Mattos, 1 dia. Filiação: Marcos Fernando Meira de Mattos e Tatiane Keiel. Sepultamento ontem.

Filomeno Corcino Costa, 76 anos. Profissão: servente. Filiação: Albino Corcino Costa e Bernardina Teodora Jesus. Sepultamento ontem.

Francisco Martins, 69 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: Antônio Jacob Martins e Lúcia Vieira Martins. Sepultamento ontem.

Gabriel Henrique Mineiro da Costa, 20 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: Nivaldo Luiz da Costa e Marta de Jesus Mineiro. Sepultamento ontem.

Helena Nunes, 64 anos. Profissão: do lar. Filiação: Augustinho Nunes e Maria de Lourdes Nunes. Sepultamento ontem.

Jacira Iracema Alves Costa, 87 anos. Profissão: do lar. Filiação: Avelina Alves. Sepultamento hoje, no Cemitério Padre Pedro Fuss, em São José dos Pinhais.

Jamil Ibrahim Tawil, 70 anos. Profissão: vendedor. Filiação: Ibrahim Khalil Makhoul Tawil e Marian Dib. Sepultamento ontem.

João Inácio Coelho, 64 anos. Profissão: servente. Filiação: Pedro Inácio Coelho e Geralda Maria Coelho. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial São Marcos.

João José Martins, 78 anos. Profissão: vigilante. Filiação: Olindo José Martins e Elidia Augusta de Jesus. Sepultamento ontem.

Joel Antônio de Freitas, 38 anos. Profissão: motorista. Filiação: Haroldo Fonseca de Freitas e Leoni de Freitas. Sepultamento ontem.

Joel Hildebrando Freitas, 76 anos. Profissão: bancário. Filiação: João Maria Fde Freitas e Alvina Pereira Freitas. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim, em São José dos Pinhais.

Jorci Ferreira Matoso, 73 anos. Profissão: motorista. Filiação: Brásílio Ferreira Matoso e Maria dos Anjos Matoso. Sepultamento ontem.

José Gomes de Oliveira, 72 anos. Profissão: pintor. Filiação: Jacira Ferreira. Sepultamento ontem.

José Ianaguihara, 66 anos. Profissão: funcionário público municipal. Filiação: Ituki Ianaguihara e Fukue Ianaguihara. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim, em São José dos Pinhais, saindo de residência.

José Lucas Deodato Meira de Camargo, 25 anos. Profissão: porteiro. Filiação: Wilsom Meira de Camargo e Maria Libania Deodato de Camargo. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Boqueirão, saindo de residência.

Laurintino Domingos Guimarães, 91 anos. Profissão: agricultor. Filiação: João Domingos Guimarães e Luciana Felismina do Amor Divino. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela Mortuária Municipal de Paranaguá.

Luiz Carlos Cabral, 59 anos. Profissão: auxiliar de serviços gerais. Filiação: Alipio Alves Cabral e Amélia Ferreira Cabral. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal de Rio Branco do Sul.

Márcia Regina Pereira Miranda, 55 anos. Profissão: pedagoga. Filiação: Renato Pereira e Ivonete Leite Pereira. Sepultamento hoje, no Cemitério Padre Pedro Fuss, em São José dos Pinhais.

Maria Chequeleira, 98 anos. Profissão: do lar. Filiação: Manoel Vaz e Anna Vaz. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial Colônia Orleans.

Maria Helena Cosme de Leon, 81 anos. Profissão: doméstica. Filiação: Osminda Cosme de Leon. Sepultamento ontem.

Maria Onezia Pontes, 63 anos. Profissão: do lar. Filiação: Abnel Viana e Tereza Rodrigues Betim. Sepultamento ontem.

Marly Soares dos Santos, 74 anos. Profissão: do lar. Filiação: Argemiro Soares e Dora Pillati Soares. Sepultamento ontem.

Michel Guerios Filho, 65 anos. Profissão: advogado. Filiação: Michel Guerios e Joaquina Dinoca da Fonseca Guerios. Sepultamento ontem.

Nervi José Pereira da Cruz, 59 anos. Profissão: técnico em contabilidade. Filiação: Antônio Pereira da Cruz e Maria Acira da Cruz. Sepultamento ontem.

Orlando Savi, 74 anos. Profissão: empresário. Filiação: Orlando Savi e Claudemira Savi. Sepultamento ontem.

Raimunda Trindade Pantoja, 71 anos. Profissão: do lar. Filiação: Maria Trindade. Sepultamento hoje, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical.

Renata Aparecida Ferreira da Silva, 37 anos. Profissão: técnico em enfermagem. Filiação: Luiz Ferreira da Silva e Izaltina Vieira da Silva. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela Muncipal de Ivaté.

Rosália Thereza Murawski Koteski, 79 anos. Profissão: do lar. Filiação: Francisco Murawski Filho e Martha Murawski. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial Abranches.

Roseli Freitas dos Santos, 50 anos. Profissão: diarista. Filiação: Osmario de Freitas e Maria dos Prazeres de Freitas. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Santa Cândida.

Sérgio Branta Veiga, 53 anos. Profissão: eletricista. Filiação: Eitor Veiga e Anna Branta Veiga. Sepultamento ontem.

Tereza Cândida da Cruz, 53 anos. Profissão: educadora. Filiação: Olegário Cândido da Cruz e Aparecida Cândida da Cruz. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela do Cemitério Municipal de São Sebastião da Amoreira.

Waldemar Dessller, 76 anos. Profissão: vigilante. Filiação: Augusto Dessller e Catarina Bassani Dessller. Sepultamento ontem.

Willi Antônio do Nascimento, 77 anos. Profissão: mestre de obras. Filiação: Benjamim Bispo do Nascimento e Maria Vaz do Nascimento. Sepultamento hoje, no Cemitério Tranqueira, saindo da Capela Mortuária do Cemitério Paroquial Abranches.

Willian Roberto da Silva, 24 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Charla Fabiane da Silva. Sepultamento ontem.

Condolências

Deixe uma homenagem a um dos falecidos
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]