• Carregando...

Luís Claudio Amaral ViannaNa infância, quando subia em seu velocípede de aviãozinho vermelho, era como se transformasse no Zacarias, o personagem da história de seu disquinho favorito. O irmão Paulo conta que uma das primeira coisas que Luís aprendeu a falar foi "põe o Zacarias", para ouvir novamente as aventuras do menininho negro que voava em um avião azul. Teve outros dois irmãos e, entre todos era o mais responsável e o único que conseguia passar o mês inteiro sem torrar a mesada toda. Seu senso de economia acabou tendo destaque em toda a sua vida. Luís estudou no Colégio Santa Maria, no antigo Cefet, hoje Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e também na Fundação de Estudos Sociais do Paraná (Fesp), onde cursou Ciências Contábeis. No Cefet, foi presidente do Diretório Estudantil da Escola Técnica e lá conheceu Mirna, com quem ficou casado por 33 anos, a "culpa" foi do grande amigo de Luís, o Rafinha, que fez papel de cupido. Daquela época, ele mantinha oito grandes amigos, e todos os meses ainda os encontrava para jantares especiais. Em outubro, a reunião seria para comemorar os 35 anos de amizade. Era um homem alto e forte, que adorava viajar para o litoral catarinense e ficar apreciando o mar, sentado na areia com uma salada de frutas e uma latinha de cerveja sem álcool. Ao sentar, conta Paulo, o irmão sempre dizia a mesma coisa: "Maravilha!" E pedia sempre para que, depois que morresse, suas cinzas fossem espalhadas pelas areias de Camboriú, desejo que em breve deve ser realizado. Trabalhou como gerente de banco por vários anos e atualmente cuidava de sua empresa de prestação de serviços. Às segundas-feiras ligava para a mãe e rindo dizia alto: "Maria, põe água no feijão", era sua maneira de avisar que iria chegar para o almoço. Por amigos e familiares era chamado de Cadio, apelido que combinava com seu jeito cativante, alegre e sorridente. Cláudia, uma das filhas, diz que Luis foi um pai presente e atencioso, que lutava para realizar os sonhos e desejos das filhas e garantir que elas tivessem força e equilíbrio para enfrentar os problemas da vida. A filha Ana Carolina conta que ele era muito próximo da netinha Laís, a quem adorava "contar um segredo", ficando radiante quando ela retribuía. Quando uma cunhada perdeu o marido e ficou viúva com três crianças pequenas, Luis os adotou praticamente e os tratava como verdadeiros filhos. Mirna diz que o marido não fazia distinção entre as pessoas e sempre achava um motivo para amar quem quer que fosse. Quando ela perguntou a ele se havia alguém no mundo de quem não gostava, ele pensou e pensou, mas não pôde responder. Estava viajando a trabalho quando seu carro caiu de uma ponte e foi parar em um rio. Foi encontrado quatro dias depois por um pescador. Deixa a viúva, duas filhas e uma neta.

Dia 15, aos 55 anos, de acidente de trânsito.

* * * * *

Ademir Alves dos Anjos, 44 anos, segurança, filho de João Alves dos Anjos e Ana Maria Ferreira de Camargo. Sep. às 9 h, no Cemitério Padre Pedro Fuss, saindo da Paróquia do Bairro Guarituba, Piraquara.

Aidir Maria Pereira, 65 anos, do lar, filha de Antônio Gonçalves e Elvira Gonçalves. Deixa viúvo Ivo Pereira. Sep. ontem.

Alzira Garcia Lepre, 86 anos, servente, filha de Joaquim Garcia e Augusta Perin. Viúva de Antônio Lepre. Sep. ontem.

Ana Maria Pelanda, 47 anos, funcionária pública estadual, filha de Agostinho Dionísio Pelanda e Rosina Joanita de Conto Pelanda. Sep. ontem.

Arlindo Quirino de Freitas, 85 anos, vigilante, filho de Francisco Quirino de Freitas e Floripa Maria de Freitas. Deixa viúva Eurídia Maria de Freitas. Sep. às 9 h, no Cemitério São Marcos, saindo da capela do mesmo.

Avelino Antônio do Nascimento, 78 anos, jardineiro, filho de Ernesto Antônio do Nascimento e Maria Pastoura da Conceição. Deixa viúva Maria Bernadete Suchewschy. Sep. ontem.

Catarina da Silveira, 67 anos, do lar, filha de Cândido Cordeiro de Lima e Janina Cordeiro de Lima. Deixa viúvo Joaquim da Silveira. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da Rua Pedro Dagostin, 149 – Jardim Monza – Colombo.

Cenira Nunes, 82 anos, do lar, filha de Venâncio Silva Santos e Maria Júlia Santos. Viúva de João Nunes. Sep. ontem.

César Hammerschmidt, 46 anos, empresário, filho de Wandelin Hammerschmidt e Zélia Teider Hammerschmdt. Sep. ontem.

Claudete Maria Lopes, 49 anos, filha de Ildefonso Lopes e Laurentina Pires de Lima. Sep. às 10 h, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim, saindo da capela da Luz.

Cleide Maria Furtado Branco, 52 anos, autônoma, filha de João Francisco Antunes Branco e Jaci de Lourdes Furtado Ribeiro. Sep. ontem.

Dandara Zuin Lopes, 7 anos, filha de Jaidemir Mariano Lopes e Tereza de Cássia Zuin Lopes. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da Igreja Batista Betel, Umuarama, PR.

Edson Ricardo dos Santos Pereira, 46 anos, vigilante, filho de Guilherme Santos Pereira e Silmara dos Santos Pereira. Deixa viúva Sirlei Deodato Pereira. Sep. ontem.

Eduardo Moscalewsky, 85 anos, engenheiro civil, filho de Simão Moscalewsky e Maria Moscalewsky. Deixa viúva Carmen Moscalewsky. Sep. ontem.

Elisabeth Torres Assunção, 2 meses, filha de Deivide Cardoso de Assunção e Viviane Torres Vieira de Assunção. Sep. ontem.

Eriovaldo José Ribeiro da Silva, 61 anos, militar, filho de Martiniano Ribeiro da Silva e Juracy Oliveira Ribeiro. Deixa viúva Tereza Ribeiro da Silva. Sep. ontem.

Esaul Carvalho do Amaral, 70 anos, mecânico, filho de Joaquim Carvalho do Amaral e Luiza Bertoni do Amaral. Deixa viúva Joana Dutra do Amaral. Sep. às 10 h no Cemitério Vertical, saindo da capela do mesmo.

Eunice Stier Monteiro, 80 anos, do lar, filha de Manoel Stier e Alice da Silva Stier. Deixa viúvo Douglas Monteiro. Sep. ontem.

Felipe Bryan Goischenaider Gobbeti, 4 meses, filho de Maikon Augusto Gobbeti e Eliane Cristiane Goischenaider. Sep. às 10 h, no Cemitério Parque São Pedro, saindo da Rua São Cristóvão, 185 – Santa Terezinha – Fazenda Rio Grande, PR.

Galdino Constante, 58 anos, serralheiro, filho de Antônio Constante e Izaura Garcia. Deixa viúva Inês Lino da Silva Constante. Sep. às 10 h, no Cemitério Parque das Araucárias, saindo da Igreja Assembleia de Deus – Vila Tingui.

Giuseppa Criscione Astuti, 86 anos, do lar, filha de Francesco Criscione e Maria Scaro. Deixa viúvo Giuseppe Astuti. Sep. às 14 h, no Cemitério Parque Iguaçu, saindo da capela do mesmo.

Graziely Aparecida de Farias, 4 meses, filha de Anderson Farias e Francine Gonçalves da Conceição. Sep. ontem.

Hollandina Lydia Mathias de Souza, 83 anos, do lar, filha de Pedro Manoel Mathias e Lydia Honorata de Jesus. Viúva de João Manoel de Souza. Sep. às 10 h, no Cemitério Jardim da Paz, saindo da capela 1 do Cemitério Municipal.

Iraíde de Oliveira Campos, 84 anos, costureira, filha de Argemiro Cândido de Oliveira e Maria Cândida de Jesus. Deixa viúvo Juvenal Antônio de Campos. Sep. ontem.

Ivette Machado Cidral, 86 anos, do lar, filha de Francisco Celis e Maria Celis. Deixa viúvo Nemésio Machado Cidral. Sep. às 9 h, no Cemitério Parque Iguaçu, saindo da capela do mesmo.

João Ferreira, 89 anos, lavrador, filho de Sérgio José Ferreira e Perpétua Maria Ferreira. Deixa viúva Terezinha Ferreira. Sep. ontem.

João Maria da Trindade, 39 anos, garçom, filho de João Valentin da Trindade e Maria José Andreza da Trindade. Sep. ontem.

João Pedro Bueno, 76 anos, motorista, filho de Antônio Bueno e Noêmia Ruth Bueno. Deixa viúva Iracema Monteiro Bueno. Sep. ontem.

João Sérgio Diniz Ferreira, 51 anos, pintor, filho de Floriano Diniz Ferreira e Yolanda Martins Ferreira. Sep. ontem.

Joaquina Rosa Barão, 85 anos, do lar, filha de Manoel Ferreira Filho e Ana Rosa de Jesus. Viúva de Romano Barão Filho. Sep. às 9 h, no Cemitério de Umbará, saindo da capela 2 do Cemitério Santa Cândida.

Jorge Juarez Silva, 54 anos, motorista, filho de Alcides Silva e Osvaldina Balduína do Amaral Silva. Sep. às 10 h, no Cemitério São João Batista, saindo da capela do Cemitério Memorial da Vida, São José dos Pinhais.

José Abrahão de Almeida, 83 anos, vigilante, filho de Abrahão Severiano de Almeida e Rosemira da Conceição. Deixa viúva Maria de Sousa. Sep. ontem.

José Carlos Cosloski, 31 anos, lavrador, filho de Augusto Cosloski e Elodia Cosloski. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério municipal de Mandirituba, saindo da Rua Principal, s/n – Colônia Lima – Mandirituba.

José Maria Gonçalves, 83 anos, agricultor, filho de Lourenço Machado Gonçalves e Geraldina Machado Gonçalves. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Padre Pedro Fuss, saindo da Rua Marginal, 50 – Jardim Rima – Almirante Tamandaré.

Josilene Batista, 31 anos, do lar, filha de João Jair Batista e Izaura Mendes Batista. Sep. às 10 h, no Cemitério Caminho do Céu, saindo da capela Frei Miguel, CIC.

Juvenal Carlos Amador, 48 anos, motorista, filho de José Pedro Amador e Maria de Jesus Amador. Sep. às 11 h, no Cemitério Jardim da Saudade II, saindo da capela do mesmo.

Lizandra dos Santos Ferreira, 5 meses, filha de Viviane dos Santos Ferreira. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo do Centro Comunitário de União da Vitória, PR.

Lúcia de Paula Silva, 68 anos, do lar, filha de Joaquim Breves de Paula e Maria José de Freitas. Viúva de Antônio Eugênio da Silva. Sep. ontem.

Márcio Daniel Voiticzki, 17 anos, servente, filho de Edson Luiz Voiticzki e Soeli de Lima Ferreira. Sep. ontem.

Marcos Teixeira de Souza, 25 anos, pedreiro, filho de Rubens Teixeira de Souza e Rosa Vieira de Souza. Sep. às 10 h, no Cemitério Caminho do Céu, saindo da capela da Igreja Frei Miguel, CIC.

Maria de Ramos de Lima, 74 anos, do lar, filha de Inácio de Ramos e Josefa de Ramos. Deixa viúvo Juvenílio Tomé de Lima. Sep. ontem.

Maria Ednéia de Souza, 50 anos, cozinheira, filha de Antônio Procópio de Souza e Helena do Amaral de Souza. Sep. ontem.

Maria José Lourenço, 44 anos, cozinheira, filha de José Oliveira Lourenço e Generosa de Souza Lourenço. Sep. às 11 h, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim, saindo da Associação de Moradores, Moradia Belém, Boqueirão.

Maria Theresa Pereira da Silva, 78 anos, professora, filha de João Batista Pereira e Maria Azeredo. Deixa viúvo Ogival Rodrigues da Silva. Sep. ontem.

Maristela Oliveira de Lara, 43 anos, vendedora, filha de Altamiro Flasmo de Oliveira e Juraci Bello de Oliveira. Deixa viúvo Sidnei Ribeiro de Lara. Sep. ontem.

Rosina Martins Gonçalves, 56 anos, do lar, filha de José dos Santos Martins e Joaquina Rosa Pereira. Deixa viúvo Cláudio Antônio Gonçalves. Sep. ontem.

Sebastiana da Silva, 80 anos, do lar, filha de José Ribeiro da Silva e Francisca Emília da Silva. Deixa viúvo Arthur da Silva. Sep. às 10 h, no Cemitério Água Verde, saindo da capela do Cemitério Vaticano.

Sérgio Neves, 48 anos, servente, filho de Antônio Gonçalves Neves e Juvina Bonfim. Deixa viúva Célia Regina Moura Neves. Sep. às 16 h, no Cemitério São Marcos, saindo da capela do mesmo.

Sidnei da Silva, 40 anos, filho de Herundino da Silva e Adezia Ribeiro da Silva. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela São José, Blumenau, SC.

Theodoro Demeterco, 82 anos, marceneiro, filho de Jacob Demeterco e Antônia Demeterco. Deixa viúva Cidália da Silva Demeterco. Sep. às 10 h, no Cemitério Jardim da Saudade I, saindo da capela do mesmo.

Victor Gusso Neves, filho de Aparecido de Paula Neves e Maila Andressa Gusso Neves. Sep. ontem.

Waldemar Ligoski Betim, 55 anos, mecânico, filho de Osvaldo Mendes Betim e Ana Ligoski Betim. Deixa viúva Lindamir Odete Mendes Betim. Sep. ontem.

* * * * *

As publicações neste espaço são gratui­tas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fax (041) 3321-5129, ou por e-mail leitor@gazetadopovo.com.br - FONTE: Serviço Funerário Municipal. Fones 3233-2585 e 3324- 9313.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]