• Carregando...
 |
| Foto:

Joanita Regina Arzua TrautweinDurante a gravidez de sua mãe, todos na família esperavam por um menino, que se chamaria João. Quando ela nasceu, o nome foi mudado para Joanita, simples assim. Gostava de passear e também de escalar o Marumbi -- adorava aventura. Contava sempre suas experiências de andanças pela cidade, das idas e vindas de bonde e carroça para ver os pracinhas no Quartel do Boqueirão e dos passeios pela Rua XV de Novembro com as amigas do Instituto de Educação e do Colégio São José. Dizia ter sido uma das primeiras mulheres a andar de bicicleta em Curitiba, e que fora uma garota namoradeira. No início do curso de farmácia era chamada de Olívia Palito, recordava sempre, assim como gostava de lembrar os bailes de antigamente, dançando as valsas com seu marido, que chamava de homem de sua vida. Era perspicaz para interpretar o que estava acontecendo à sua volta, procurando agradar e sintonizar com quem estivesse ao seu lado. O filho Emilio acredita que venha daí a grande capacidade de liderança da mãe. Era comunicativa e sempre voltava de um passeio de ônibus com uma história para contar -- segundo Joanita, as pessoas abriam-se com ela sem que incentivasse. Dizia que "enchia a cabeça de coisas boas" para que os maus pensamentos não chegassem perto. Participava de aulas de ginástica, jardinagem, reformas em casa, viagens e de associações de voluntários, como as do Hospital Pequeno Príncipe e do Instituto de Neoplasia do Paraná. Em casa, se dividia entre o crochê, a leitura, as orações, novelas e bate-papos com a família. Conheceu o marido Breno no curso de Farmácia da Universidade Federal do Paraná. Além dos quatro filhos, cuidou de seis sobrinhos, filhos de uma cunhada falecida. O filho conta que o ápice de suas "travessuras" foi quando o marido (exímio cozinheiro) pediu auxílio para enrolar a tainha no papel de proteção, já pronta para assar: ela enrolou o braço dele junto. Não aprendeu a dirigir, mas todos que aprendiam saíam com ela para passear e aprender os caminhos da cidade, que conhecia como a palma de sua mão. Duas de suas frases repetidas sempre: "bananeira não dá laranja", para dizer que as pessoas não mudam, e "devemos fazer deste limão uma limonada", quando comentava sobre as dificuldades da vida. Deixa quatro filhos e sete netos.

Dia 23 de setembro, aos 83 anos, de falência múltipla de órgãos.

* * * * *

Aciole dos Santos Cacilha, 54 anos, carpinteiro, filho de Cecílio Vieira Cacilha e Augusta dos Santos Cacilha. Deixa viúva Dolores Vieira Cacilha. Sep. ontem.

Alecxander Torcatte de Souza, 25 anos, securitário, filho de José Domingos Carlesso de Souza e Eloína Torcantte. Sep. ontem.

Amador Brazílio do Nascimento, 83 anos, lavrador, filho de Sebastião Brazílio do Nascimento e Ana do Nascimento. Deixa viúva Aurora Xavier do Nascimento. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim, saindo da Igreja Assembleia de Deus, Jardim Paranaense, Alto Boqueirão.

Antônio Braga da Costa Pinto, 70 anos, corretor, filho de João da Costa Pinto e Ana Francisca Braga da Costa. Deixa viúva Tereza Marilu da Costa Pinto. Sep. às 10 h, no Parque Cemitério Memorial da Vida, saindo da capela Rubi.

Antônio de Mel Araújo, 38 anos, operador de máquinas, filho de Salomão Resplande de Araújo e Raimunda Luiz de Mel Araújo. Sep. ontem.

Augusto César Stockler, 62 anos, representante comercial, filho de Amado Stockler e Carolina Pereira Stockler. Deixa viúva Eleonor Seitz Stockler. Sep. em horário a ser designado, no Crematório Perpétuo Socorro, saindo da capela 1 da Luz.

Ben Hur Rodrigues Galdino de Souza, 30 anos, autônomo, filho de Eudes Galdino de Souza e Romilda Rodrigues de Souza. Sep. ontem.

Caetano Albino D’Ângelis, 93 anos, funcionário público estadual, filho de Vicente D’Ângelis e Rosina Tucci. Deixa viúva Etelvina da Rocha D’Ângelis. Sep. ontem.

Celso Teixeira, 77 anos, garçom, filho de Balbino José Teixeira e Inocência Pereira de Ramos. Deixa viúva Lídia Henequin Teixeira. Sep. ontem.

Davi Ferreira, filho de Lucinei Ferreira e Ana Paula Ferreira. Sep. em horário a ser designado, no municipal da Fazenda Rio Grande, saindo da capela do mesmo.

Davi Stella, 57 anos, taxista, filho de Henrique Stella e Helete Kremer Stella. Deixa viúva Marilu Stella. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Boqueirão, saindo da Rua Ismael de Almeida, 48, Campo do Santana, PR.

Derli Jung, 26 anos, comerciante, filho de Erreci Jung. Sep. ontem.

Diogo da Silva Carneiro, 34 anos, filho de Newton Isaac da Silva Carneiro Júnior e Lygia Pennachin da Silva Carneiro. Sep. ontem.

Edgar Fernandes Carriel, 27 anos, segurança, filho de Jerônimo Bino Caarriel e Dorcas de Brito. Sep. ontem.

Edmílson Felipe da Penha, 49 anos, radialista, filho de José Felipe da Penha e Jovelina Maria da Penha. Sep. ontem.

Elenice de Sênia, 39 anos, do lar, filha de Guilherme Zibikoski e Áurea Leal Zibikoski. Deixa viúvo Clemente de Sênia. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da Rua Perimetral Norte, s/n, Rebouças, PR.

Eliane Delyra Gauto Bassani, 54 anos, telefonista, filha de Santim Bassani e Maria Delyra Gauto. Deixa viúvo Teobaldo Ferreira Monteiro. Sep. às 10 h, no Cemitério Santa Cândida, saindo da capela 2 do mesmo.

Fábio Lopes Pereira Coelho, 84 anos, bancário, filho de Antônio Pereira Coelho e Perina Lopes Pereira Coelho. Deixa viúva Nêfege Uili Coelho. Sep. ontem.

Gérson Garcia, 66 anos, metalúrgico, filho de Pedro Garcia do Nascimento e Regina Cândida do Nascimento. Deixa viúva Maria José Garcia. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Ecológico Jardim da Colina, saindo da Igreja Presbiteriana, Jardim Guaratuba, Colombo.

Gílson Rodrigues, 44 anos, garçom, filho de Manoel Rodrigues e Maria Ortência Rodrigues. Sep. às 9 h, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim, saindo da Rua Igor Stravinski, 110, Fazendinha.

Guy Milton Lang, 71 anos, analista, filho de Guilherme Lang e Dazilma de Queiroz Lang. Sep. às 14 h, em cemitério a ser designado, saindo da capela do Cemitério Vaticano.

Iva Vargas de Oliveira, 79 anos, do lar, filha de Graciliano Saraiva de Vargas e Elysia de Vargas. Viúva de Olímpio de Oliveira. Sep. às 11 h, no Cemitério Água Verde, saindo da capela 2 do mesmo.

Izabela Dama dos Santos, 1 ano, filha de Wanderley Roberto Ferreira dos Santos e Cristiane de Fátima Dama. Sep. em horário a ser designado, no municipal do Boqueirão, saindo da Rua Antônio Parolin – Travessa 1 – Parolin.

José Francisco Miranda, 54 anos, pedreiro, filho de João Miranda e Constantina Grobe Miranda. Sep. ontem.

Josué de Souza, 73 anos, motorista, filho de Benjamin de Souza e Clementina de Camargo. Deixa viúva Maria Iraídes Francisco Dias de Souza. Sep. ontem.

Laurentino Roberto da Silva, 79 anos, marceneiro, filho de José Roberto da Silva e Eva Alexandrina Silva. Deixa viúva Terezinha Pereira da Silva. Sep. em horário a ser designado, no Paroquial Colônia Orleans, saindo da capela do mesmo.

Lindasir Terezinha de Lima, 66 anos, costureira, filha de João Gonçalves de Lima e Durvalina Franco de Lima. Sep. às 9h30 no Parque Cemitério Memorial da Vida, saindo da capela do mesmo.

Lucas de Andrade Pacheco, 1 ano, filho de Paulo Fernando de Oliveira Pacheco e Ivone Maria Pereira de Andrade. Sep. ontem.

Maria Belmira Machado, 87 anos, do lar, filha de Antônio Pedro de Mira e Cecília Besmane de Mira. Deixa viúvo Demosthenes Machado. Sep. às 14 h, no Cemitério Parque Iguaçu, saindo da capela do mesmo.

Maria Benvinda Ganz, 65 anos, do lar, filha de Aurora de Lima Teixeira. Deixa viúvo João Ganz. Sep. ontem.

Marivalda de Lima França, 36 anos, do lar, filha de Vivaldo Andrade França e Maria de Lima. Sep. ontem.

Moacir Acosta Medina, 62 anos, supervisor de produção, filho de João Acosta Medina e Rita Maria de Carvalho. Deixa viúva Maria Gasparina Acosta Medina. Sep. ontem.

Nilceu Zonta, 70 anos, técnico administrativo, filho de Blaggio Zonta e Maria Zonta. Deixa viúva Alair Ferreira Zonta. Sep. ontem.

Raul Pereira de Castro Júnior, 19 anos, autônomo, filho de Raul Pereira de Castro e Isabel Cristina Bileski. Sep. às 9 h, no Cemitério Jardim da Paz, saindo da capela do Boqueirão.

Renato Vilkevicius, 61 anos, supervisor de produção, filho de Celso Vilkevicius e Eugênia Vilkevicius. Deixa viúva Sebastiana Fernandes Vilkevicius. Sep. ontem.

Sebastião Serrano dos Santos, 50 anos, eletricista, filho de Antônio Serrano dos Santos e Verônica Galhardo dos Santos. Deixa viúva Geni Domingas Trombelli dos Santos. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da Rua Virgínia Figueira Teixeira, 115 – Iguatemi – Maringá, PR.

Stefânia Buiarskey, 87 anos, do lar, filha de Miguel Pitsan e Rosália Pitsan. Viúva de João Buiarskey. Sep. ontem.

Therezinha de Jesus Freitas Ramos, 76 anos, do lar, filha de João Dias de Freitas e Maria da Trindade Freitas. Deixa viúvo Osmar Ramos. Sep. ontem.

Verônica Roczkowski Kania, 87 anos, lavradora, filha de João Roczkowski e Maria Roczkowski. Viúva de João Kania. Sep. ontem.

Vinícius César Serafim de Andrade, filho de Anderson José de Andrade e Juliana Rose Serafim Andrade. Sep. ontem.

Wagner Ferreira do Nascimento, 30 anos, vendedor, filho de Valdir Ferreira do Nascimento e Ronete Ferreira do Nascimento. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Vertical, saindo da capela do mesmo.

Yoshie Sanefuji, 83 anos, agricultora, filha de Kohachi Kamikawa e Mika Kamikawa. Viúva de Masami Sanefuji. Sep. ontem.

Zélia Maria do Rócio Wojick Rosgrin, 60 anos, professora, filha de Pedro Wojick e Zélia de Souza Wojick. Deixa viúvo Luiz Fernando Rosgrin. Sep. às 15 h, no Cemitério Jardim da Paz, saindo da capela 2 da Luz.

* * * * *

As publicações neste espaço são gratui­tas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fax (041) 3321-5129, ou por e-mail leitor@gazetadopovo.com.br – Fonte: Serviço Funerário Municipal. Fones 3233-2585 e 3324-9313.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]