• Carregando...
 |
| Foto:

Laura Munhoz Cunha

Era filha de Iphigenia de Macedo Munhoz e de Alcides Munhoz, que se destacou nas letras e na vida pública do Paraná. Formou-se professora no Instituto de Educação do Paraná. Lembrava-se constantemente dos momentos de uma infância feliz e de uma juventude alegre e participativa nas soirées e reuniões familiares, junto aos irmãos Laertes, Milton, Alcides, Manoel Alberto, Lélia, Lygia e Luzita. Em 1943, casou-se com Carlos Cunha, um jovem médico, galante, exímio cavaleiro. O sogro, Eurides Cunha, após ter sido presidente do estado e prefeito de Curitiba, desgostou-se da política e refugiou-se em Jaguariaíva, na velha Fazenda Samambaia, a qual o casal seguidamente visitava. A filha, Laura Maria, sempre foi o encanto da vida do casal. Tiveram ainda sete filhos homens. Carlos Alberto, Eurides Neto, Pedro Henrique e Luiz Antônio tornaram-se médicos. José Carlos, formou-se em Odontologia. Alcides Alberto, em Direito, e Laertes, em Engenharia. Dona Laura, como era chamada, era católica. Tinha uma fé inabalável e era devota de Nossa Senhora da Luz. Foi uma mãe presente. Acompanhava diariamente as tarefas dos filhos. Era intransigente nos princípios, mas sempre afável. Jamais elevou a voz para fazer uma censura. Era doce até no momento da repreensão. Não tinha rancor, nem mágoa no coração, mas uma paz que irradiava a todos. Despedia-se dos filhos e netos com a saudação: "Deus abençoem. Nossa Senhora da Luz que guarde e ajude". Sua energia, sua autoridade vinham da sua alma serena, que confiava sem reserva na Divina Providência, no Sagrado Coração de Jesus. A casa onde morava era o ponto de reunião familiar. Carinhosamente, era chamada de Vó Lála pelos 23 netos e 21 bisnetos. Na véspera do último Natal, chegou a reunir 72 descendentes. Era agradecida à grande família, e também, a Maria Joana, que, com amor similar ao de uma filha, dedicou todos os seus cuidados a dona Laura por muitos anos. Morreu em casa, à noitinha, quando se preparava para deitar, nos braços do filho Pedro. Deixa oito filhos, 23 netos e 21 bisnetos.

Dia 3, aos 98 anos, de parada cardíaca.

* * * *

Anália Nolasco de Mello, 95 anos, do lar, filha de Amando Pedro Nolasco e Maria Braulina da Silva. Sep. ontem.

Anderson Luis Jurquete, 35 anos, auxiliar de serviços gerais, filho de Dirceu Jurquete e Eleonora Nezia Jurquete. Sep. ontem.

Anderson Rogério Gonçalves dos Santos, 27 anos, empresário, filho de Altivir Rogério dos Santos e Ana Cristina Gonçalves dos Santos. Sep. ontem.

Apostole Christos Siarcas, 84 anos, comerciante, filho de Christos Siarcas e Ekaterini Siarcas. Sep. ontem.

Carlos Cassilha, 94 anos, autônomo, filho de Júlio Vieira Cassilha e Margarida Orlandi Cassilha. Sep. ontem.

Diego Rodrigo da Motta Barbosa, 20 anos, pintor automotivo, filho de José Francisco Barbosa e Maria de Lourdes da Motta Barbosa. Sep. ontem.

Diones Gonçalves Leite, 22 anos, pintor, filho de Oscar Miranda Leite e Azilda Gonçalves Leite. Sep. ontem.

Éverton Rodrigo Gonçalves dos Santos, 25 anos, motorista, filho de Altevir Rogério dos Santos e Ana Cristina Gonçalves dos Santos. Sep. ontem.

Felipe Camargo, 18 anos, eletricista, filho de Edison Camargo e Rosana Thomas Camargo. Sep. ontem.

Gilmar Sebastião Ribas Paes, 50 anos, funcionário público federal, filho de Sebastião Rodrigues Paes e Enedina Ribas Paes. Sep. em horário e local a serem designados, saindo da capela do Cemitério Municipal da Lapa, PR.

Inês da Rocha Loures dos Santos, 57 anos, do lar, filha de Antônio Simões Cardoso e Leonor da Rocha Cardoso. Viúva de Pedro Loures dos Santos. Sep. ontem.

Jandir Gavineski, 54 anos, operador de máquinas, filho de Brunislau Gavineski e Verônica Biessek Gavineski. Deixa viúva Anita Lazzaretti Gavineski. Sep. ontem.

Joaquim Dias de Lima, 55 anos, pedreiro, filho de Pedro Barbosa de Lima e Áurea Dias de Lima. Deixa viúva Elenir de Almeida dos Santos. Sep. ontem.

Joel de Medeiros, 78 anos, motorista, filho de João de Ramos Medeiros e Emília Doin de Medeiros. Deixa viúva Helena de Camargo Medeiros. Sep. ontem.

José Carlos Branco, 74 anos, funcionário público estadual, filho de Nelson Branco e Leonora R. P. Branco. Deixa viúva Ana Maria Pasini Branco. Sep. ontem.

José Edvan Oliveira das Mercês, 24 anos, autônomo, filho de José Cipriano das Mercês e Luiza Miguel de Oliveira das Mercês. Sep. ontem.

José Jorge Dequech, 85 anos, promotor, filho de Jorge Dequech e Nicerina Dequech. Sep. ontem.

Letícia Maestrelli Mujol, 3 dias, filha de Juscelino Fagundes Mujol e Sandra Godói Maestrelli Mujol. Sep. ontem.

Maria da Luz Santos, 71 anos, do lar, filha de João Madaleno Gomes e Virgínia da Luz Gomes. Deixa viúvo Antenor Jacinto dos Santos. Sep. ontem.

Maria Navarro, 82 anos, do lar, filha de José Navarro e Josefa Genoveva. Sep. ontem.

Marilete Gonçalves Nunes, 39 anos, autônoma, filha de Pedro Gonçalves Nunes e Tereza Bortolini Nunes. Deixa viúvo Claudinei Neves. Sep. Às 10 h, em local a ser designado, saindo da capela do Cemitério Municipal de Araucária.

Narciso de Paula Moura, 72 anos, cobrador de ônibus, filho de Raulino de Paula Moura e Braulina Fernandes da Silva. Sep. ontem.

Rafael Carvalho Pinto, 20 anos, pintor, filho de Eliane Carvalho Pinto. Sep. ontem.

Renata de Souza Sallas Vaghetti, 45 anos, farmacêutica, filha de Walter Crecêncio Sallas Baptista e Maria Carmen de Souza Sallas. Deixa viúvo André Luís do Amaral Vaghetti. Sep. ontem.

Rodrigo César de Godói, 24 anos, filho de Carlos de Godói e Cleuza de Souza Godói. Sep. ontem.

Rosa Faga Vilas-Boas, 86 anos, do lar, filha de Thomaz Faga e Nicoletta Caravaggi. Sep. ontem.

Solange Érika Dairiki, 35 anos, do lar, filha de Akira Dairiki e Laura Dairiki. Sep. ontem.

Umilde Ferneda, 77 anos, sapateiro, filho de Arlindo Ferneda e Pedrina Girotto. Deixa viúva Maria Luiza Ferneda. Sep. ontem.

* * * * * * *

As publicações neste espaço são gratui­tas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (41) 3321-5999, ou por e-mail obituario@gazetadopovo.com.br .

As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fones: 3224-7707 e 3324-9313

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]