• Carregando...
 | Arquivo pessoal
| Foto: Arquivo pessoal

Abril deste ano foi mês de festa na casa da família Nocera – em Santa Felicidade. Era preciso correr para preparar o aniversário da matriarca, Lígia Beatriz, na passagem dos seus 60 anos. Dada a receber, dessa vez Lígia teria de se superar. E conseguiu. Os amigos não esquecem. Reconstroem cada cena – como se falassem de um filme de Ettore Scola. Seus dotes se espalharam pelo caimento das toalhas, pela simetria das baixelas, chegaram à decoração dos doces. Uma noite para o álbum de retratos – até porque seria o último jantar da grande anfitriã.

Lígia Beatriz Müller Nocera era mulher elegante. Ninguém fala dela sem se referir aos modos de moça bem-comportada do “Sacre-Coeur”, dona de prendas culinárias e talento para a costura. Nem deixam de citar seu perfume, Angel, da Thierry Mugler. Caía-lhe como um dom de nascença. Tinha também outra marca – uma cicatriz no rosto. Ganhou-a na estrada de Antonina, em julho de 1960, aos 5 anos de idade, num acidente de automóvel, no qual os pais morreram. Cedo o destino ficou impresso na sua pele. Lígia respondeu à vida breve acolhendo as pessoas, plantando flores, cozinhando os melhores pratos – e se fazendo artista.

Formou-se em Pintura, na Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap), a “Belas”. Conheceu a fama. Não a fama outorgada pelos críticos e curadores, mas aquela que vem do público. “Não faço a menor ideia de quantas telas de copos de leite ela pintou”, diz a filha Giovana, sobre o tema de natureza morta que por pouco não escravizou a mãe. Batiam-lhe à porta, pediam-lhe por favor, mais um “copo”. Na Galeria Nini Barontini, ficavam em destaque.

Até que disse basta. A essa altura, as paredes estavam talhadas não mais de copos de leite, mas de pinturas monumentais, tão labirínticas quanto sua autora. Até havia flores, mas flores partidas, quais cacos de vidro de um caleidoscópio habitado por borboletas, bonecas e temas botânicos. A reservada Lígia tinha encontrado sua voz. Em tudo. Em vez da Velha Europa, o exotismo da Tailândia e do Vietnã. Seu balé? O tai chi chuan. Refúgio? Pontal do Sul. Terapia? Regar as plantas, tendo aos pés a cachorra Saigon. Sentia-se pronta, inclusive, para ensinar. Em 1995, tornou-se professora, e da “Belas”. Foram 23 anos de namoro.

Generosidade”, “generosidade”, repetem os que conviveram com ela nos corredores da mais tradicional instituição de arte do Sul do país. Podem até lhe destacar o porte, a inteligência – mas preferem defini-la como alguém a postos para ajudar os alunos. Mesmo quando debaixo de algum arroubo passional, tanto fazia: distribuía igualmente o perfume de seu caráter. Recolhia admiração e respeito.

“Talvez por isso tenha se tornado professora”, arrisca o artista plástico Emerson Persona, que dividia com Lígia as salas de aula da Embap e desfrutava de sua amizade. “Era o seu melhor. Adorava a sala de aula”, observa a também artista – e vice-diretora da escola –, Juliane Fuganti, parceira do curso de mestrado na Universidade Federal da Bahia. Emerson e Juliane se dizem incapazes de assimilar a partida de Lígia, “assim, sem mais”. Ambos estavam na comemoração dos 60 anos – hoje entendida como a festa do adeus. “Triste, mas não poderia ser melhor lembrança”, entende a filha Giovana.

Os problemas de saúde se impuseram depois daquele 22 de abril. Lígia fez o que devia fazer. Cuidou de cada pormenor de sua licença na “Belas”. Disse “até a volta” e se retirou. A despedida se desenhou bem rápido – três semanas depois do diagnóstico. “Ela mal conseguiu começar a quimioterapia”, comenta Giovana. O ateliê, no sótão da casa, ficou tal como ela deixou: arrumado nos detalhes.

Seus Saramagos ao lado de Adélia Prado. A Remington. Nos cantos, graúdos peixes bordados – técnica que usava aliada à pintura – e as telas que formavam a instalação “Coleção particular de coisas inanimadas”, um de seus melhores trabalhos. É formado por 72 pequenas pinturas “de afeto”, nas quais retratou símbolos banais de sua biografia. Em 2011, numa exposição, falou ao público do sentido de cada imagem; e do acidente que levou seus pais. Emocionou. Não podia se furtar de dizer: a experiência da morte lhe apresentou a vida.

Deixa dois filhos – João Augusto e Giovana.

Dia 1.º de agosto, os 60 anos, em Curitiba, em decorrência de um câncer no estômago.
  • Amigos destacam Lígia Beatriz Nocera como uma mulher reservada, generosa, cujo talento extrapolava a produção em ateliê.
  • Rendas, maçãs que emulan Cézanne - Lígia Nocera se livrou da ditadura dos “copos de leite”, tema que o mercado de arte lhe exigia.
  • Inspiração botânica, uma constante nos trabalhos de Lígia Nocera. Ela mesma era entregue à natureza. Horas aguando plantas.
  • Da série de “objetos de afeto”, a reprodução pictórica pop de um vidro de perfume.
  • Temas botânicos invocavam pintura de caráter metafísico.
  • Citação ao papa do pop, Andy Warhol.
  • Detalhe de pintura de caráter botânico.
  • Marinhas - um dos lazeres da artista era ir a Ponta do Sul, no litoral paranaense.
  • Os peixes - pintura colorida, não raro monumental, mesclava técnicas - o que inclui o bordado.

Lista de falecimentos - 22/10/2015

Aline Luzia do Rocio Collere, 71 anos. Profissão: do lar. Filiação: Pedro Collere Júnior e Neuta Rodrigues Collere. Sepultamento ontem.

André José Artifon, 28 anos. Profissão: motorista. Filiação: Valdemar Artifon e Elsa Artifon. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal da Cidade de Origem, saindo da Capela do Cemitério Municpal de Ceara - Sc.

Antônio Burbello, 79 anos. Profissão: motorista. Filiação: Olívio Burbello e Rilta Burbello. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial de Umbará, saindo de residência.

Antônio Domingos Maciel, 50 anos. Profissão: embalador(a). Filiação: Antenor Domingos Maciel e Catarina Domingos de Oliveira. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal do Boqueirão, saindo de residência.

Antônio Prieto Filho, 86 anos. Profissão: lavrador. Filiação: Antônio Prieto e Rosina Faggioli. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim (São José dos Pinhais), saindo da Capela Mortuária Jardim da Saudade I.

Bruno Cezar Fressatto, 31 anos. Profissão: vigilante. Filiação: Alcione Fressatto e Vanda Gomes Fressatto. Sepultamento ontem.

Carlos Luiz de Souza Godar, 80 anos. Profissão: economista. Filiação: Maurício Godar e Herondina de Souza Godar. Sepultamento ontem.

Carmen Natividade Moss, 86 anos. Profissão: do lar. Filiação: Godofredo Esteves da Natividade e Carmen de Amorim Natividade. Sepultamento ontem.

Cezar Antônio Ercole, 53 anos. Profissão: administrador(a). Filiação: Pedro Luiz Ercole e Luizinha Edinir Luiz Ercole. Sepultamento ontem.

Dalgiza de Campos Propio, 62 anos. Profissão: do lar. Filiação: Bernardino de Campos e Rosa Pires. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo de residência.

Daniel José de Lima, 71 anos. Profissão: cobrador de ônibus. Filiação: Azôr José de Lima e Carolina Phelippe de Lima. Sepultamento ontem.

Débora Camargo, 40 anos. Profissão: coordenador(a). Filiação: Ionice Camargo. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela Ômega - São José dos Pinhais -PR.

Dione Aparecida Nek Pacheco, 46 anos. Profissão: autônomo(a). Filiação: Joel da Luz Pacheco e Angelica Nek Pacheco. Sepultamento ontem.

Edson Luiz da Silva, 49 anos. Profissão: bancário(a). Filiação: João da Silva e Leony da Silva. Sepultamento hoje, Cemitério Memorial da Vida (São José dos Pinhais), saindo de local a ser designado.

Elias Ferreira, 47 anos. Profissão: auxiliar produção. Filiação: Aníbal Ferreira e Ana Maria Ferreira. Sepultamento ontem.

Eliziario Rodrigues, 82 anos. Profissão: funcionário público federal. Filiação: Domingos Pedro Rodrigues e Maria Fernandes Rodrigues. Sepultamento ontem.

Elton John de Oliveira, 28 anos. Filiação: Helena Rosa de Oliveira. Sepultamento hoje, São Roque (Piraquara), saindo da Capela Mortuária Jardim Ipê - São José dos PinhaisPR.

Erica Tomazoni Zanona, 81 anos. Profissão: auxiliar enfermagem. Filiação: Alfredo Tomazoni e Verônica Tomazoni. Sepultamento hoje, no Cemitério Jardim da Saudade I, saindo da Capela Vaticano.

Eronaide Gonzatto, 59 anos. Profissão: do lar. Filiação: Francisco Gonzatto e Vanir Antunes de Lima Gonzatto. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal São Francisco de Paula, saindo da Capela Municipal São Francisco de Paula - Capela 02.

Frida da Silva Ribeiro, 61 anos. Profissão: do lar. Filiação: Gregório da Silva e Hilda da Silva. Sepultamento ontem.

Heloisa Haito Gomes, 3 mes(es). Filiação: Luís César Gomes e Marilsa Haito. Sepultamento ontem.

Helton José de Campos Lima, 29 anos. Profissão: motoboy. Filiação: Lázaro Rodrigues de Lima e Maria José Alves de Campos Lima. Sepultamento hoje, Cemitério Memorial da Vida (São José dos Pinhais), saindo da Capela Cemitério Memorial da Vida em São José dos Pinhais.

Henrique Friesen Filho, 66 anos. Profissão: comerciante. Filiação: Henrique Friesen e Maria Koop Friesen. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal do Boqueirão, saindo da Capela Municipal do Boqueirão - Capela 01 Municipal do Boqueirão.

Ilvete Constantino, 43 anos. Profissão: diarista. Filiação: Otávio Boaventura Constantino e Terezinha Formaio Constantino. Sepultamento ontem.

Joana Antocevicz Wojcik, 88 anos. Profissão: do lar. Filiação: José Antocevicz e Francisca Javorski Antocevicz. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal de Contenda, saindo de residência.

João Pereira, 80 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: Alfredo Pereira e Natália Pereira. Sepultamento ontem.

José Júlio Amaral Cleto, 77 anos. Profissão: funcionário público estadual. Filiação: Francisco Pacheco Cleto e Alvanaria Amaral Cleto. Sepultamento hoje, Crematório Vaticano, saindo da Capela Vaticano - Turquesa.

José Teixeira Pina Filho, 22 anos. Profissão: servente. Filiação: José Teixeira Pina e Rothes da Costa Teixeira Pina. Sepultamento hoje, Universal Necrópole Ecumênica Vertical, saindo de residência.

Juracy Alves de Siqueira, 68 anos. Filiação: Marcílio Ricardo e Josefina Machado. Sepultamento hoje, no Cemitério Jardim da Saudade I, saindo de residência.

Lucas Correia dos Santos, 20 anos. Profissão: servente. Filiação: José Correia dos Santos e Francisca Sebastiana Ferreira dos Santos. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal da Cidade de Origem, saindo da Capela do Cemitério de Fazenda Rio Grande (PR).

Margarida Amaro Ferreira, 84 anos. Filiação: João Amaro e Luíza Félix. Sepultamento ontem.

Maria Aparecida Ferreira da Costa, 66 anos. Profissão: doméstica. Filiação: José Vicente Ferreira e Isolina dos Santos. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal do Boqueirão, saindo de Igreja Evangélica Rua Engenheiro Costa Barros 538- Cajuru.

Maria Elaci Gomes de Abreu, 83 anos. Profissão: do lar. Filiação: Dorcilia Gomes de Abreu. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo de Seguidores de Cristo - Rua Leonel Simões 444 - Guatupe -Sjp.

Maria Elisa Lasperg, 71 anos. Profissão: do lar. Filiação: João Lasperg e Júlia Flemming Lasperg. Sepultamento hoje, Comuna Evangélica Luterana, saindo de Protestante.

Maria Elza Vitório, 64 anos. Profissão: doméstica. Filiação: José de Luz Roque e Adelaide da Silva Rocha. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Santa Cândida, saindo da Capela Leonardo Gelinski-725- Cajuru.

Maria Pereira Carvalho, 87 anos. Profissão: do lar. Filiação: Augusto Pereira e Fortunata Zeferina Pereira. Sepultamento ontem.

Mary Mattar, 87 anos. Profissão: representante comercial. Filiação: César Nicolau Mattar e Afiza Mattar. Sepultamento ontem.

Natalicio Frezzi Bueno, 57 anos. Profissão: motorista. Filiação: Orlando Zacharias Bueno e Orlanda Frezze Zacharias. Sepultamento ontem.

Paulina Marczak, 71 anos. Profissão: do lar. Filiação: Basílio Bilecki e Sofia Bilecki. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal do Boqueirão, saindo da Capela da Paz - Boqueirão.

Pedro Antônio Sanson, 77 anos. Profissão: dentista. Filiação: Pedro Sanson e Moema Amorim Sanson. Sepultamento ontem.

Remberto Francisco Kuhnem, 81 anos. Profissão: revisor(a). Filiação: Francisco Henrique Kuhnen e Libia Truppe Kuhnen. Sepultamento hoje, Cemitério Pedro Fuss (São José dos Pinhais), saindo da Capela Municipal do Boqueirão - Capela 02- Cemitério Boqueirão.

Reneu Antônio Didio, 54 anos. Profissão: vendedor(a). Filiação: Vendolino Didio e Nelci Weber Didio. Sepultamento ontem.

Romano Ribeiro, 99 anos. Profissão: funcionário público federal. Filiação: Querino Ribeiro e Euristella Cordeiro. Sepultamento ontem.

Romualdo Elinor Roehr, 53 anos. Profissão: motorista. Filiação: Renildo Roehr e Eraide Roehr. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial Colônia Orleans, saindo da Capela Mortuária Paroquial do Orleans.

Rosa Drongeck Sobania, 90 anos. Filiação: Roberto Drongeck e Maria Drongeck. Sepultamento ontem.

Rosalina Inocêncio Coutinho, 80 anos. Profissão: do lar. Filiação: José Rodrigues de Oliveira e Jandira Soares de Oliveira. Sepultamento ontem.

Roza Kaminski, 81 anos. Profissão: do lar. Filiação: José Barycsk e Catharina Barycsk. Sepultamento ontem.

Santa de Araújo, 100 anos. Profissão: do lar. Filiação: Silvino Martins de Souza e Francisca de Araújo. Sepultamento hoje, Colônia Faria (Colombo), saindo da Capela Jardim Adriana - ColomboPR.

Simeão Bueno Mendes, 85 anos. Profissão: zelador(a). Filiação: João Bueno Mendes e Idalina Bueno. Sepultamento hoje, no Cemitério Jardim da Saudade II (Pinhais), saindo da Capela Mortuária Jardim da Saudade II.

Wilson Ribeiro Caron, 64 anos. Profissão: mecânico. Filiação: Pedro Caron e Osminda Ribeiro Costa Caron. Sepultamento ontem.

Condolências

Deixe uma homenagem a um dos falecidos

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]