• Carregando...
 |
| Foto:

Idenando Ramos SobrinhoO padre, que criava a cachorrinha Katira e mais cinco gatos e passarinhos, cuidava do jardim da paróquia plantando árvores frutíferas e flores, e tocava sanfona, violão, teclado e gaita, era um exemplo de energia e dedicação. Idenando nasceu em Minas Ge­­rais, mas se mudou ainda criança com os pais e sete irmãos para Londrina. Na cidade, enquanto o pai Joaquim trabalhava, antes com colheita de café e depois como gari e marceneiro, Ide­nan­do também saía em busca de uns trocados como engraxate. De­­pois de algum tempo, foi convidado para trabalhar em uma farmácia. Começou servindo café, passou a ajudar na limpeza e organização dos produtos e sua dedicação era tamanha que logo foi promovido para atender no balcão. Foi em um dia desses, em que estava ao balcão, que aos 23 anos recebeu o que dizia ser o chamado de Deus. Após muita reflexão, abriu mão do tempo de rapaz namoradeiro e se dirigiu ao seminário. Se mudou para a capital, concluiu a faculdade de Teologia e, em Londrina, recebeu a ordenação sacerdotal, feita pelo bispo de Curitiba dom Pedro Fedalto. Depois de passar dez anos na paróquia do Campo Comprido, foi para a Itália estudar Teologia Moral. Passou três anos em Roma e, na volta, passou por vários lugares até chegar a paróquia São Braz, em Santa Felicidade, onde estava há quatro anos. Seu dia a dia era corrido, levantava bem cedo, fazia uma caminhada, orações, tomava café e ia para o trabalho: atender pessoas doentes, confissões, celebrações de missa, batizados. Apenas na segunda-feira ele descansava. Nos últimos seis anos, era o dia de correr para o seu refúgio, uma chácara no caminho para Morretes que Idenando preparava para realizar retiros. Na última segunda, ao subir na casa que estava sendo reformada, pisou em uma área frágil e sofreu a queda. A amiga Lourdes conta que, além do refúgio inacabado, o padre deixa o sonho de escrever um livro sobre a experiência de vida que teve com Deus.

Dia 11, aos 60 anos, de queda.

* * * * *

Alexandre Henrique Pereira Fortes, 13 anos, filho de Patrique Rodrigues Fortes e Carla Alexandra Pereira de Araújo. Sep. às 17 h, no Cemitério São Gabriel, Colombo, saindo da capela Adriana.

Alvira dos Santos da Rosa, 89 anos, do lar, filha de Pedro Miller dos Santos e Delfina da Cunha Alvarenga. Deixa viúvo João Maria Cristóvão da Rosa. Sep. ontem.

Amélia Aquino de Meireles Santos, 85 anos, do lar, filha de Américo Gomes Meireles e Amélia Aquino de Meireles. Deixa viúvo Waldir Antônio dos Santos. Sep. às 9 h, no Cemitério Jardim da Saudade I, saindo da capela do mesmo.

Antônio César dos Santos, 50 anos, mecânico industrial, filho de Francisco Carvalho dos Santos e Maria Etelvina Carvalho dos Santos. Deixa viúva Lucilha dos Santos. Sep. às 10 h, no Cemitério Ecológico Jardim da Colina, saindo da capela 2 do Cemitério Boqueirão.

Aparecido Oliveira de Moraes, 57 anos, laboratorista, filho de José Gonçalves de Moraes e Deolinda Iria Oliveira de Moraes. Deixa viúva Zaira Pinheiro da Silva de Moraes. Sep. às 17 h, no Cemitério Boqueirão, saindo da capela 1 do mesmo.

Atanael de Lima, 23 anos, metalúrgico, filho de Manoel Soares de Lima e Jesuína da Silva Neto de Lima. Deixa viúva Daiane Roberto. Sep. ontem.

Athaíde de Oliveira, 78 anos, corretor, filho de Manoel Barbosa de Oliveira e Maria Martins de Oliveira. Sep. ontem.

Davi Araújo de Oliveira, 32 anos, pedreiro, filho de Deonísio José de Oliveira e Ana Araújo de Oliveira. Sep. ontem.

Dirce Pereira, 74 anos, do lar, filha de Sebastiana Pereira. Deixa viúvo Ulysses Alves. Sep. ontem.

Divanir Pires de Paula, 69 anos, do lar, filha de Elpídio Alves Pires e Áurea de Macedo Pires. Deixa viúvo Acir de Jesus de Paula. Sep. ontem.

Doracy de Matos Vaz, 49 anos, do lar, filha de Bonifácio Henrique de Matos e Francisca Fagundes de Matos. Deixa viúvo Aírton de Lima Vaz. Sep. ontem.

Edmílson Gripa, 30 anos, servente, filho de Terezinha Gripa. Sep. ontem.

Elias Kubrusly, 56 anos, vendedor, filho de Salim Elias Kubrusly e Iolanda Rodrigues Kubrusly. Deixa viúva Wilma Araújo Kubrusly. Sep. ontem.

Eloir Soares, 53 anos, lavrador, filho de Antônio Soares e Emília Fernandes da Silva. Sep. ontem.

Emília Feskiv Volochen, 84 anos, do lar, filha de Miguel Feskiv e Martha Fescluk. Deixa viúvo Vacílio Volochen. Sep. às 9 h, no Cemitério Boqueirão.

Floriano Rodrigues Martins, 47 anos, pedreiro, filho de Erondina Rodrigues Martins. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Boqueirão, saindo da capela da Associação do Bairro Novo.

Francisca Maes, 89 anos, do lar, filha de Luiz Zelner e Helena Zelner. Viúva de Willy Maes. Sep. ontem.

Francisco Peres de Campos, 68 anos, motorista, filho de Salvador Peres Munhos e Lázara de Campos. Deixa viúva Noêmia da Costa Campos. Sep. ontem.

Indalécio de Siqueira Batista, 71 anos, escrivão, filho de David Batista da Silveira e Maria de Jesus Siqueira da Silveira. Deixa viúva Valentina da Luz Piovezan Batista. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela da Lapa.

Jaroslawa Kindracki, 88 anos, do lar, filha de João Kindracki e Catarina Kindracki. Deixa viúvo Michel Orichowski. Sep. às 10 h, no Cemitério Água Verde, saindo da capela 4 do mesmo.

Jéferson Moreira da Silva, 35 anos, pedreiro, filho de José Genauro Justino da Silva e Judith Moreira da Silva. Sep. ontem.

João Francisco Braz, 67 anos, lavrador, filho de Antônio Francisco Braz e Maria José Venâncio. Sep. às 9 h, no Cemitério Colônia Orleans.

José Ezequiel Neves Filho, 5 dias, filho de José Ezequiel Neves e Sirléia Cristina do Rosário. Sep. ontem.

Juliana Rodrigues Mariano, 76 anos, doméstica, filha de Florentina Rodrigues. Deixa viúvo Graciliano Mariano. Sep. às 16 h, no Cemitério Parque Memorial Graciosa, Quatro Barras, saindo da Rua Cândido Rondon, 107, Tanguá, Almirante Tamandaré.

Laura Montrucchio Capriglione, 85 anos, professora, filha de Mário Montrucchio e Maria Giraldi Montrucchio. Deixa viúvo Eurico Capriglione. Sep. ontem.

Leni Aparecida Ribas, 66 anos, manicure, filha de Adinival Ribas e Maria da Conceição Ribas. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Jardim da Saudade I, saindo da capela do mesmo.

Leopoldo Celso da Cruz Meister, 53 anos, gerente de vendas, filho de Eduardo Pires Meister e Alcídia Alves da Cruz Meister. Deixa viúva Tânia Mara Gusso Meister. Sep. ontem.

Messias de Almeida Conceição, 72 anos, lavrador, filho de Juvenal de Almeida Conceição e Alice Constância de Almeida. Sep. ontem.

Oscar dos Santos, 48 anos, embalador, filho de Maria Vergínia do Santos. Sep. em horário e cemitério a serem designados.

Sérgio Ferreira Vellozo, 31 anos, metalúrgico, filho de Pedro Ferreira Vellozo e Maria do Carmo Vellozo. Sep. ontem.

Sueli Bruckrever Castilhos, 44 anos, do lar, filha de Bernardo Burckrever e Maria Backes Burckrever. Deixa viúvo Vílson Castilhos. Sep. ontem.

Tânia Godói, 59 anos, doméstica, filha de Sebastião Godói e Carmen Godói. Sep. ontem.

Vanderlei Foggiatto de Oliveira, 37 anos, autônomo, filho de Ivanir de Jesus de Oliveira e Ceulita Foggiatto de Oliveira. Sep. ontem.

Wagnerina Correia Flozini, 82 anos, professora, filha de Cícero José Correia Flozini e Brazília Correia Flozini. Sep. ontem.

Zelinda Severino Leite, 60 anos, professora, filha de Paulo Severino e Emília Rosa Severino. Deixa viúvo João da Cruz Leite Júnior. Sep. ontem.

* * * * *

As publicações neste espaço são gratui­tas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fax (041) 3321-5129, ou por e-mail leitor@gazetadopovo.com.br – Fonte: Serviço Funerário Municipal. Fones 3233-2585 e 3324-9313.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]