• Carregando...
 |
| Foto:

Severiano Gonçalves Cerqueira

Aos 26 anos, Severiano resolveu mudar a sua vida. Nascido no interior da Bahia, trabalhava com plantação. Mas seu sonho era ser estivador em algum lugar que lhe desse mais segurança. Justiniana, com quem tinha casado há alguns anos, ficou até o marido encontrar esse lugar tão sonhado. Paranaguá, no litoral do estado do Paraná, foi a cidade escolhida. A mulher recorda da vida dura que levavam no sertão e que motivou a longa viagem. Do casamento, ela conta que os noivos e os convidados foram até a igreja em um caminhão de boia-fria; da lua de mel, que foi passada em uma cabana de folhas montadas em um sítio que tinham que derrubar o mato para iniciar uma plantação. Durante meses, ficaram nessa situação, com medo da onça que rondava o lugar. A vida em Paranaguá, mesmo difícil, era muito melhor do que tinham antes, fala Justiniana. Todos os dias, Severiano ia de bicicleta até o porto, onde trabalhava no setor de sacaria. Pouco dinheiro e muita despesa, lembra ela. No entanto, teve um Natal que Severiano prometeu que seria diferente. Se conseguisse um trabalho extra, reservaria o dinheiro para a compra dos primeiros presentes para os dez filhos. Esse foi o dia mais feliz de sua vida, costumava falar. Recebeu o dinheiro da diária, comprou carrinhos e bonecas, e montou na bicicleta. Ao chegar em casa, guardou os embrulhos embaixo de cada cama para a surpresa das crianças. Um acidente de trabalho lhe trouxe, aos 48 anos, uma lesão na coluna que o aposentou por invalidez. Em busca de escola e emprego melhor para os filhos, a grande família veio para Curitiba. Alugaram a casa no litoral e se instalaram na Vila Cubas. Com limitações, ajudava como podia, mas sempre queria os filhos perto dele. A filha Rose lembra-se de que Severiano sempre foi muito amoroso e preocupado com o bem-estar dos filhos: nunca dormia enquanto o último filho não chegasse do trabalho. Deixa a viúva Justiniana, sete filhos, 15 netos e três bisnetos.

Dia 31 de agosto, aos 85 anos, de câncer.

* * * * *

Adelaide Wescher Cerqueira Lima, 91 anos, do lar, filha de Theodoro Wescher e Paulina Wescher. Viúva de Walter Cerqueira Lima. Sep. ontem.

Ademir José da Silva, 26 anos, pedreiro, filho de José Aldemir da Silva e Silvana Madalena Sieben da Silva. Sep. ontem.

Adolpho Nass, 84 anos, vigilante, filho de Frederico Nass e Francisca Nass. Deixa viúva Janete Silveira Nass. Sep. ontem.

Adriano Adami de Souza, 18 anos, latoeiro, filho de Pedrinho de Souza e Leosete de Jesus Adami. Sep. às 10 h, no municipal de Campina Grande do Sul, saindo da capela da Igreja Nossa Senhora da Luz, Jardim Ceccon – Campina Grande do Sul, PR.

Allan Corrêa Paixão, 18 anos, filho de José Aparecido da Paixão e Marli Corrêa Bonfim. Sep. em horário a ser designado, no municipal do Boqueirão, saindo da capela da Igreja Nossa Sra. da Paz. Rua Nossa Senhora da Paz, 160 – Boqueirão.

André de Lima Pereira, 14 anos, estudante, filho de José Teco Alves Pereira e Leoni Veiga de Lima Pereira. Sep. às 10 h, em cemitério a ser designado, saindo da capela da Igreja Quadrangular – Piraquara, PR.

Antônio Kikote, 73 anos, bombeiro, filho de José Kikote e Madalena Kikote. Deixa viúva Joana Kikote. Sep. ontem.

Ari Pereira de Assunção, 53 anos, pedreiro, filho de Bernardino Pereira de Assunção e Maria Barbosa de Assunção. Deixa viúva Helena Cichon. Sep. ontem.

Assir Lisboa, 68 anos, motorista, filho de José da Silva Lisboa e Rosa Caggiano Lisboa. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo do Paroquial de Campo Comprido.

Clemente Coleti, 74 anos, funcionário público municipal, filho de João Coleti e Ana Coleti. Deixa viúva Rosilda Colleti. Sep. ontem no Cemitério São Gabriel (Colombo), PR.

Cleverson Luiz Assunção Magari, 30 anos, auxiliar administrativo, filho de Terezinha do Carmo Assunção Magari. Sep. às 17 h, no Paroquial São Marcos, saindo da capela 2 da Luz.

Dioni Salles de Oliveira, 19 anos, estudante, filho de Ervino de Oliveira e Fátima Sirlei Salles. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Caminho do Céu (São José dos Pinhais), saindo da capela do municipal da Fazenda Rio Grande, PR.

Edemar Paulo Felisbino, 44 anos, soldador, filho de Paulo Gonçalves Felisbino e Ilze de Oliveira Felisbino. Deixa viúva Débora Pereira Felisbino. Sep. ontem.

Edmundo Vítola, 81 anos, protético, filho de Felipe Vítola e Eliza Vítola. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Parque Iguaçu.

Evaldo de Assis, 96 anos, cabeleireiro, filho de José Olegário de Assis e Antônia Olegário de Assis. Deixa viúva Rosa Aperecida Dourada. Sep. ontem.

Francisco Fernandes Sobrinho, 75 anos, dentista, filho de Luiz Fernandes Balduíno e Clotildes Carolina de Paiva. Deixa viúva Leonilda Garcia Fernandes. Sep. ontem no Memorial da Vida Pq. Cemitério (São José dos Pinhais), PR.

Ingrid Harder Pauls, 48 anos, do lar, filha de Peter Harder e Liese Harder. Deixa viúvo Heinz Guenter Pauls. Sep. às 14 h, em cemitério a ser designado, em Palmeira, PR.

Isaías Domingos Nadalin, 57 anos, motorista, filho de Olívio Nadalin e Ana Maria Nadalin. Sep. ontem.

Joana Agripina Melo da Silva, 96 anos, do lar, filha de Castorina Rodrigues de Melo. Viúva de João Maria Correia da Silva. Sep. às 11 h, no Cemitério Santa Cândida, saindo da capela da Igreja Adventista do Sétimo Dia – Rio Verde – Colombo, PR.

João Maria Camargo, 76 anos, filho de Alípio Camargo e Rita Vieira dos Anjos. Viúvo de Leonor Esposito Camargo. Sep. às 16 h, no Cemitério Água Verde, saindo da capela da Igreja São Miguel. Rua Rosa Carvalho Chaves, esquina com Manuel da Nóbrega – Vila Fanny.

Jonas Jerszurki, 45 anos, pedreiro, filho de Theodorico Jerszurki e Mafalda Jerszurki. Sep. ontem.

José Chruczeski, 84 anos, carpinteiro, filho de Silvestre Chruczeski e Helena Chruczeski. Deixa viúva Mônica Chruczeski. Sep. ontem.

Josino Alves da Rocha Loures Filho, 61 anos, engenheiro, filho de Josino Alves da Rocha Loures e Carmen Emma Richlin da Rocha Loures. Deixa viúva Myrian Murray da Rocha Loures. Sep. ontem.

Konrad Weichselbaum, 84 anos, marceneiro, filho de Konrad Weichselbaum e Margaret Weichselbaum. Deixa viúva Annaliese Rosa Weichselbaum. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Luterano, saindo da capela Vaticano – Rubi.

Leni Silveira Paiva, 75 anos, funcionária pública federal, filha de Mário Lopes da Silveira e Ruth Pereira da Silveira. Sep. às 9 h, no Cemitério Municipal, saindo da capela do mesmo.

Leonardo Salesbram, 75 anos, lavrador, filho de Antônio Salesbram e Catarina Salesbram. Deixa viúva Cecília Salesbram. Sep. ontem.

Leopoldo da Silva, 69 anos, servente, filho de Crispim Gonçalves e Margarida da Silva. Deixa viúva Soeli Barbosa da Silva. Sep. às 9 h, no municipal de Almirante Tamandaré, saindo da capela da Igreja Batista – Parque São Jorge – Almirante Tamandaré, PR.

Lindomar Bueno, 30 anos, lavrador, filho de Adão Bello Bueno e Cezarina Cardoso. Sep. ontem.

Lourdes Maria Reckziegel Fontoura, 63 anos, funcionária pública federal, filha de Albino Reckziegel e Berta Horn Reckziegel. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela do Cemitério Boa Esperança – Rio Grande do Sul, RS.

Magdalena Izaura Onório, 74 anos, do lar, filha de Alexandre Massuci e Helena Massuci. Sep. ontem.

Mandjelita Aparecida da Silva, 32 anos, do lar, filha de Pedro da Silva e Maria Nanci da Silva. Sep. às 10h30, no Cemitério Ecológico Jardim da Colina (Colombo), saindo da capela do mesmo.

Mário Vieira Briski, 74 anos, técnico em telecomunicações, filho de Adão Francisco Briski e Ângela Vieira Briski. Sep. ontem.

Nair Cardoso Coracini, 72 anos, artista, filha de Florenal Coracini e Maria Cardoso. Sep. ontem.

Osmar de Aguiar, 71 anos, pedreiro, filho de Joaquim Júlio de Aguiar e Adelaide Piva. Deixa viúva Rosa Teixeira de Aguiar. Sep. às 16 h, no Cemitério Padre Pedro Fuss (São José dos Pinhais), saindo da Rua Estrela do Sul – CIC.

Osmar Pereira Pinto, 31 anos, funcionário público municipal, filho de Marieta Fernandes de Freitas Pinto. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela da Câmara de Vereadores em Morretes, PR.

Otávio Pereira da Silva, 70 anos, comprador, filho de Miguel Pereira da Silva e Minervina Pereira da Silva. Deixa viúva Janete Júlia da Silva. Sep. ontem no Cemitério Ecológico Jardim da Colina (Colombo), PR.

Rodrigo Luiz Vieira, 27 anos, caldeireiro, filho de Marlene Regina Vieira. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela do Cemitério Boqueirão – Araucária, PR.

Rubens Carlos Aracheski, 56 anos, corretor, filho de Sílvio Aracheski e Diair Aracheski. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela 2 do Cemitério Municipal.

Ruth Winter Nascimento, 85 anos, do lar, filha de Ernesto Winter e Aldina Pereira Winter. Viúva de Antônio Ricardo Nascimento. Sep. às 9 h, no Cemitério Municipal, saindo da capela 1 do mesmo.

Sebastião Jacon, 75 anos, carpinteiro, filho de Felício Jacon e Catarina Calegari. Deixa viúva Shirley Jacon. Sep. ontem.

Sebastião Onair Machado, 42 anos, lavrador, filho de Indalécio Machado e Elena Francisca Machado. Deixa viúva Terezinha Correia da Silva Machado. Sep. ontem.

Sebastião Rosa, 47 anos, açougueiro, filho de Belarmino Rosa e Porfíria dos Santos Rosa. Deixa viúva Cleonice dos Santos Aragão Rosa. Sep. ontem no Cemitério Parque Senhor do Bonfim (São José dos Pinhais), PR.

Susumo Kitaura, 79 anos, comerciante, filho de Kaichi Kitaura e Fusa Kitaura. Deixa viúva Tomoko Kitaura. Sep. ontem.

Terezinha Cruz da Silva, 65 anos, auxiliar de serviços gerais, filha de Manoel Norberto da Cruz e Emídia Alves da Cruz. Deixa viúvo Sílvio Santana da Silva. Sep. às 9 h, no Paroquial de Umbará, saindo da Rua Sebastião de Lima – Alto Boqueirão.

Tiago Leite Moreira, 1 mês, filho de Guaraci Sillos Moreira e Gisele Lima Moreira. Sep. ontem no Cemitério Ecológico Jardim da Colina (Colombo), PR.

Vílson Rodrigues, 37 anos, auxiliar de manutenção, filho de José Esperidião Rodrigues e Aparecida Bueno Rodrigues. Deixa viúva Suzana Kruger Rodrigues. Sep. ontem no Cemitério Parque Senhor do Bonfim (São José dos Pinhais), PR.

Waldir Edmundo Toniolo, 69 anos, auxiliar de laboratório, filho de Universo Francisco Toniolo e Prescilha Silva Toniolo. Deixa viúva Irene Grites Toniolo. Sep. ontem.

As publicações neste espaço são gratui­tas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fax (041) 3321-5129, ou por e-mail leitor@gazetadopovo.com.br – Fonte: Serviço Funerário Municipal. Fones 3233-2585 e 3324-9313. – Texto: Aline Peres

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]