• Carregando...
 |
| Foto:

Sebastião Souza Cortês

As histórias de São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba, rendiam horas de prosa entre Sebastião e os amigos. Nesses momentos, lembravam do passado e das mudanças pelas quais o município passou nas últimas décadas. Sua história em São José dos Pinhais começou aos 5 anos, quando os pais de Sebastião resolveram procurar novos horizontes. O pai era farmacêutico prático. Aos 8 anos, foi responsável pelo plantio do primeiro ipê, em frente da Biblioteca Pública de São José dos Pinhais, que até hoje se mantém em pé. Em 1940, deixou São José dos Pinhais ao ser nomeado delegado do Censo para União da Vitória, que atendia outros municípios. E foi em Mallet (Sudeste) que Sebastião encontrou o grande amor de sua vida, Jacy, com que esteve casado por 66 anos. Em 1945, retornou a São José dos Pinhais e empregou-se na recém-fundada base aérea do município, construída especialmente por causa da Segunda Guerra Mundial. Atualmente, é o Aeroporto Internacional de Afonso Pena. Por anos, dedicou-se com afinco como administrativo e, inclusive, foi responsável pela alfabetização de muitos funcionários. Porém, seu sonho sempre foi ser escritor. Em 1955, passou em primeiro lugar em concurso do governo do estado como coletor da Agência de Rendas. Em 1956, foi transferido para o Tribunal de Contas do Paraná, ocupando a chefia de Seção e Fiscalização do Tesouro do Estado. O seu sonho só se realizou em 1975, depois de aposentado. Por 12 anos, foi o redator, editor e fotógrafo do jornal Folha de São José, fechado em 1987. O "vô Bastião" sempre tinha uma bala ou chocolate para dar aos netos e bisnetos. E era comum, ele e a mulher lotarem o Corcel da família com seis a oito crianças para descer ao litoral. Sebastião gostava de estar sempre com a casa cheia. Na casa no centro de São José, onde morou durante 53 anos, eram realizados os almoços de sábado que reuniam mais de 20 pessoas. Como marido, Sebas­tião sempre foi um homem sensível e carinhoso. Jacy guarda até hoje os inúmeros cartões que acompanhavam flores em todas as datas comemorativas. O último é datado do dia dos namorados. Sebastião foi enterrado com a bandeira oficial do Brasil, a mesma que se orgulhava de ver todos os dias dependurada na copa da sua casa. Deixa viúva, quatro filhos, 16 netos, 14 bisnetos e 3 trisnetos.

Dia 5, aos 91 anos, de parada respiratória.

* * * * *

Orlando Moacyr Seiler Giglio, 100 anos, engenheiro civil, filho de Luís Giglio Júnior e Joaquina Seiler Giglio. Sep. ontem.

Almir Pappi, 52 anos, administrador, filho de Raul Pappi e Ivani Pappi. Deixa viúva Ana Cristina Vitek. Sep. em horário a ser designado, no Paroquial de Campo Comprido, saindo da capela do mesmo.

Alvino Arantes, 57 anos, gerente, filho de Walfrido Arantes e Francisca Arantes. Deixa viúva Anete Maria Arantes. Sep. ontem.

Ari dos Santos Silveira Pinto, 47 anos, lavrador, filho de Pedro de Almeida Pinto e Terezinha da Silveira Pinto. Deixa viúva Janete dos Santos Pinto. Sep. ontem na Lapa, PR.

Carmen Ivanete Belle, 51 anos, do lar, filha de Lino Belle e Narcisa Belle. Deixa viúvo José Cavalcante de Barros. Sep. ontem.

Dionizio Lesniovski, 60 anos, pedreiro, filho de José Lesniovski e Elvira Lesniovski. Sep. ontem.

Euthalia Wielewski Martins, 74 anos, do lar, filha de Mieceslau José Wielewski e Martha Minikovski Wielewski. Viúva de Matias Alenor Martins. Sep. ontem.

Evilin Cardoso de Oliveira, 25 anos, do lar, filha de Joaquim Dimas de Oliveira e Rosimary Cardoso. Sep. ontem.

Ilda Loro Vizzotto, 84 anos, do lar, filha de Luiz Antônio Loro e Gioconda Pazinatto. Viúva de Rafael Vizzotto. Sep. ontem.

Irayde Dallazuanna Winhaski, 77 anos, comerciante, filha de Victorino Dallazuanna e Dezulina Cavalli Dallazuanna. Deixa viúvo Pedro Winhaski. Sep. ontem.

Ironi Rodrigues, 59 anos, diarista, filha de Frederico Rodrigues Lourenço e Jorgina Augusta do Nascimento. Sep. ontem.

João Maria da Silva, 76 anos, agricultor, filho de Vitor Antunes da Silva e Maria Carolina dos Santos. Deixa viúva Noêmia do Carmo. Sep. ontem.

Josefa Maria da Silva, 80 anos, do lar, filha de Maria Luzia da Silva. Viúva de Joaquim Siqueira. Sep. ontem.

Júlio Dieditz, 79 anos, pedreiro, filho de Roberto Dieditz e Clementina Mikos. Deixa viúva Hercília Dieditz. Sep. em horário e cemitério a serem designados.

Leonil Rodrigues dos Santos, 58 anos, filho de Apolinário Rodrigues e Maria José dos Santos. Deixa viúva Maria de Jesus Guimarães dos Santos. Sep. ontem em Curiúva, PR.

Lucila Dias Bittencourt, 68 anos, do lar, filha de Eduardo Bittencourt e Ana Dias Bittencourt. Sep. ontem.

Malvina de Oliveira Miranda, 75 anos, do lar, filha de Maria Fernandes de Oliveira. Deixa viúvo João Rodrigues. Sep. ontem.

Maria Aparecida de Oliveira Santos, 76 anos, do lar, filha de Orlando Antônio de Oliveira e Maria Camila de Oliveira. Deixa viúvo Osvaldo dos Santos. Sep. ontem.

Maria Aramim de Lima, 57 anos, cobradora, filha de José Camargo de Lima e Maria das Dores de Lima. Sep. ontem.

Oswaldo Alves de Souza, 74 anos, militar, filho de Maria Alves de Souza. Deixa viúva Marlene Ribeiro de Souza. Sep. ontem.

Santa Pontes Mora, 80 anos, do lar, filha de Joaquim G. Pontes e Bernarda Ribeiro Pontes. Viúva de Francisco da Cruz Mora. Sep. ontem no Cemitério de Tomas Coelho (Araucária), PR.

Sebastião Machado, 48 anos, filho de Agnelo Sílvio Machado e Maria de Oliveira. Deixa viúva Anita Soares de Bomfim Machado. Sep. ontem.

Silvana Túlio, 40 anos, secretária, filha de Lino Baptista Túlio e Francisca Verônica da Cruz Túlio. Sep. às 9 h, no Cemitério Jardim da Saudade I, saindo da capela do mesmo.

FONTE: Serviço Funerário Municipal. Fones 3224-7707 ou 3324-9313.

* * * * *

As publicações neste espaço são gratui­tas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fax (041) 3321-5129, ou por e-mail leitor@gazetadopovo.com.brFONTE: Serviço Funerário Municipal. Fones 3224-7707 e 3324- 9313

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]