• Carregando...
 |
| Foto:

Stella Storto NicchioApesar de ser uma situação cada vez mais frequente em várias famílias, completar um século de vida é sempre algo admirável e especial, ainda mais quando se chega ao centenário de forma lúcida e ativa. Foi assim que Stella Storto Nicchio viveu seus últimos anos. Paulista de Sertãozinho era uma daquelas pessoas que o tempo pode ter enrugado sua face, mas não seu espírito.  Depois de casar, Stella se mudou para o Paraná, vivendo em Astorga (na região Noroeste) e em um sítio em Pérola d’Oeste. Filha de italianos, gostava de preservar o costume de suas origens, organizando as reuniões de família ao redor de uma mesa farta. Mesmo com idade avançada, não deixava de dar palpites sobre a comida e fazia questão de recolher a mesa e lavar a louça. Tinha prazer em servir as pessoas e deixá-las satisfeitas.  No ano 2000 se mudou com a família de um de seus filhos para Maringá, onde passava o tempo lendo jornais, costurando tapetes, cuidando das flores que ganhava e fazendo crochê, atividade que ela desempenhava sem utilizar os óculos. Mesmo com dificuldade de locomoção (após fraturar a bacia em 2009), gostava de ir à missa e ao Centro da cidade com os netos. Também adorava quando algum parente ou amigo a visitava para prazerosas conversas acompanhadas de algumas partidas de cacheta (jogo de cartas).  Certa vez, um médico perguntou para Stella qual era o segredo de sua longevidade. Sem titubear e com a resposta na ponta da língua, ela respondeu: "Esqueça o ontem, viva o hoje e não pense no amanhã". E não era só da boca para fora. "Se ela tinha uma discussão com alguém, no dia seguinte era como se nada tivesse acontecido. Ela realmente não era uma pessoa que lamentava o passado", conta a neta Ângela. Deixa sete filhos, 25 netos, 38 bisnetos e um trineto.

Dia 18, aos 101 anos, de pneumonia, em Maringá.

* * * * *

Antônio Edíson Baldon Gelangauskas, 53 anos, motorista. Sep. ontem.

Brasiliano Biscaia Cruz, 60 anos, lavrador. Sep. às 9 h, em cemitério a ser designado, saindo do Sítio Rio da Várzea – Quitandinha.

Breno Talevi Campos, 69 anos, motorista. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela do cemitério de Tibagi.

Bruna de Oliveira, 1 dia. Sep. ontem.

Davi Modesto da Silva, 31 anos, frentista. Sep. ontem.

Eduardo Rodrigues Chaves, 20 anos, auxiliar de serviços gerais Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Parque São Pedro.

Elias Modesto da Silva, 46 anos, autônomo. Sep. ontem.

Elma Dresch, 95 anos, do lar. Sep. ontem.

Eneida Wasilewski Martins, 61 anos, empresária. Sep. ontem.

Ida Horlle, 95 anos, do lar. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela da Funerária de Marechal Cândido Rondon.

Ilka Pereira de Borba, 40 anos, cabeleireira. Sep. ontem.

Joana Zen Werner, 86 anos, do lar. Sep. ontem.

José Renê Martins, 70 anos, autônomo. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Parque São Pedro, saindo da capela da Associação de Bairros Eucaliptos – Alto Boqueirão.

Leonardo Pawlik de Lara, 54 anos, segurança. Sep. ontem.

Luiz Adenir Decher, 41 anos, empreiteiro. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Parque São Pedro, saindo da capela da Igreja Assembleia de Deus – Tatuquara.

Luiz Bora, 81 anos. Sep. ontem.

Luiz Fernando Falat Júnior, 36 anos, técnico eletromecânico. Sep. às 10 h, no Crematório Vaticano, saindo da capela do Cemitério Jardim da Saudade I – Portão.

Maike do Amaral dos Santos. Sep. ontem.

Manoel Horácio dos Santos, 67 anos, motorista. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da Rua Tamoio, 25 – Vila Guarani.

Maria Alves Trindade Pereira, 93 anos, do lar. Sep. às 9 h, no Cemitério Padre Pedro Fuss (São José dos Pinhais), saindo da Rua Lupionópolis, 893 – Sítio Cercado.

Maria de Oliveira de Camargo, 83 anos, do lar. Sep. ontem.

Maria Francisca da Cruz, 84 anos, do lar. Viúva de Mário Ribeiro da Cruz. Sep. ontem.

Maria Sueli Martins Taborda, 54 anos, do lar. Sep. ontem.

Miguel Wilczek, 80 anos, lavrador. Sep. às 10 h, em cemitério a ser designado, saindo da capela 1 do Cemitério Santa Cândida.

Moacir Luciano Alves, 64 anos. Sep. às 15 h, no municipal do Boqueirão, saindo da capela 2 do mesmo.

Rafael de Almeida, 26 anos, comerciante. Sep. em horário e cemitério a serem designados, em Apucarana.

Reginaldo Bandeira Cordeiro, 24 anos. Sep. ontem.

Roberto Fidélis, 91 anos, lavrador. Sep. às 10 h, no Cemitério Vertical, saindo da capela do mesmo.

Rodrigo da Silva, 31 anos, técnico em eletrônica. Sep. dia 29, às 11 h, no Cemitério Santa Cândida, saindo da capela do Salão do Reino das Testemunhas de Jeová – Sítio Cercado.

Rodrigo Fernando Miranda, 24 anos, vendedor. Sep. ontem.

Sebastião Gustavo, 65 anos, operador de máquinas. Sep. às 10 h, no Cemitério Jardim da Saudade I, saindo da capela do cemitério municipal de Almirante Tamandaré.

Vany Chatagnier Leite, 76 anos, comerciante. Viúva de José Leite. Sep. ontem.

Vitor de Moura Sado, 10 dias. Sep. ontem.

Zila Padilha Posniak, 82 anos, do lar. Viúva de Tadeu Posniak. Sep. ontem.

* * * * *

As publicações neste espaço são gratui­tas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5999, ou por e-mail obituario@gazetadopovo.com.br .

As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fones: 3224-7707 e 3324-9313

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]