• Carregando...
 |
| Foto:

Marli Koinaski

Aos 13 anos, Marli conheceu o marido. Por ter tido uma infância muito sofrida e com muito sacrifício, Antônio foi sua tábua de salvação, segundo a filha Kelly. Antes de nascer o primogênito Antônio Marcos, Marli perdeu dois bebês. Porém, essas perdas não foram suficientes para tirar o seu bom-humor e a vontade de viver. Como dona de casa, Marli dedicou-se aos filhos. Porém, em 2000 começou a trabalhar como agente de saúde, no bairro onde morava no Alto Boqueirão. Uma atividade pouco conhecida, naquela época, teve muitas dificuldades para conseguir entrar na casa das famílias atendidas. Eram 200 durante o mês. Porém, com o passar do tempo, os portões foram se abrindo e criando mais do que um laço de confiança, mas de amizade com a comunidade. Tudo que as pessoas pediam, Marli conseguia. Desde roupas, remédios a consultas médicas: o importante era ajudar. Em um local que estava previsto para ter duas agentes, somente ela atuava, e dava conta do recado, diz a filha. Em casa, a Kelly ajudava no preenchimento dos relatórios diários, o que ajudava a conhecer cada uma das pessoas atendidas pelo nome, endereço e problema. Segundo a filha, Marli era uma pessoa que tudo tinha que ser muito certo: não admitia deslizes seja em amizades, no dinheiro ou no trabalho. Os amigos dos filhos sempre a chamaram de tia. Era Marli a conselheira de muitos deles, e na sua sala muitas sessões de cinema, com pipoca aconteciam para manter todo mundo reunido. Em seu 1,60 de altura, era uma mãezona. Para o filho, era a batatinha porque era baixa e gordinha. Mas, suficiente forte para enfrentar qualquer um por causa dos filhos. Consumista - "a maria sacola" - como era também chamada pelo filho, nunca chegava em casa sem uma sacola, fosse do mercado próximo de casa, ou da frutaria. Entre as compras, doces e balas para as crianças. Ninguém saia da sua casa sem um pirulito, conta Kelly. Descobriu certo dia um câncer linfático. Com o tratamento curou-se em 2006, e Marli voltou a andar pelas ruas do bairro, batendo de porta em porta. No ano passado a doença voltou. O último dia que viu o sol foi em setembro quando ajudou a filha a levar o neto na consulta médica. Deixa três filhos e três netos.

Dia 23, aos 44 anos, de câncer.

* * * * * *

Alda da Cunha, 79 anos, confeiteira, filha de Gustavo Baumgart e Regina Baumgart. Deixa viúvo Waldomiro da Cunha. Sep. às 10 h, no Cemitério Jardim da Saudade I, saindo da capela do mesmo.

Anita Cartes Alves, 56 anos, do lar, filha de José Cartes e Maria Augusta de Souza. Deixa viúvo Sebastião Francisco Alves. Sep. às 9 h, no Cemitério Ecológico Jardim da Colina, saindo da capela do mesmo.

Antônio Speke, 63 anos, lavrador, filho de João Speke e Sofia Speke. Deixa viúva Rosa Diedio. Sep. ontem.

Arlene da Luz Fiorani, 60 anos, filha de Indalécio Fiorani e Zeferina Fiorani. Sep. às 9 h, no Cemitério Água Verde, saindo da capela 2 do Cemitério Municipal.

Carina Stanczak, 21 anos, atendente, filha de Joaquim Stanczak e Salete Solange Stanczak. Sep. ontem.

Dejalma Batista, 72 anos, metalúrgico, filho de João Batista e Maria das Dores. Viúvo de Izabel Arana Gonçales Batista. Sep. ontem.

Elisângela Ap. de Oliveira Klapousko, 32 anos, do lar, filha de João de Oliveira e Maria Rosalba de Oliveira. Deixa viúvo Carlos Alberto Klapousko. Sep. às 17 h, no municipal da Fazenda Rio Grande, saindo da capela do mesmo.

Elvino Ivankio, 60 anos, autônomo, filho de Nicolau Ivankio e Antônia Ivankio. Deixa viúva Orzenir Teresinha Barbosa Ivankio. Sep. ontem.

Geraldo Romão Valentim, 75 anos, porteiro, filho de José Romão Valentim e Laudomira Maria de Jesus. Deixa viúva Marcionilia Alves Valentim. Sep. ontem.

Gertrudes Soares Moreira, 74 anos, lavradora, filha de José Moreira e Rosa Soares. Sep. ontem.

Iria Belmira Helm, 91 anos, do lar, filha de Gustavo Poisl e Amanda Bernardina Poisl. Deixa viúvo Arno Hugo Helm. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da comunidade Evangélica de Porto Alegre, RS.

Jacob Furman, 74 anos, motorista, filho de Alberto Furman e Vitória Furman. Sep. às 9 h, em cemitério a ser designado, saindo da capela Municipal de Contenda.

Jéferson Heber Petreca, 36 anos, serralheiro, filho de Demétrio Petreca e Justina Petreca. Sep. às 15 h, em cemitério a ser designado, saindo da capela Rubi.

Josemara de Fátima Rosa Lemes, 21 anos, do lar, filha de Jucemara da Aparecida Rosa Lemes. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da Igreja Católica Anjo da Guarda, Almirante Tamandaré.

Jovercina Fernandes da Silva, 73 anos, do lar, filha de Terêncio Souza Cortes e Rita Fernandes de Souza. Sep. ontem.

Leão Povorosnik, 77 anos, marceneiro, filho de Miguel Povorosnik e Ana Povorosnik. Viúvo de Rosa Lachman Povorosnik. Sep. ontem.

Leokádia Baran, 84 anos, do lar, filha de Matei Rowbiel e Maria Rowbiel. Deixa viúvo Wladislaw Baran. Sep. às 10 h, no Paroquial São Marcos, saindo da capela do Paroquial do Abranches.

Marcos Antônio Bortoleto, 60 anos, vendedor, filho de João Bortoleto e Emília Piter. Deixa viúva Aglaci Santos Bortoleto. Sep. ontem.

Maria da Luz Pires da Silva, 69 anos, do lar, filha de Francisco Leandro e Horácia Nunes de Lima. Viúva de Tarcízio Pires da Silva. Sep. ontem.

Marilza Lopes Nicolau Ferreira, 35 anos, vendedora, filha de Manoel Nicolau e Eneida Lopes Nicolau. Deixa viúvo Francisco Machado Ferreira. Sep. às 9 h, no Cemitério Municipal da Fazenda Rio Grande, saindo da capela do mesmo.

Mário Fernandes da Silva, 90 anos, policial militar, filho de Antônio Fernandes da Silva e Maria Gonçalves da Silva. Viúvo de Elisabeth Pereira da Silva. Sep. às 16 h, no Cemitério Vertical, saindo da Rua Crescêncio Batista, 202, Jardim Elizia, Pinhais.

Naiane Redkva, 27 anos, do lar, filha de Ambrósio Redkva e Lourdes Aparecida Redkva. Sep. ontem.

Olinda Gordia Savi, 60 anos, do lar, filha de João Gordia e Carolina Gordia. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Parque Iguaçu, saindo da capela do mesmo.

Olivir de Oliveira, 53 anos, motoboy, filho de Pedro de Oliveira e Iracema dos Santos Oliveira. Deixa viúva Tereza Fernandes de Oliveira. Sep. às 10 h, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim, São José dos Pinhais, saindo da Rua Emílio Scuissiato, 169, Fazendinha.

Paulo Stochero, 81 anos, funcionário público estadual, filho de José Stochero e Thereza Stochero. Sep. ontem.

Paulo Vieira Lisboa, 87 anos, dentista, filho de Herculano Alves Vieira Lisboa e Maria Caldas Lisboa. Deixa viúva Maria Luiza Bresciani Vieira Lisboa. Sep. em horário e cemitério a serem designados.

Phelomena Stefanski Wactawski, 87 anos, cozinheira, filha de José Stefanski e Leocádia Stefanski. Deixa viúvo Casemiro Wactawski. Sep. ontem.

Pureza de Oliveira Ferreira, 67 anos, do lar, filha de Aníbal Aleixo de Oliveira e Ana Maria de Oliveira. Deixa viúvo Sebastião Pedro Ferreira. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Padre Pedro Fuss (São José dos Pinhais), saindo da capela Omega da Funerária Berti – São José dos Pinhais, PR.

Reni Ignácio da Silva, 51 anos, do lar, filha de Tomaz Inácio Filho e Diolinda de Carvalho Ignácio. Deixa viúvo Adão Brito da Silva. Sep. às 17 h, no Cemitério Jardim Independência, Araucária, saindo da Rua Francisco Kampa, 358, Cachoeira.

Ricardo Marcelo de Lima Dittrich, 16 anos, estudante, filho de Rodrigo Dittrich e Patrícia de Lima. Sep. às 9 h, em cemitério a ser designado, saindo da capela do Cemitério Municipal de Rio Negro, PR.

Rita Clara Bonifácio, 55 anos, do lar, filha de Rosalvo José Gomes e Maria Clara Gomes. Deixa viúvo Sebastião Bonifácio. Sep. ontem.

Rosângela de Fátima Becker, 45 anos, do lar, filha de Frederico Becker e Julieta Becker. Sep. às 9 h, no Cemitério Água Verde, saindo da capela Berti, São José dos Pinhais.

Roza Moro Sinja, 79 anos, do lar, filha de Antônio Moro Estela e Eva Nicolau. Deixa viúvo Pedro Sinja. Sep. às 10 h, no Cemitério São João Batista, saindo da capela da Funerária Berti, São José dos Pinhais.

Sebastiana Padilha, 55 anos, do lar, filha de João Padilha Sobrinho e Odaria Morais Padilha. Sep. ontem.

Sônia Maria Toaldo, 40 anos, filha de Laerte Pedrinho Toaldo e Alcione Catarina Toaldo. Sep. às 10 h, no Cemitério Santa Felicidade, saindo da capela do mesmo.

Vaide Silva de Paula, 76 anos, do lar, filha de Antônio Caetano da Silva e Mercedes Campos da Silva. Viúva de Elias de Paula. Sep. às 15h30, no Cemitério Padre Pedro Fuss, saindo da Igreja Assembleia de Deus, Pinheirinho.

* * * * *

As publicações neste espaço são gratui­tas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fax (041) 3321-5129, ou por e-mail leitor@gazetadopovo.com.br – Fonte: Serviço Funerário Municipal. Fones 3233-2585 e 3324-9313.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]