• Carregando...
 | Arquivo da família
| Foto: Arquivo da família

Paulina Greiffo BelémQuando as cortinas do teatro fechavam, a plateia ouvia a voz de Paulina. Nesses intervalos, entre as trocas de cenários, ela soltava a voz e cantava tangos para entreter o público. Mas seu trabalho na companhia de teatro, lá pela década de 30, não se resumia a cantar. Paulina era uma das atrizes da Companhia Teatral Alhô e Biazzi, que percorria as principais cidades do país. O início da sua vida artística foi no dia em que a companhia passou pela sua cidade, Piracicaba (SP). A jovem Paulina não resistiu e foi atrás. O 21.º aniversário foi comemorado na estrada. Apaixonou-se por um colega de elenco, o ator gaúcho Tasso Belém. Casaram-se em Araraquara. Aos 29, ainda sem filhos, ficou viúva. Resignada, como conta a sobrinha e "filha do coração" Idalina, nunca reclamou da vida. Costumava dizer que tudo passava. Entre uma parada e outra da companhia, dedicava-se aos trabalhos manuais e à leitura de revistas, como a Seleções. Peças de crochê, tricô e bordado eram produzidas com facilidade e serviam para aumentar a renda. Após um problema na garganta, deixou o teatro e foi trabalhar na Rádio Tupy, em São Paulo. Com 34 anos, ela pegou a mãe viúva e duas sobrinhas e se mudou para a Rua Aurora, no centro da capital paulista. Nesta época, recuperou-se dos problemas na voz e reassumiu a carreira de cantora e apresentadora de programas de auditórios. Em 1957, o envolvimento com a arte chegou ao ápice. Estrelou em um dos primeiros filmes coloridos lançado no Brasil. No filme Rebelião em Vila Rica fez o papel de uma personagem idosa, mesmo ainda sendo jovem. "Ela nasceu e viveu para a arte", diz Idalina. Quando tinha 93 anos, foi convencida por Idalina a vir morar com ela, em Curitiba. E os vestidos, até então guardados com carinho em um velho baú que a acompanhou durante todas as viagens, foram doados para a Casa dos Artistas em São Paulo. As cartas de amor trocadas entre ela e Tasso ainda estavam entre seus guardados encontrados, agora, pela sobrinha. Deixa uma filha "de coração", três netos e cinco bisnetos.

Dia 16, aos 100 anos, de falência múltipla de órgãos.

* * *

CURITIBA

Afonso Kuklik, 66 anos, militar, filho de Wadislau Kuklik e Paulina Cardoso Kuklik. Sep. ontem.

André Alves dos Santos, 32 anos,, filho de Miraldo Alves dos Santos e Maria de Fátima dos Santos. Sep. ontem.

Antônio Izidro Sobrinho, 81 anos, barbeiro, filho deFrancisco Izidro Sobrinho e Maria Alexandrina de Oliveira. Sep. às 10 h, no Crematório Vaticano, saindo da capela Vaticano – Rubi.

Antônio Perazzetta, 81 anos, pedreiro, filho de José Perazzetta e Lúcia Perazzetta. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela do Paroquial do Abranches.

Aristides Joaquim de Almeida, 73 anos, eletricista, filho de Severino Joaquim de Almeida e Maria Domis da Conceição. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela do salão municipal de Andira.

Ênio Maurício Patrício da Silva, 39 anos, servente, filho de Osmar Patrício da Silva e Maria Gomes Patrício da Silva. Sep. ontem.

Irson Diniz da Silva, 65 anos, serralheiro, filho de Golias Diniz da Silva e Guilhermina Diniz da Silva. Sep. ontem.

Jair Daniel, 72 anos, sapateiro, filho de Antônio Daniel e Rosalina Batk Daniel. Sep. ontem.

Jocy Ribeiro Bastos, 84 anos, economista, filho de João Bastos Neto e Iracy Ribeiro Bastos. Sep. ontem.

Leontina Antônio Carlesse, 81 anos, do lar, filha de Elis Antônio e Josephina Marquetti. Viúva de Orlando Carlesse. Sep. ontem.

Marquiano Kruchlak, 73 anos, filho de Pedro Kruchlak e Ana Kruchlak. Sep. ontem.

Neusa Ribas Deconto, 91 anos, do lar, filha de Romeu Marques Ribas e Augusta Gluck Ribas. Viúva de Antônio Lino Deconto. Sep. ontem.

Ronaldo de Castro, 35 anos, profssor, filho de Afonso Antônio de Castro e Eunice Melchior. Sep. no dia 27 de junho, em horário a ser designado, no Crematório Vaticano, saindo da capela Vaticano – Rubi.

Shigehiro Funayama, 68 anos, professor, filho de Bunzo Funayama e Kumiko Funayama. Sep. no dia 28 de junho, em horário a ser designado, no Crematório Vaticano, saindo da capela Vaticano – Esmeralda.

Sirena Rute Fink, 67 anos, do lar, filha de José Kuzma e Helena Kuzma. Sep. às 9 h, no Cemitério Central de Araucária, saindo da capela do Cemitério Vertical.

Tereza Magalhães Ferreira, 74 anos, do lar, filha de Antônio Magalhães e Maria Magalhães. Sep. ontem.

Therezinha Campos Bialli, 77 anos, do lar, filha de Adalgizo Campos Tassara e Dolores Castro de Campos. Sep. às 10 h, no Cemitério Água Verde, saindo da capela 2 do mesmo.

MARINGÁ

Adelaide Moreira Cassimiro, 80 anos. Sep. às 8 h, no cemitério municipal de Cerqueira César, saindo da capela 2 da Prever de Maringá/Alvorada. Av. Pedro Taques, 3.397 – Maringá.

Amélia do Prado Pinto, 92 anos. Sep. às 10 h, no cemitério municipal de Paranavaí, saindo da capela 3 da Prever. Rua Antônio Felipe, 1.280 – Centro – Paranavaí.

Anselmo Alves de Barros, 43 anos. Sep. às 18 h, no cemitério municipal de Itabaiana, SE.

Antônia de Jesus Petriz Bergamo, 73 anos. Sep. ontem em Maringá.

Carmelinda Natal da Silva, 83 anos. Sep. às 10 h, no cemitério municipal de Maringá, saindo da capela 3 da Prever. Rua Vereador Primo Monteschio, 250 – Zona 2 – Maringá.

Celestina Sanches Tessaro, 75 anos. Sep. às 10 h, no cemitério municipal de São Carlos do Ivaí.

Francisco Serrano, 88 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Maringá, saindo da capela 1 da Prever de Maringá/Alvorada. Av, Pedro Taques, 3.397 – Maringá.

Mercês Maria Nogueira, 77 anos. Sep. ontem em Apucarana.

Miguel Cernev, 81 anos. Sep. ontem em Campo Mourão.

Paulo Alves, 68 anos. Sep. às 10 h, no cemitério municipal de Maringá, saindo da capela 1 da Prever de Maringá/Alvorada. Av, Pedro Taques, 3.397 – Maringá.

Pedro Rezende, 10 anos. Sep. ontem em Mandaguaçu.

Vandete da Silva Nunes, 64 anos. Sep. ontem em Arapongas.

FOZ DO IGUAÇU

Celestino Rorato, 80 anos. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério São João Batista, saindo da capela da Câmara Municipal de Foz do Iguaçu.

Geraldo Jorge Barbosa, 64 anos. Sep. ontem em Santa Rita – Paraguai, PY.

* * *

As publicações neste espaço são gratui­tas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5999, ou por e-mail obituario@gazetadopovo.com.br .

As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fones: 3224-7707 e 3324-9313

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]