• Carregando...
 | Arquivo  da família
| Foto: Arquivo da família

Há pessoas que nascem com o dom da música. Naturalmente dispõem de ouvido afinado, dedos ágeis ou voz harmoniosa que, com o devido aprimoramento, podem ser levados à excelência e tornar seu detentor um artista. Maria era uma dessas pessoas e conseguiu fazer desse dom muito mais do que uma profissão ou forma de expressão artística. A música era sua forma de oração a Deus.

Nascida na cidade catarinense de Jaraguá do Sul, Maria tinha a quem puxar em se tratando de música. Seu pai, Waldemiro Schmitz, comerciante da tradicional Casa Schmitz, aprendeu sozinho a tocar acordeão e todos os dias – nos horários do almoço quando o comércio fechava – ensaiava suas canções preferidas e aproveitava para passar aos filhos os segredos do instrumento. Foi o primeiro que ela aprendeu a tocar. Depois viriam o piano, o teclado, o órgão, o violão e a flauta.

Maria permaneceu em Jaraguá do Sul até o casamento com Silvio. Os dois se encontraram em um baile na cidade. Ao vê-la, o rapaz logo ficou interessado e perguntou para a prima que o acompanhava quem era aquela moça. A prima quase estragou o romance que nem havia começado. “Aquela lá? É uma chata!”, teria respondido a brincalhona. Após o casamento, o casal seguiu para Marilândia do Sul e depois para Curitiba, que se tornou definitivamente o lar da família. Foi na capital que Maria, já com filhos, entrou para a faculdade e formou-se em Licenciatura em Música. Não foram poucas as vezes em que ela teve de levar os pequenos consigo durante as aulas.

Mãe dedicada, fazia questão de acompanhar as atividades dos filhos. Se havia alguma partida de basquete, lá estava ela para vê-los jogar. Todos a conheciam. Por causa do filho Emmanoel, acabou carinhosamente apelidada de “Manezona”, a mãe querida do “Mané” (Emmanoel), do “Manezinho” (Emmerson) e da “Manezinha” (Ellisana).

Após a formatura, foi professora de flauta e música no Colégio Sion. A filha Ellisana a acompanhava e dava os primeiros passos na música com a ajuda da mãe. Aliás, o dom musical de Maria acabou passando a toda a família. Embora pouco tivessem em comum com os Von Trapp, os Gazda podiam ser chamados com toda a propriedade de “família musical”.

Serviço

As publicações neste espaço são gratuitas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5832, ou por e-mail obituario@gazetadopovo.com.br . As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fone: 3324-9313.

Junto com o marido e os filhos, Maria participou de diversos corais de Curitiba. Só no coral da Sociedade Thalia, ela permaneceu por mais de 25 anos. A família chegou até a viajar para outras cidades do Brasil e da América Latina para participar de festivais. Maria também costumava tocar em igrejas da cidade. Por muitos anos tocou o órgão da Catedral Basílica Nossa Senhora da Luz dos Pinhais nas celebrações dominicais e nas novenas de Nossa Senhora da Luz e de Santa Edwiges. Também tocou e cantou na Igreja São Vicente de Paulo e na Paróquia Santo Estanislau, bem perto da sua casa no Centro de Curitiba.

Para se preparar para as missas e apresentações, Maria fazia questão de ensaiar todos os dias. Uma vez definido quais seriam os hinos litúrgicos da celebração, ela estudava e executava a partitura com cuidado. Queria que sua música refletisse seu amor a Deus, como uma melodiosa prece. A música completava seu terço diário e as orações cotidianas.

Nos momentos em que não se dedicava à música, gostava de preparar quitutes para a família. Seu empadão era famoso e de presença certa – e até solicitada – em todas as reuniões e eventos. Ela também tinha dom para trabalhos manuais. Costurava, bordava, fazia tricô e crochê. Fazia trajes de contos de fadas para os filhos, fantasias e até vestidos para as bonecas das netas. Como avó carinhosa que era, podia ficar horas e horas – ou até a tarde toda – entretida com as brincadeiras dos netinhos. Mantinha um quarto inteiro só para eles, com dezenas de jogos e brincadeiras diferentes. Os netos adoravam.

No ano passado, exames revelaram a presença de um câncer. Maria não se deixou abater. Fortalecida pela fé, lembrava aos seus familiares que devemos sempre buscar a simplicidade e recomendava serenidade: “Vivam com Deus. Eu já estou em Deus”. Mais de 200 coralistas de Curitiba a homenagearam em seu enterro. Deixa o esposo, Silvio, os filhos Emmanoel, Emmerson e Ellisana, e seis netos.

Dia 13 de julho, aos 64 anos, devido a um câncer em Curitiba.

Lista de falecimentos - 10/08/2015

Aguinaldo José Moreira Rosa, 27 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: Antônio Ferreira Rosa e Roseli Moreira. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal da Cidade de Origem, saindo de residência.

Alesandro Ripka, 28 anos. Profissão: eletricista. Filiação: Airton José Ripka e Sueli Bernadete Andrade Ripka. Sepultamento ontem.

Alipio Alves Martins, 82 anos. Profissão: cobrador de ônibus. Filiação: Sebastião Alves Martins e Marcionilia José dos Santos. Sepultamento ontem.

Ana Markievicz Kus, 85 anos. Filiação: Hilario Markievicz e Ksenka Markievicz. Sepultamento ontem.

Antenor Delphino, 75 anos. Profissão: carpinteiro. Filiação: Alcebiades Delphino e Leozina Delphino. Sepultamento ontem.

Antônia Garbelini Bueno, 96 anos. Profissão: do lar. Filiação: Pedro Garbelini e Perin Corina. Sepultamento ontem.

Antônio Becker Sobrinho, 62 anos. Profissão: mestre obras. Filiação: Francisco Becker e Anália Becker. Sepultamento ontem.

Antônio Felipe Buava, 14 anos. Profissão: estudante. Filiação: Álvaro Jorge Buava e Genaina Alves de Carvalho. Sepultamento ontem.

Antônio Francisco Vieira, 83 anos. Profissão: do lar. Filiação: Manoel Vieira da Silva e Vitalina Maria da Conceição. Sepultamento ontem.

Arildo Rodrigues da Silva, 49 anos. Profissão: pintor(a). Filiação: Benedito Vicente da Silva e Ana do Carmo Silva. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial Colônia Orleans, saindo da Capela Mortuária Paroquial do Orleans.

Bernardo Coelho Massuchetto, 2 anos. Filiação: Alexandre Massuchetto e Priscilla Nascimento Coelho. Sepultamento ontem.

Cleverson dos Santos Borges, 29 anos. Profissão: soldador. Filiação: Guizaldo Martins Borges e Geni dos Santos. Sepultamento ontem.

Dilan Raul Medeiros, 20 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Rosemeri Maria Medeiros. Sepultamento ontem.

Douglas Feitosa Wenoski, 19 anos. Profissão: estofador. Filiação: Mário Celso Wenoski e Gilvanete Feitoza Wenoski. Sepultamento ontem.

Edith Santos Queiroz, 90 anos. Filiação: Oscar João dos Santos e Rosa Gonçalves dos Santos. Sepultamento ontem.

Edson dos Santos, 44 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: Izaltino dos Santos e Dirce dos Santos. Sepultamento ontem.

Erika Inês Artigas, 37 anos. Profissão: do lar. Filiação: Colmar Luiz Artigas e Zilda Lúcia Felisbino Artigas. Sepultamento hoje, Universal Necrópole Ecumênica Vertical, saindo de Vertical.

Gregory Kayque Ribeiro Maia, 23 anos. Profissão: barman. Filiação: Josinei Sebastião Dias Maia e Andréa Cristina Ribeiro Maia. Sepultamento ontem.

Hideko Yamaguchi Chaves, 76 anos. Profissão: do lar. Filiação: Hyoji Yamaguchi e Mio Yamaguchi. Sepultamento ontem.

Higor Vinícius Tavares Backes, 10 anos. Profissão: estudante. Filiação: Paulo Gilmar Backes e Andreia Cristina Oliveira Tavares. Sepultamento ontem.

Iloia Pereira de Souza, 68 anos. Profissão: do lar. Filiação: José P dos Santos e Luzia M da Conceição. Sepultamento hoje, Universal Necrópole Ecumênica Vertical, saindo de Vertical.

Inêz Cardoso de Camargo, 85 anos. Profissão: professor(a). Filiação: Joaquim Cardoso Bueno e Feliciana Ferreira de Farias. Sepultamento ontem.

Iracema de Mattos Cordeiro, 86 anos. Profissão: do lar. Filiação: Manoel Mattos e Martha Silvestre de Mattos. Sepultamento ontem.

Iraci Benjamin Ribeiro, 88 anos. Profissão: do lar. Filiação: Benjamin Pinheiro e Cláudia Emídia Pinheiro. Sepultamento ontem.

Irene Pilatti, 38 anos. Profissão: copeiro(a). Filiação: Jacob Berger Sobrinho e Elsa Elysabeth Berger. Sepultamento ontem.

Jaco Adelino Michelon, 61 anos. Filiação: Roseli Nunes Michelon e Ernida Bergini Mechelon. Sepultamento hoje, Cemitério Jardim Independência (Araucária), saindo da Capela de Araucária (PR).

Jair Antônio dos Santos, 58 anos. Profissão: porteiro(a). Filiação: Antônio Manoel da Silva e Maria Pereira dos Reis. Sepultamento ontem.

João Maria Gonçalves de Oliveira, 83 anos. Filiação: Izidio Gonçalves de Oliveira e Adília Eleutério Gonçalves de Oliveira. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal da Cidade de Origem, saindo da Capela de Rio Negro (PR).

José Fabiano Mendes, 36 anos. Profissão: pintor(a). Filiação: Manoel Mendes e Maria Cristina Mendes. Sepultamento hoje, Universal Necrópole Ecumênica Vertical, saindo de Vertical.

José Tadeu Leodoro, 42 anos. Filiação: Miguel Leodoro e Alzira Leodoro. Sepultamento ontem.

José de Almeida Prado, 87 anos. Profissão: agricultor. Filiação: Marinho de Almeida Prado e Leonor Mayer de Siqueira. Sepultamento ontem.

Leandro João Stolarski, 83 anos. Profissão: empresário. Filiação: Estanislau Stolarski e Júlia Stolarski. Sepultamento ontem.

Leonilda Mueller de Freitas, 85 anos. Profissão: vendedor(a). Filiação: Roberto Mueller e Anna Mueller. Sepultamento ontem.

Luiz Carlos Pietrchak, 54 anos. Profissão: técnico agropecuário. Filiação: José Theodoro Pietrchak e Darcy Alberti Pietrchak. Sepultamento ontem.

Luíza Arantes, 85 anos. Profissão: do lar. Filiação: José Lopes Cordeiro e Maria da Luz Cordeiro. Sepultamento ontem.

Marcos Elves de Lima, 41 anos. Profissão: eletricista. Filiação: Antônio Elves de Lima e Elsa Elves de Lima. Sepultamento ontem.

Maria Aparecida Wolf Bittencourt, 76 anos. Profissão: do lar. Filiação: Henrique Antônio Wolf e Rita Batista Veiga Wolf. Sepultamento hoje, Crematório Vaticano, saindo da Capela Vaticano - Esmeralda.

Maria Bassani Alves, 82 anos. Profissão: do lar. Filiação: Adão Bassini e Francisca Alves Bassani. Sepultamento hoje, no Cemitério Jardim da Saudade I, saindo da Capela Mortuária Jardim da Saudade I.

Maria Kluska Weidgenannt, 81 anos. Profissão: do lar. Filiação: João Kluska e Sofia Kluska. Sepultamento ontem.

Maria Marilda Franco, 34 anos. Profissão: do lar. Filiação: Sebastião Aparecido Franco e Hermínia Rodrigues Franco. Sepultamento hoje, Cemitério Padre Pedro Fuss (São José dos Pinhais), saindo da Capela Cemitério Padre Pedro Fuss, São José dos Pinhais (PR).

Maria Pereira Vellozo, 70 anos. Profissão: do lar. Filiação: José Pereira e Carlinda dos Santos. Sepultamento ontem.

Marli Ferreira de Vasconcellos, 72 anos. Profissão: do lar. Filiação: João Ferreira Ribeiro e Elvira Bueno Ferreira. Sepultamento ontem.

Mirit Muller Cornelsen, 89 anos. Profissão: do lar. Filiação: Eduardo Muller e Anna Gisella Muller. Sepultamento hoje, Comuna Evangélica Luterana, saindo da Capela Comuna Evangélica Luterana.

Olilda de Jesus Pereira, 66 anos. Profissão: auxiliar de serviços gerais. Filiação: Antenor Pereira e Anizia Gonçalves Pereira. Sepultamento ontem.

Oswaldo Ary Santarem, 68 anos. Filiação: Olga Santarem. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim (São José dos Pinhais), saindo de Igreja Evangélica- Bairro Sítio Cercado- Curitiba (PR).

Oto Osvaldo Ptok, 95 anos. Profissão: eletricista. Filiação: Constantino Ptok e Ana Ptok. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal do Água Verde, saindo da Capela Municipal do Água Verde - Capela 04 Municipal do Água Verde.

Pedro Gumercindo Lima, 39 anos. Profissão: repositor(a). Filiação: Pedro Ferreira de Lima e Tacilia da Conceição Lima. Sepultamento ontem.

Pedro Ribeiro dos Santos, 32 anos. Profissão: motorista. Filiação: João Ribeiro dos Santos e Izolina Medina Ribeiro. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal da Cidade de Origem, saindo da Capela Entre Rios Guarapuava (PR).

Rafael Luiz dos Reis, 23 anos. Profissão: técnico. Filiação: Benedito Fermino dos Reis e Maria Luiz dos Reis. Sepultamento ontem.

Renato Dembiski, 53 anos. Profissão: servente. Filiação: Estphaneo Dembiski e Genoveva Zahilkevicz Dembiski. Sepultamento ontem.

Rui Rei de Paula, 66 anos. Filiação: Jorge Domingos de Paula e Helena Maruska de Paula. Sepultamento ontem.

Salete Oliveira de Jesus, 54 anos. Profissão: cozinheiro(a). Filiação: Henrique Oliveira de Jesus e Olinda Varela. Sepultamento ontem.

Severo de Paula Santos, 81 anos. Profissão: auxiliar produção. Filiação: Constantino de Franca Ferreira e Silvanira Maria dos Santos. Sepultamento ontem.

Sidnei Domingos Cardoso, 43 anos. Filiação: Sebastião Domingos Cardoso e Emília Evangelista Cardoso. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal do Boqueirão, saindo de Assoc. de Moradores - Rua , Brigadeiro Franco - Parolin - Curitiba/PR.

Sirlei da Silva Camargo, 42 anos. Profissão: do lar. Filiação: Piragibe Batista de Camargo e Luzia Maria da Silva Camargo. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal do Boqueirão, saindo de Igreja Evangélica Bairro Olaria. Curitiba (PR).

Sophia Kachel, 94 anos. Profissão: do lar. Filiação: Paulo Kachel e Francisca Kachel. Sepultamento ontem.

Suelen Sespede da Cunha, 29 anos. Profissão: salgadeiro(a). Filiação: Edimar Torres da Cunha e Gilda Mara Sespede da Cunha. Sepultamento ontem.

Sueli Ribas Mira, 65 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Lourival Wendt Ribas e Yolanda de Brito Ribas. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo de .

Thereza Apparecida Boins Conteiro, 84 anos. Profissão: do lar. Filiação: Guerino Boins e Virgínia Quilo. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal da Cidade de Origem, saindo de Cidade de Umuarama (PR).

Walmir Miranda, 54 anos. Profissão: comerciante. Filiação: Benedito Juliano Miranda e Orlandina Zarske Miranda. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Bom Jesus dos Passos (Piraquara), saindo da Capela Cemitério Bom Jesus dos Passos Piraquara (PR).

Condolências

Deixe uma homenagem a um dos falecidos
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]