• Carregando...
 |
| Foto:

Alice Rutz Pilotto

De origem alemão, Alice cresceu nas proximidades da Praça Osório, onde seus pais eram proprietários de um posto de gasolina. Entre traquinagens – que lhe renderam uma cicatriz na testa – cresceu como um exemplo de trabalho de sua mãe e espírito agregador de seu pai. Aprendeu o idioma alemão em casa e no Colégio Divina Providência, onde aprendeu entre a rigorosa disciplina das irmãs, versos e cantigas em francês que nunca esqueceu. Completou os estudos no antigo Colégio Cajuru. Conheceu o odontólogo Luís Pilotto ainda muito jovem. Casaram-se no período da segunda guerra mundial. A primeira troca de olhares aconteceu na travessia para Guaratuba (litoral do Paraná), local onde compraram casa de veraneio, na Prainha, após o casamento. Enquanto que Luis era o artista, Alice era a disciplina em pessoa. Para o filho caçula Roberto, a mãe sempre foi um porto seguro não só da família, mas para as pessoas que fizeram parte de seu convívio. Participou ativamente na Associação de Senhoras de Rotarianos, na Academia Paranaense de Odontologia, na Associação de Ex-Alnas do Colégio Cajuru e, como católica praticante, as Equipes de Nossa Senhora, onde dirigiu, nos Cursilhos da Cristandade, onde preferia ser a "reitora de cozinha", e, na Liga das Senhoras Católicas, com a participação nos bazares, feijoadas e na Festa de Santa Rita. Era uma quituteira primorosa, segundo o filho. Pelas inúmeras reuniões que promovia em sua casa, era Alice a responsável pelos salgados e doces. De tão bons, chegou a comercializá-los em certa época. Porém, o que mantinha fiel durante o período natalino era a venda dos doces de Natal, feitos de frutas secas. Tinha até cliente fiel que comprava em um ano e já pedia para o próximo, a fim de dar de presente. Até o ano passado, dirigia seu próprio carro, saindo seguidamente com o marido para passear. Era uma mulher ímpar, que sabia aliar o acolhimento, o carinho, com a firmeza, para o filho. Deixa o viúvo Luiz Júnior, quatro filhos, oito netos e dois bisnetos.

Dia 3, aos 85 anos, de complicações decorrentes de um acidente vascular cerebral.

* * * * * * * *

Adalberto Weckerlin, 83 anos, cobrador interno, filho de Edmundo Weckerlin e Elvira Weckerlin. Sep. ontem.

Agenor Lourenço, 81 anos, motorista, filho de Amazilio Lourenço e Lucélia Lourenço. Sep. ontem.

Ana Dziurza Cipriano, 74 anos, do lar, filha de Francisco Dziurza e Wadislava Dziurza. Deixa viúvo João Cipriano Filho. Sep. às 9 h, no Parque Cemitério Memorial da Vida, saindo da capela da Igreja Evangélica, Rua Antônio de Paula, Boqueirão.

Ana Maria Biscaia dos Santos, 58 anos, do lar, filha de Natalino Biscaia e Dalvina Alves dos Santos. Deixa viúvo Valdemar Leal dos Santos. Sep. ontem.

Annita Szafranski Cassou, 91 anos, do lar, filha de Max Szafranski e Elvira Szafranski. Viúva de Bertoldo Cassou. Sep. ontem.

Antônio Carlos dos Santos, 54 anos, funcionário público federal, filho de José Domingos dos Santos e Joana dos Santos. Deixa viúva Angelina Nojiecoski dos Santos. Sep. ontem.

Antônio José dos Santos, 81 anos, vigilante, filho de José Victorino dos Santos e Raimunda Emília de Jesus. Deixa viúva Maria Soares dos Santos. Sep. ontem.

Ari Chagas, 54 anos, pedreiro, filho de João Maria Chagas e Aquilia Feliz Marinho. Sep. às 15 h, em cemitério a ser designado, saindo da Igreja São Sebastião, Telêmaco Borba, PR.

Ari Pereira de Cristo, 67 anos, pedreiro, filho de João Pereira e Sebastiana Pereira de Cristo. Deixa viúva Alexandrina. Sep. ontem.

Arlindo de Araújo Silveira Netto, 62 anos, comerciante, filho de Francelino de A. Silveira e Maria D. Aquino Silveira. Deixa viúva Denise Correa Silveira. Sep. ontem.

Arno Loss, 72 anos, autônomo, filho de Aquilino Etvino Loss e Libera Loss. Deixa viúva Lira dos Santos Loss. Sep. ontem.

Balbina Grossemann Vidolin, 85 anos, do lar, filha de José Grossemann e Júlia Grossemann. Deixa viúvo Armando Vidolin. Sep. ontem.

Eneias Batista da Silva, 31 anos, motorista, filho de José Batista da Silva e Rita Barbosa da Silva. Sep. ontem.

Euridice Benedita Lopes, 74 anos, do lar, filha de João Batista de Lemos e Benedita Cândida de Jesus. Deixa viúvo Joaquim Francisco Lopes. Sep. ontem.

Francisco Pereira da Costa, 76 anos, filho de José Pereira da Costa e Benvinda Balbina de Souza. Deixa viúva Antônia Alves de Bonfim Costa. Sep. ontem.

Haron David Chicovis, 17 anos, estudante, filho de João Chicovis e Euzi Isabel de Souza Chicovis. Sep. ontem.

Heliton Francisco de Godoy, 28 anos, autônomo, filho de Humberto Francisco de Godoy e Andreza Maria da Costa de Godoy. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da BR-116, km 42, s/n, Capivari, Cachoeira, Campina Grande.

José Roberto Barbosa Lemes, 45 anos, gerente, filho de Nelson Barbosa Lemes e Sinda Lemes. Deixa viúva Carmen Corral Lemes. Sep. ontem.

Juraci Alves de Oliveira, 52 anos, filha de Miguel Alves de Oliveira e Benedita Maria de Oliveira. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela Santo Ângelo, Campo Largo.

Laura Maria Correa da Silva, 70 anos, do lar, filha de Bento Correa da Silva e Maria Izabel de Lara. Deixa viúvo Luiz Bento da Silva. Sep. ontem.

Luiz Gonzaga Cardoso Rodrigues, 65 anos, motorista, filho de Jeconias Cardoso Rodrigues e Nair Alves Ferreira. Deixa viúva Orelina Clemente Rodrigues. Sep. ontem.

Maria Beatriz Dallazoanna Stremel, 56 anos, do lar, filha de Francisco Dallazoanna e Yvone Dallazoanna. Deixa viúvo Alexandre Streml. Sep. ontem.

Maria de Lourdes Cordeiro, 68 anos, doméstica, filha de Estevão Cordeiro e Antônia da Costa Rosa. Sep. ontem.

Maria Elza de Almeida Torres, 79 anos, do lar, filha de Joaquim Firmes Junior e Maria de Almeida Firmes. Viúva de George Almeida Torres. Sep. ontem.

Maria Otília Milack, 86 anos, filha de Arnoldo Hey e Emma Hey. Sep. ontem.

Paulo de Oliveira, 70 anos, agricultor, filho de Francisco Olímpio de Oliveira e Emília da Cruz. Deixa viúva Zilda da Silva Oliveira. Sep. ontem.

Pedro Haroldo Dissenha, 74 anos, comerciante, filho de Finaul Dissenha e Hiolanda S. Dissenha. Deixa viúva Dilma Zem Dissenha. Sep. ontem.

Sabrina de Mara Pereira da Costa, 24 anos, estudante, filha de Nelson Elias Pereira da Costa e Sirlei Regina Mockel. Sep. às 11 h, no Cemitério Jardim da Saudade II, saindo da capela do mesmo.

Sebastião Paulo Correa, 47 anos, vendedor, filho de José Correa e Darli Alvina Correa. Sep. ontem.

Selene Camparim Cumim, 73 anos, cozinheira, filha de João Comparim e Maria Zampieri Comparim. Viúva de Florindo Antônio Cumin. Sep. ontem.

Sirlei da Silva Voicechovski, 49 anos, do lar, filha de Teófilo da Silva e Maria Madalena da Silva. Deixa viúvo Amauri Antônio Voicechovski. Sep. ontem.

Tereza dos Santos Ribas da Silva, 60 anos, vendedora, filha de Marcelino Gonçalves e Maria dos Santos Gonçalves. Deixa viúvo Juarez Ribas da Silva. Sep. ontem.

Theodoro Welupek, 83 anos, torneiro-mecânico, filho de José Welupek e Anna Welupek. Deixa viúva Maria da Luz Welupek. Sep. ontem.

Valdelirio Michel, 63 anos, professor, filho de Duarte Bertoldo Michel e Vinilda Michel. Deixa viúva Carla Regina Weiller Michel. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela na cidade de Capanema, PR.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]