• Carregando...
 |
| Foto:

Luiza Manente Malkut

Por muitas décadas, Luizinha escreveu sua história para a posteridade. Para surpresa dos filhos, foram encontrados, nos últimos dias, inúmeros diários onde ela escrevia diariamente os passos de todos da família. E nessas páginas, foram se descortinando fatos que só vieram a comprovar a alegria, a determinação e a força de vontade de Luiza. Filha mais velha de oito irmãos, ela nasceu em uma cidadezinha chamada Tronco, no município de Castro (Campos Gerais). Por ser a primogênita, Luiza era o braço direito dos pais que viviam do trabalho da fazenda. Andava a cavalo, mantinha o olho comprido nas plantações e nos pomares, assim como no monjolo que produzia as farinhas. Ela mantinha a ordem. Entre idas e vindas pelos campos, cruzados por uma linha férrea, foi quando conheceu aquele que seria seu marido. Basílio morava no mesmo povoado e trabalhava na estrada de ferro. Aos 22 anos, casaram-se e iniciaram a peregrinação por diversas cidades do interior. De Tronco foram para Castro. De Castro, para Arapoti onde Basílio assumiu a profissão de barbeiro. De lá, para Ponta Grossa. Nesse meio tempo, os filhos iam nascendo. Mesmo longe, o amor pela fazenda persistiu. A filha Maria de Lourdes lembra-se com carinho do tempo que ela e os cinco irmãos, juntamente com a mãe, iam passar as férias com os avós. Na comemoração do Dia do Senhor de Bom Jesus, por exemplo, em 6 de agosto, toda a grande família se reunia para participar das festividades. Vinha gente de tudo que é cidade. Dividiam-se no sótão – no local onde secavam as batatas – e no paiol de milho. A mãe, por ser a mais velha, e muito religiosa, continuava com o seu papel de organizadora e distribuidora das tarefas, sempre com o carinho que lhe era peculiar. Moderna, Luiza também gostava de piadas. Nasceu com uma vasta cabeleira cor de fogo, e morreu com o mesmo tom. Dizia que não queria nenhum filho com aquela cor de cabelo, pelas brincadeiras que teve que enfrentar quando criança. E Deus ouviu suas preces. Só se repetiu na segunda geração. Em 1957, os Malkut vieram morar em Curitiba, e o prazer de receber visitas era mantido seguidamente. Deixa cinco filhos, 13 netos, 15 bisnetos, um trineto.

Dia 12. aos 95 anos, de insuficiência cardíaca.

* * * * * * *

Ademir Rodrigues, 36 anos, zelador, filho de Izaltino Rodrigues e Idília Rodrigues. Sep. às 15 h, no Cemitério Vertical, saindo da capela Rua Janne Ranngel, 28 – Jardim Holandês, em Piraquara.

Alzira Alcântara da Silva, 70 anos, do lar, filha de Sebastião Raimundo de Alcântara e Ana Cândida de Jesus. Deixa viúvo Benedito Cândido da Silva. Sep. ontem.

Amélia Baranski Geremias, 71 anos, do lar, filha de João Baranski e Helena Baranski. Deixa viúvo Olídio Aleixo Geremias. Sep. em horário a ser designado, no municipal do Boqueirão, saindo da Rua Paulo de Deus Bessa, 17 – Santa Felicidade.

Anderson Gonçalves da Silva Carneiro, 4 dias, filho de Onei de Jesus Gonçalves e Jéssica Francieli da Silva Carneiro. Sep. ontem.

Anna Bavia Camargo, 85 anos, do lar, filha de Vicente Bavia e Antônia Quatraro. Viúva de João Amaral Camargo Filho. Sep. ontem.

Antônio Hélio Pontes, 58 anos, músico, filho de José de Júnior Pontes e Leonitina Maria Pontes. Sep. ontem.

Antônio Moreira da Silva, 65 anos, pedreiro, filho de Silvino Moreira da Silva e Maria Cândida Dias. Sep. ontem.

Augustinho Pinto da Silva, 85 anos, vendedor, filho de João Pinto e Izabel Pinto da Silva. Sep. ontem.

Celina Hissako Ogawa Koga, 50 anos, do lar, filha de Sabuo Ogawa e Etsuko Taketa Ogawa. Deixa viúvo Luiz Tadao Koga. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela do Cemitério Municipal Bandeirantes.

Celso Luiz Ferreira, 55 anos, açougueiro, filho de João Ferreira e Avanir Ferreira. Sep. às 11 h, no Cemitério Água Verde, saindo da capela 4 do mesmo.

Cirlei Ângelo de Souza, 63 anos, agricultor, filho de José Constantino de Souza e Izaltina Dias de Souza. Deixa viúva Neila Maria Mendes Macan de Souza. Sep. ontem.

Custódio Alves Fagundes, 75 anos, operador de máquinas, filho de Francisca Alves Fagundes. Deixa viúva Maria Enedina Fagundes. Sep. às 16 h, no Cemitério São João Batista (São José dos Pinhais), saindo da capela da Funerária São Francisco – (São José dos Pinhais).

Dilba Maitto, 82 anos, funcionária pública estadual, filha de Orlando de Souza e Rosina Bellatrice de Souza. Sep. ontem.

Edirley Natal Fontoura, 49 anos, funcionário público estadual, filho de Antônio Beira Fontoura e Ariete Mari Rosi Fontoura. Deixa viúva Salete de Oliveira Fontoura. Sep. ontem.

Élia Três Sbardellotto, 87 anos, do lar, filha de Gregório Três e Elisabetta Gasperin. Sep. ontem.

Eliseu Figueiredo Nepomuceno, 25 anos, auxiliar de produção, filho de Celso Figueiredo Nepomuceno e Denise Nascimento Nepomuceno. Sep. às 10 h, no Cemitério Municipal do Água Verde, saindo da capela da Igreja Batista – Cajuru.

Elza Valiente de Oliveira, 47 anos, do lar, filha de Lyrio Valiente e Elmira Fernandes da Rocha Valiente. Deixa viúvo Antônio Aparecido de Oliveira. Sep. ontem.

Euclides Pacheco da Silva, 58 anos, agente, filho de Francisco de Souza Franco e Francisca Pacheco da Silva. Deixa viúva Rosângela Sadeq Jalil. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Jardim da Colina (Colombo), saindo da capela da Luz.

Ezequiel Ferreira de Lima, 29 anos, auxiliar de serviços gerais, filho de Valdomiro Ferreira de Lima e Tereza Gonçalves Ferreira. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da Estrada Principal de Tijucas do Sul.

Felipe Cabral, 16 anos, estudante, filho de Sílvio Cabral e Ivone Pires Valeski. Sep. ontem.

Fioravante Zandoná, 92 anos, auxiliar administrativo, filho de Francisco Zandoná e Theresa Zandoná. Sep. às 11 h, no Cemitério Água Verde, saindo da capela 2 do mesmo.

Gabi Graniska Tamwing, 4 dias, filha de Débora Graniska Tamwing. Sep. em horário a ser designado, no Paroquial de Campo Comprido.

Gabriel Goltz Neves, 16 dias, filho de Vanderlei Cândido Neves e Vanessa Rodrigues Goltz Neves. Sep. ontem.

Guilherme Ramos Paixão, 16 anos, estudante, filho de Jefferson Aparecido de Paixão e Leozi Florinda de Ramos. Sep. ontem.

Igino Jacob Deconto, 87 anos, mecânico, filho de José Deconto e Lúcia Gabardo Deconto. Viúvo de Diva Lambecci Deconto. Sep. às 10 h, no Cemitério Municipal do Água Verde, saindo da capela 1 do mesmo.

Inez Vergini Gabre Kubiaki, 59 anos, agricultor, filha de Vadislau Gabre e Otília Baltazar Gabre. Deixa viúva Silvestre Kubiaki. Sep. às 8 h, em cemitério a ser designado, saindo da capela do sítio da zona rural, em São João do Triunfo.

Jacqueline Maria Gulles de Lima, 47 anos, vendedora, filha de Abelardo Traci Ferraz de Lima e Maria Gulles de Lima. Sep. às 11 h, no Cemitério Vertical, saindo da capela do mesmo.

Jacyra Azevedo Haag, 82 anos, do lar, filha de Joaquim Nogueira de Azevedo e Maria Josepha de Carvalho. Sep. ontem.

Jhone Vanderlei da Silva, 23 anos, pintor, filho de Ronaldo Vanderlei da Silva e Maria Gomes de Jesus da Silva. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Municipal do Boqueirão, saindo da capela da Igreja Evangélica Visão Missionária – Uberaba.

João Luiz Leandro, 83 anos, mecânico, filho de João Batista Leandro e Ana Dias de Oliveira. Deixa viúva Arlete Laufer Leandro. Sep. ontem.

José Amilton Cruz, 60 anos, filho de Valdomiro Cruz e Maria Cruz. Sep. em horário a ser designado, no municipal do Boqueirão.

José Aparecido Marques, 27 anos, filho de Natalício Marques e Júlia Antônia Rodrigues Marques. Sep. ontem.

José Olegário Carneiro, 68 anos, funcionário público municipal, filho de Olegário Carneiro de Oliveira e Pedra Ferraz de Macedo. Viúvo de Terezinha Donizeti dos Santos. Sep. ontem.

José Rodrigues de Assis, 64 anos, vigilante, filho de Antônio Rodrigues de Assis e Maria Cândida Rodrigues. Deixa viúva Célia de Oliveira de Assis. Sep. às 9 h, no Cemitério Vertical, saindo da capela do mesmo.

José Serafim da Silva, 37 anos, técnico em eletrônica, filho de Joel Serafim da Silva e Espedita da Silva Serafim. Deixa viúva Magda Xavier dos Santos da Silva. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Paroquial Abranches, saindo da capela do Cemitério Paroquial Umbará.

José Sérgio de Freitas, 67 anos, bancário, filho de José Oliveira de Freitas e Adélia Jorge de Freitas. Deixa viúva Regina Lúcia Fleischfresser. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela do Cemitério São Francisco de Assis, em Itacurubi, SC.

Juril Ferreira da Costa Júnior, 53 anos, vendedor, filho de Juril Ferreira da Costa e Marlene Lima da Costa. Sep. ontem.

Lindomar Rodrigues, 58 anos, pedreiro, filho de Osmar Rodrigues e Rosa Rodrigues. Sep. ontem.

Loridir Vidal Pereira, 59 anos, metalúrgico, filho de Manoel Vidal Pereira e Benedita Godoy dos Santos Pereira. Deixa viúva Zélia Novak Vidal Pereira. Sep. ontem.

Luciano Prado da Silva, 70 anos, auxiliar de produção, filho de Sebastião Alves da Silva e Maria Alves da Silva. Deixa viúva Maria da Silva. Sep. ontem.

Luís Henrique Pudelko, 19 anos, filho de Rosane Pudelko. Sep. ontem.

Mário Olavo Moura, 73 anos, comerciante, filho de Antônio Maria Moura e Maria de Moura. Deixa viúva Reni Terezinha Brasamolin Moura. Sep. ontem.

Nilso Eleno Leandro, 21 anos, auxiliar de serviços gerais, filho de José Antunes Leandro e Miraci Messias Leandro. Sep. ontem.

Osmair Prestes, 74 anos, relações públicas, filho de Antônio Prestes e Dejanira Prestes. Deixa viúva Schierley Prestes. Sep. ontem.

Paulo Capellini, 79 anos, agricultor, filho de Alberto Capellini e Conceição Maria. Deixa viúva Tereza Tavares Capellini. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela da Funerária Santa Rita – Abatiá.

Pedro Fracaro, 87 anos, lavrador, filho de Ângelo Fracaro e Adélia Donini. Sep. ontem.

Raimundo José Martins, 79 anos, comerciante, filho de Francisco Martins e Joana Maria dos Anjos. Deixa viúva Nicolaia Smaha Martins. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Jardim da Saudade II (Pinhais), saindo da capela do mesmo.

Ramiro Accacio dos Santos, 91 anos, funcionário público estadual, filho de Júlio Fernandes dos Santos e Leopoldina Gomes dos Santos. Sep. ontem.

Renny Ramos da Silva, 94 anos, do lar, filha de Ignácio Ramos e Palmira Oliveira Alves. Sep. ontem.

Rita Maia Neta, 58 anos, professora, filha de Joel Pinheiro da Silva e Maria Adília Maia. Sep. ontem.

Robson Peyerl, 21 anos, marceneiro, filho de Rosaldo Peyerl e Maria da Penha Roque. Sep. às 9h30, no Cemitério Municipal, saindo da capela da Associação de Moradores do Uberaba.

Rogério Rodrigues, 41 anos, segurança, filho de Adhemar Rodrigues e Matilde de Souza Rodrigues. Sep. às 9 h, no Cemitério Caminho do Céu (São José dos Pinhais), saindo da capela 2 do Cemitério Municipal do Boqueirão.

Ruan Felipe Peyerl, 17 anos, servente, filho de Rosaldo Peyerl e Maria da Penha Roque. Sep. às 9h30, no Cemitério Municipal, saindo da capela da Associação de Moradores do Uberaba.

Valdir Jorge Siqueira, 76 anos, farmacêutico, filho de José Francisco Siqueira e Maria Guilhermina de Jesus. Deixa viúva Geraci Maria de Siqueira. Sep. às 9 h, no Cemitério Vertical, saindo da capela do mesmo.

Zilda Baptista, 78 anos, auxiliar de produção, filha de José Antônio Baptista e Joaquina de Andrade Baptista. Sep. ontem.

* * * * * * *

As publicações neste espaço são gratui­tas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (41) 3321-5999, ou por e-mail obituario@gazetadopovo.com.br .

As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fones: 3224-7707 e 3324-9313

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]