• Carregando...
 |
| Foto:

Ronald Tkotz

Natural de Dantzig, Alemanha, Ronald Tkotz chegou ao Brasil com a família em 1932. Foi uma das primeiras a se instalar em Nova Dantzig, atual município de Cambé, no Norte Pioneiro. Já em solo brasileiro, os alemães tentaram cultivar a terra, comprada com a venda de todos os bens que a família tinha no país de origem. Mas a iniciativa não deu certo, já que ninguém tinha conhecimento para lidar com a lavoura. Após trabalhar durante anos ao lado do pai numa loja de autopeças, Ronald decidiu trilhar o próprio caminho e montou uma oficina de caminhões para fazer transporte de madeira, serviço muito requisitado na época. A visão empreendedora mostrou outra necessidade de mercado: a fabricação de molas. Ronald Tkotz criou, então, uma das maiores empresas de reposição de molas e peças para veículos de carga no Norte Pioneiro e no Brasil, a AESA. Muito criativo, foi ele quem inventou grande parte do maquinário utilizado na empresa, hoje dirigida por filhos e netos. A principal diversão dele era o trabalho. Sempre sorrindo e bem-humorado, adorava contar piadas e relembrar, com riqueza de detalhes, histórias do passado. Passou os últimos dias de vida ao lado de familiares num cruzeiro por praias brasileiras. Deixa esposa, três filhos, sete netos e sete bisnetos.

Dia 16, aos 92 anos, complicações decorrentes de uma criptococose, embolia pulmonar e problemas no coração.

* * * * * *

Adelina Eyko de Freitas, 55 anos, auxiliar de contabilidade, filha de Toshiyjuke Nakano e Yassue Nakano. Deixa viúvo Paulo Henrique de Freitas. Sep. ontem.

Adriano de Souza, 23 anos, auxiliar, filho de Rubens de Souza e Tereza Ferreira de Souza. Sep. ontem.

Aide Ail Zandoná Granemann, 77 anos, funcionária pública federal, filha de Luiz Alberto Zandoná e Anne Maria Zandoná. Deixa viúvo Newton Machado Granemann. Sep. ontem.

Antônio Batista de Brito, 80 anos, servente, filho de João Batista de Brito e Honória Leal da Rocha. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Jardim da Paz, saindo da Rua Edgard Cavalcanti de Albuquerque, 1.102 – Sítio Cercado.

Antônio Lourenço da Silva, 78 anos, militar, filho de João Lourenço da Silva e Artemia Maria da Silva. Deixa viúva Joana da Silva. Sep. ontem.

Aracy Ferreira da Rocha, 81 anos, do lar, filha de Felipe Ferreira da Rocha e Ana Rita de Oliveira Rocha. Sep. ontem.

Benedito Bertinato, 81 anos, mecânico, filho de Américo Bertinato e Iole Vicentini Bertinato. Sep. ontem.

Bento Soares da Silva, 68 anos, técnico em manutenção, filho de Horácio Soares da Silva e Josefa Maria de Jesus. Sep. ontem.

Deucélia Lourenço Eufrásio, 54 anos, auxiliar de serviços gerais, filha de Domingos Lourenço e Romalina Veiga. Deixa viúvo Alcides Eufrásio. Sep. ontem.

Erondina de Quadros da Silva, 93 anos, cozinheira, filha de João Jaurino de Deus e Izabel de Quadros. Deixa viúvo Arvantino Pinheiro da Silva. Sep. ontem.

Ervino Pereira Stange, 63 anos, bancário, filho de Ervindo Emílio Stange e Leci Maria Pereira. Deixa viúva Nazareth Augusta Mattozo Stange. Sep. ontem.

Felipe Lucca Rebolo, 26 anos, auxiliar de produção, filho de Valdir Rebolo e Margareth Elisa Lucca Rebolo. Sep. ontem.

Gabriel Gonçalo Gaissler, 83 anos, professor, filho de Artur de Souza Gaissler e Leocádia de Paula e Souza Gaissler. Sep. às 12 h, no Crematório Vaticano, saindo da capela Vaticano – Rubi.

Gabriel Miguel da Silva, 83 anos, lavrador, filho de Antônia Maria da Conceição. Deixa viúva Severina Martiliano da Silva. Sep. ontem.

Gilberto Moro, 52 anos, auxiliar, filho de Gildo Moro e Maria Custódio Moro. Sep. ontem.

Helena Hirt, 78 anos, do lar, filha de Antônio Gregório dos Santos e Justina Pires Cordeiro. Sep. às 11 h, no Cemitério Memorial da Vida, saindo da capela 2 do Cemitério Municipal do Boqueirão.

Jacob Mamczaz, 88 anos, lavrador, filho de João Mamczaz e Appolonia Mamczaz. Sep. ontem.

Jauphry Magalhães da Silva, 47 anos, militar, filho de José Antônio da Silva e Maria Eunice Magalhães da Silva. Deixa viúva Sandra Teresinha Andraski da Silva. Sep. em horário e local a serem designados, saindo da capela da Igreja Projeto de Vida Nova – Boqueirão.

João Valadão, 46 anos, encarregado, filho de Sebastião Valadão e Benedita Máximo Valadão. Deixa viúva Carmem Valadão. Sep. ontem.

José Polli Guimarães, 51 anos, pedreiro, filho de Lourival Alves Guimarães e Olinda Polli Guimarães. Deixa viúva Rita Josefina Busato. Sep. em horário e local a serem designados, saindo da Rua Higino Guimarães Ribas, 628, em Bocaiúva do Sul.

Julieta Stutski Drabecki, 79 anos, do lar, filha de Wadislau Stutski e Francisca Ietka Stutski. Deixa viúvo Luciano Drabecki. Sep. ontem.

Lucy Cardoso Ribeiro, 90 anos, do lar, filha de Alfredo Luiz Cardoso e Angélica Dotti Cardoso. Sep. ontem.

Michael Lucas Flores Lima, 18 anos, auxiliar de serviços gerais, filho de Jaime Ferreira Lima e Cláudia Flores Ferreira Lima. Sep. ontem.

Milton Kiyoshi Hamasaki, 54 anos, filho de Minoru Hamasaki e Satica Hamasaki. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Municipal do Boqueirão.

Nicolau Marcos Guzik, 45 anos, lavrador, filho de Gregório Guzik e Joana Guzik. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Colônia Marcelino, saindo da capela do mesmo.

Nilcines Osik Carlos, 42 anos, funcionária pública estadual, filha de Otávio Osik e Maria do Carmo Valério Osik. Deixa viúvo Ronaldo Carlos. Sep. em horário e cemitério a serem designados, em Mafra, SC.

Nildo Constantino, 79 anos, pedreiro, filho de Júlio José Constantino e Regina Bissoli. Deixa viúva Iracema Aparecida Martins dos Santos Constantino. Sep. ontem.

Olavo Romanus, 84 anos, empresário, filho de João Romanus e Rosa Romanus. Sep. ontem.

Osman Toktar, 95 anos, mecânico industrial, filho de Habidullah Toktar e Vahibe Bekir. Sep. ontem.

Preciosa Pereira Barreto, 92 anos, do lar, filha de José Fernandes Barreto e Mariana Alves Pereira. Sep. ontem.

Thiago Alex da Cruz, 21 anos, mecânico, filho de Jamil Francisco da Cruz e Leopoldina Maria Alves. Sep. em horário e local a serem designados, saindo da Rua Ulisses Cordeiro, 974 – São Marco.

Valdecir Lourenço de Oliveira, 36 anos, pedreiro, filho de Alcindo de Oliveira e Anazilia Joaquina dos Santos de Oliveira. Sep. em horário e local a serem designados, saindo da capela do Cemitério Municipal de Corumbataí do Sul.

* * * * * *

As publicações neste espaço são gratui­tas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5999, ou por e-mail obituario@gazetadopovo.com.br .

As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fones: 3224-7707 e 3324-9313

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]