• Carregando...
O médico Lauro Brandina | Arquivo da família
O médico Lauro Brandina| Foto: Arquivo da família

A simplicidade era a marca registrada do doutor Lauro Brandina. O médico não tinha apegos materiais e usava os mesmos objetos por vários anos. A carteira era a mesma desde os tempos de faculdade, já muito surrada. Não fazia questão de comprar uma nova, pois aquela ainda cumpria sua função. Os sapatos também eram da mesma forma; já se passaram mais dez anos com o mesmo par, o qual sempre era levado ao sapateiro para reparos. O objeto mais luxuoso que tinha era uma caneta Montblanc, que por ser muito antiga já estava remendada com fita adesiva.

O paulista de Novo Horizonte nunca imaginou fincar raízes no Paraná. Graduou-se pela Universidade de São Paulo, em 1965, com o auxílio de uma bolsa dada pelo Jockey Club de São Paulo, como ele gostava de destacar. Chegou ao estado no começo da década de 1970, quando foi convidado para dar aulas durante uma semana na Universidade Estadual de Londrina (UEL). Acabou morando na cidade no Norte do Paraná pelo resto de sua vida. Por 24 anos foi professor titular da UEL, onde também atuou como responsável pelas residências médicas em urologia. Falava que tinha orgulho em ajudar na formação de muitos dos melhores profissionais da especialidade do Brasil.

Lauro Brandina participa de transplante históricoArquivo da família

A presença do médico foi um marco na saúde do estado. Ele realizou o primeiro transplante de rim do Paraná, em junho de 1973. Apesar de sua especialidade ser a urologia, participou do desenvolvimento de outros tipos de transplantes no Brasil. Ele aparece na foto da equipe do primeiro transplante de coração do país. Participou e criou muitas associações e organizações de médicos e chefiou algumas delas.

A medicina também ditou o ritmo de sua vida pessoal. Conheceu Teresa Cristina por ela ser filha de médico e frequentar os mesmos locais que ele. O casal teve três filhos: Gilberto, Ricardo e Renato. Os dois primeiros também cursaram medicina. Renato, o mais novo, optou pela arquitetura, mas tinha em seu pai também uma referência como profissional. Ricardo foi o que seguiu mais de perto os passos de seu pai; também se tornou urologista. Os dois dividiam o consultório em Londrina. “Por tudo o que ele fez e era, ser comparado com o pai é sempre difícil e uma honra. Temos um grande nome a zelar”, ressalta o filho.

Apaixonado por esportes, era por meio deles que mantinha a saúde em dia. Durante muitos anos jogou futebol e praticava corridas diárias. Seu porte atlético era o que chamava atenção na sua aparência. Quando já era mais velho, o tênis ganhou espaço em sua vida e se tornou sua prática favorita. Praticou por muito tempo o esporte e fazia questão de jogar todas as semanas. Diminuiu um pouco a regularidade das partidas após alguns problemas no coração. Assistia aos jogos de tênis também pela televisão e gostava muito de acompanhar os campeonatos da modalidade pelo mundo.

Serviço

As publicações neste espaço são gratuitas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5832, ou por e-mail obituario@gazetadopovo.com.br . As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fone: 3324-9313.

Lauro era do tipo que gostava dos programas típicos em família. Sempre se reunia para almoçar com a esposa e com seus três filhos. Nos cardápios não abria mão de tomar um bom vinho, já que era um grande apreciador da bebida. Sempre que podia, viajava acompanhado da família. Na companhia de Gilberto e Ricardo, foi a congressos médicos em diversos países.

Tinha um carinho especial pela cultura e pela tradição em transplantes dos Estados Unidos. Lá ficava seu destino favorito: Nova York. Não perdia nenhuma a oportunidade que tinha de ir à metrópole norte-americana.

O nascimento de seu único neto, Caio, filho de Ricardo, também foi um momento de grande alegria para ele e para toda a família.

O médico estava internado no Hospital Evangélico de Londrina (HEL) para se recuperar de problemas cardíacos desde o início de 2015. Quando estava quase recebendo alta, Lauro teve uma pneumonia. Não resistiu às complicações do coração aliadas à doença no pulmão. Deixa a esposa Teresa Cristina, os filhos Gilberto, Ricardo e Renato, e o neto Caio.

Dia 24 de maio, aos 76 anos, de complicações cardíacas, em Londrina.
Colaborou: Getulio Xavier.

Lista de falecimentos - 09/06/2015

Adilson Antônio Krefta Machado, 75 anos. Profissão: funileiro. Filiação: Abílio Andrade Machado e Vitória K. Machado. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal São Francisco de Paula.

Admir Sartori, 79 anos. Profissão: motorista. Filiação: Pedro Antônio Sartori e Francisca Adolphina Sartori. Sepultamento ontem.

Aguinaldo Antônio Ferreira, 48 anos. Profissão: comerciante. Filiação: Sílvio Augusto Ferreira e Maria Vieira de Lara. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal da Cidade de Origem, saindo da Capela de Campo Magro.

Alceu Luiz Zanellato, 77 anos. Profissão: advogado. Filiação: Catharin Zanellato e Amália Barros Zanellato. Sepultamento ontem.

Alice Pires de Souza, 91 anos. Profissão: do lar. Filiação: Urias Pires de Souza e Guilhermina Barbizoti. Sepultamento ontem.

Alzira da Silva Machado, 74 anos. Profissão: costureira. Filiação: Luzia da Silva. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Santa Cândida, saindo da Capela.da Luz.

Antônio Aparecido Urias, 52 anos. Profissão: motorista. Filiação: Benedito Urias Sobrinho e Benedita Urias. Sepultamento ontem.

Antônio Carlos Colaco, 61 anos. Profissão: motorista. Filiação: João Colaco e Juvenira Ribas Colaco. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal da Cidade de Origem, saindo da Capela Municipal da Lapa.

Antônio da Silva, 82 anos. Profissão: músico. Filiação: Lourença Francisca Santiago. Sepultamento hoje, Cemitério Vaticano, saindo da Capela Vaticano - Jade.

Aretiano Caetano, 82 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Joaquim Caetano e Adalziza Joaquina Caetano. Sepultamento hoje, no Cemitério Jardim da Colina, em Colombo, saindo da Capela da Paz no Boqueirão.

Ausdrei Amaro Rosa, 56 anos. Filiação: Sebastião Rosa e Olga Cogrossi Rosa. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal da Cidade de Origem, saindo da Capela Mortuária de Paranaguá.

Benedito Bueno, 94 anos. Profissão: lavrador. Filiação: Arlindo Bueno e Alvina Maria de Jesus. Sepultamento ontem.

Bernarda Kruppa Padilha, 88 anos. Profissão: do lar. Filiação: Francisco Kruppa e Mariana Kruppa. Sepultamento ontem.

Cilce Pacheco Santana, 84 anos. Profissão: do lar. Filiação: Ladislau Staschuk e Wanda Staschuk. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Água Verde.

Darcy Duarte, 65 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: Manoel Duarte e Lídia dos Santos. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal de Almirante Tamandaré, saindo da Capela Mortuária Jardim Grazielle, em Almirante Tamandaré.

Dulcineia da Silva de Carvalho, 63 anos. Profissão: do lar. Filiação: João Batista da Silva e Maria Alice da Silva. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim, em São José dos Pinhais.

Edilo Nunes dos Santos, 58 anos. Profissão: micro-empresário. Filiação: José Nunes dos Santos e Esmeralda Domingos dos Santos. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim, em São José dos Pinhais.

Emília Romanchuk, 82 anos. Profissão: do lar. Filiação: Brásílio de Freitas Castro e Ana Augusta Martins Castro. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Boqueirão.

Eugenia Dumanskyj, 90 anos. Profissão: do lar. Filiação: Damian Malzuk e Anna Balushinska. Sepultamento ontem.

Eugenia da Silva, 86 anos. Profissão: do lar. Filiação: João Rodrigues dos Santos e Júlia Baptista dos Santos. Sepultamento ontem.

Eurides José Batista, 93 anos. Profissão: lavrador. Filiação: Olegário Batista e Maria Joana Costa. Sepultamento ontem.

Henrique Celso Perotte Laffitte, 85 anos. Profissão: funcionário público federal. Filiação: Henrique Fabra Laffitte e Emília Perotte Laffitte. Sepultamento ontem.

Isaura de Souza Motta, 78 anos. Profissão: do lar. Filiação: Mariano José de Souza e Brasilina Dias. Sepultamento ontem.

Izaura Leite, 84 anos. Profissão: servente. Filiação: José Leite Júnior e Docelina Leite. Sepultamento hoje, no Cemitério Memorial da Vida, em São José dos Pinhais, saindo da Capela Municipal Boqueirão.

João Nijo Sobrinho, 79 anos. Profissão: lavrador. Filiação: Francisco Nijo e Rosália Nijo. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Comunidade Cambará, em São Mateus do Sul.

João Reis de Lima, 65 anos. Profissão: motorista. Filiação: Lisandro de Lima e Francisca Reis de Lima. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal de Quitandinha, saindo da Capela Mortuária de São Cristovão.

Jorge Luiz Brzowski, 64 anos. Profissão: comerciante. Filiação: Ricardo Brzowski e Geralda Brzowski. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial Colônia Orleans.

José Caitano, 70 anos. Profissão: eletricista. Filiação: Germano Caitano e Maria Madalena Alves. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Metropolitano, em Fazenda Rio Grande, saindo da Capela, Ômega , em São José dos Pinhais.

José Luiz de Paiva, 75 anos. Profissão: vigilante. Filiação: Afonso José de Paiva e Maria Antônia de Paiva. Sepultamento ontem.

José Matozo, 68 anos. Filiação: Manoel Matozo e Maria dos Santos. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal da Cidade de Origem, saindo da Capela de Paranaguá.

Lourdes Messias de Melo, 82 anos. Profissão: do lar. Filiação: José Messias e Izaura Cândida. Sepultamento ontem.

Luiz Machado de Farias, 45 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: Otávio Perreira de Farias e Georgina Machado de Farias. Sepultamento hoje, no Cemitério Memorial da Vida, em São José dos Pinhais, saindo da Capela Mortuária São Marcos.

Luzinei Soares do Nascimento, 42 anos. Profissão: pintor. Filiação: Gregório Soares Nascimento e Lindamir Perinott Nascimento. Sepultamento ontem.

Marcos dos Santos, 20 anos. Profissão: auxiliar de produção. Filiação: Donizete Apareicido Correia dos Santos e Valquíria Bitencourt. Sepultamento hoje, no Cemitério Guarituba, em Piraquara, saindo da Capela Municipal do Tarumã, em Pinhais.

Maria Dilza de Souza, 83 anos. Profissão: do lar. Filiação: Elpidio Pinheiro do Carmo e Antônia Maria da Conceição. Sepultamento ontem.

Maria Magdalena Campagnaro Drzewinski, 87 anos. Profissão: do lar. Filiação: Antônio Campagnaro e Carlota Seguro. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Água Verde.

Maria da Conceição Alves, 56 anos. Profissão: do lar. Filiação: Joaquim Alves Campos e Terezinha Alves Cardoso. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Santa Cândida.

Mário Wilson Alves Bastos, 43 anos. Profissão: cobrador de ônibus. Filiação: Amadeu Alves de Bastos e Marta Miranda de Bastos. Sepultamento ontem.

Norio Kashiwagi, 70 anos. Profissão: engenheiro. Filiação: Kanejiro Kashiwagi e Yuki Kashiwagi. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Água Verde, saindo da Capela Vaticano - Diamante.

Sílvio Manoel Vieira, 25 anos. Profissão: auxiliar. Filiação: Olívio Vieira e Dalva Maria Vieira. Sepultamento ontem.

Simone Cristina Vieira Mikaldo, 41 anos. Profissão: atendente. Filiação: Jorge Mikaldo e Maria Marlete Vieira Mikaldo. Sepultamento hoje, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical.

Tereza Cristina de Jesus Bueno, 67 anos. Profissão: do lar. Filiação: Saturino de Souza Bueno e Cândida da Silva Bueno. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Bom Jesus dos Passos, em Piraquara

Terezinha de Lourdes Casagrande Lucca, 73 anos. Profissão: do lar. Filiação: Claudino José Casagrande e Edvirgens Robson Casagrande. Sepultamento ontem.

Thais Ferreira dos Santos Cordeiro, 14 anos. Profissão: estudante. Filiação: Jairo dos Santos Cordeiro e Edna Biscaia Ferreira. Sepultamento ontem.

Vicente Mendes de Siqueira, 80 anos. Profissão: empresário. Filiação: Gonçalo Mendes de Siqueira e Maria Joana Moreira dos Santos. Sepultamento ontem.

Condolências

Deixe uma homenagem a um dos falecidos
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]